Empreender com franquias vale à pena?

Empreender com franquias vale à pena? O sistema de franquias tem crescido em popularidade nos últimos anos e isso é em parte porque é considerado um investimento muito mais seguro do que montar seu próprio negócio.

Naturalmente, há menos risco envolvido; você está comprando um modelo com estratégias comprovadas e treinamento e suporte fornecidos durante toda a jornada.

Entretanto, é preciso lembrar que cada franqueador é único e para se fazer um bom negócio ao administrar seu investimento é preciso estar atento a alguns fatores:

Empreender com franquias

Empreender com franquias – Pontos a serem observados

Para aqueles que querem se tornar parte de uma franquia, há uma pergunta comum: empreender com franquia vale a pena? A resposta curta é sim, se você e o franqueador fizerem suas partes.

Você terá muitas vantagens comerciais quando se decidir por uma franquia. No entanto, existem riscos, como acontece com qualquer novo negócio.

Prós e contras de investir em franquia

As probabilidades estão a seu favor quando você adquire uma franquia, pois você obtém prontas as ferramentas e sistemas de toda a empresa. Você ganha uma rede de outros franqueados e toda sua experiência prévia.

Alguns dos benefícios de empreender com franquia incluem reconhecimento de marca existente e suporte de marketing fornecido pelo franqueador, e conhecimento de mercado de produtos ou serviços.

LEIA  Já pensou em abrir empresa em Belo Horizonte? A VERS Contabilidade faz isso pra você gratuitamente!

Além disso, o franqueador proporciona sistemas comerciais estabelecidos com suporte contínuo, territórios operacionais geográficos designados que administram a concorrência e poder combinado de compra com fornecedores

Alguns dos contras de empreender com franquias incluem taxas de royalties pagas ao franqueador reduzindo os lucros que você pode ter e menos liberdade na tomada de decisões.

Como avaliar se franquia é a opção certa

A pesquisa abrangente é a chave para tomar uma decisão acertada sobre investir em um negócio de franquia e muitas das considerações são baseadas financeiramente.

Uma das principais áreas a avaliar é o custo do seu investimento – as taxas de franquia para a compra inicial podem chegar a mais de um milhão dependendo do empreendimento.

A taxa de franquia normalmente cobre os custos de licenciamento para usar o nome da franquia, os direitos de uso dos sistemas, bem como o custo de treinamento, suporte e seleção do local.

Requisitos de software específicos também podem ser incluídos na taxa de franquia.

Custos adicionais podem incluir adequação (equipamentos, móveis, acessórios e sinalização), estoque (produtos que você precisa estocar) e outros suprimentos envolvidos na administração do negócio.

Você também precisa levar em consideração os custos de consultoria jurídica e contábil, recrutamento de pessoal, seguros, cobertura de trabalho e qualquer empréstimo financeiro que você precisar.

Além da taxa de franquia, você normalmente pagará taxas de serviços em andamento ou royalties ao franqueador e, possivelmente, uma taxa de renovação da franquia.

Empreender com franquias

Você também pode precisar de capital de giro para garantir que tenha dinheiro suficiente para atender às necessidades diárias do negócio e para financiar a diferença entre o desembolso dos custos operacionais nos primeiros meses.

LEIA  Tudo que você precisa saber para abrir empresa em Goiânia!

Quando todos esses custos são levados em consideração, as três questões mais importantes que você precisa abordar são:

  • Você pode se dar ao luxo de investir?
  • A franquia é bem administrada?
  • Em quanto tempo você vai obter o retorno que você espera?

Se possível, antes de empreender com franquias procure conversar com outros franqueados, visite uma unidade e funcionamento e pergunte sobre o dia a dia e a prática do negócio.

Assim, você consegue ter uma ideia melhor do que esperar e de quais as dificuldades enfrentará.

Empreender com franquias pode valer a pena, desde que você possua expectativas reais e esteja disposto a se dedicar a seu negócio.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em Empreendedorismo, FranquiaTagged , , , , , , , , ,