Como o eSocial impacta nos planos de cargos e salários das empresas?

Você sabe como o eSocial impacta nos planos de cargos e salários das empresas? Desde que foi implantado, o eSocial trouxe uma série de modificações.

Desde então, as empresas buscam saber como o eSocial interfere no planejamento de cargo e salário das firmas. Afinal, isso pode acabar resultando em uma série de adaptações na gestão da empresa, principalmente com relação a seus funcionários.

Neste artigo, você vai descobrir todos os detalhes. Vamos te mostrar exatamente como o eSocial impacta nos planos de cargos e salários das empresas. Depois, você verá que tipos de adaptações são possíveis nesse cenário. Boa leitura!

Como o eSocial impacta nos planos de cargos e salários das empresas?

Devo saber como o eSocial impacta nos planos de cargos e salários das empresas?

Saber como o eSocial impacta nos planos de cargos e salários das empresas é essencial para determinar o futuro da sua empresa. Afinal, ele vai influenciar diretamente a gestão e os processos de prestação de dados trabalhistas.

Já era esperado que isso fosse acontecer. Mas, ao contrário do que muita gente achou, essas mudanças são boas. Afinal, o eSocial veio para simplificar, unificar e desburocratizar. Será algo benéfico tanto para as firmas, quanto para o governo.

E, com as novas eleições, o eSocial não foi excluído. Na realidade, ele foi reforçado. Além disso, algumas alterações foram feitas, com o intuito de facilitar ainda mais os processos, dessa vez para empresas de menor porte.

LEIA  Sua empresa lida com adicional noturno? Conte com a Vers para fazer essa administração

Quais são as principais transformações e qual é o seu impacto para as empresas?

Saber como o eSocial impacta nos planos de cargos e salários das empresas, então, é essencial. Afinal, isso vai gerar alterações no cadastro dos funcionários. Veja, a seguir, quais são as modificações e como elas devem impactar os salários e planos de cargos:

  • Mais informações sobre os funcionários

O empregador vai precisar acrescentar um volume maior de dados na base. Ou seja, antes era preciso apenas indicar o salário e as informações de identificação dos funcionários. Agora, também é preciso informar a remuneração específica de cada cargo.

É preciso prestar bastante atenção nisso, pois, sem esses dados, a admissão pode ser negada. A falta deles também pode gerar conflitos na declaração e deixar o estabelecimento sujeito a multas.

  • Utilização da classificação de ocupações

Agora, todas as empresas terão que utilizar a Classificação Brasileira de Ocupações. Ela serve para padronizar os nomes das funções existentes em diferentes negócios. Com ela, será mais fácil fazer o cruzamento de informações para a remuneração de cada posição.

O uso dessa classificação também ajuda a melhorar a fiscalização e a comparação de valores em diferentes empresas e setores. Cada posição nessa lista de classificação é acompanhada por 6 dígitos, aumentando a consistência de dados. Com o eSocial, será obrigatório utilizar.

Como se adaptar às modificações que o eSocial trouxe?

Aceitar como o eSocial impacta nos planos de cargos e salários das empresas é o primeiro passo. Depois, é necessário se preparar o quanto antes e já iniciar as adaptações. Confira algumas dicas para fazer isso:

  1. Mapeie os cargos do negócio, levando em consideração todos os setores, remunerações, cargos, steps e níveis hierárquicos;
  2. Ajuste as condições, como salários de cargos semelhantes, que devem ser equiparados, caso contrário os nomes das funções deveram ser mudadas;
  3. Depois de organizar todos os fatores, faça um bom planejamento de funções, planos de carreira e organogramas com hierarquias;
  4. Se precisar de ajuda e otimização, procura uma equipe de RH especializada.
LEIA  Saiba Como E Por que Implementar A Contabilidade Consultiva Em Seu Escritório

Conclusão

Portanto, não deixe de saber como o eSocial impacta nos planos de cargos e salários, e em outras áreas. Isso é fundamental para iniciar a sua adaptação. Boa sorte!

Postado em Cliente FinalTagged , , , , ,