Como escolher o nome da sua empresa?

Escolher o nome da sua empresa é umas das principais responsabilidades do empresário. Isso pelo fato que é assim que sua marca será sempre lembrada pelos consumidores.

Mas identificar sua empresa através de um nome não é tarefa muito fácil. Ainda mais, quando o nome deve ser algo internacional, que alcance vários públicos e tenha significados em mais de um idioma.

Escolher o nome da sua empresa é muito importante pois ele molda a identidade e o perfil que o seu negócio terá. O nome é algo duradouro, que em muitos casos atravessa décadas.

Como Escolher o nome da sua Empresa?

Dicas de como escolher o nome da sua empresa:

  1. Seja claro: na hora de identificar sua empresa através de um nome, você deve ser o mais claro possível. A palavra escolhida deve ter o som e a sensação do ramo do seu negócio. O nome deve sempre ser pensado conforme o nicho de mercado, os produtos oferecidos, os consumidores e principalmente o público que você quer atingir;
  2. O nome é a identidade da marca: além do nome da empresa ser claro, ele precisa ser objetivo e descritivo. Ele deve transmitir as pessoas que lerem informações sobre o ramo da sua empresa. Ele deve captar a essência dos produtos, a experiência do empreendedor e o principal: o tipo de serviço oferecido;
  3. Nome fácil: é notório que quanto mais fácil e simples o nome do estabelecimento, mas a gente se lembre dele. Isso se deve ao fato do cérebro humano não ser muito bom para armazenar nomes. Esse tipo de informação fica guardado em nossa memória de curto prazo. Por isso, para que os consumidores sempre se lembrem da sua marca é importante relacionar, uma sensação, uma atitude ou um sentimento. Dessa forma o cérebro terá prazer em memorizar sua identidade. Uma dica é sempre optar por nomes curtos, únicos e que emitam algum som familiar as pessoas.
  4. Nome curto: Para não forçar o cérebro de seus clientes, escolha por nomes curtos, simples e de fácil pronuncia. Prefira pelos que são mais fluídos;
  5. Nome de fácil soletração: criar um nome que varia do simples, utilizando as consoantes (w,y,z) faz com que se crie uma certa dificuldade de soletração. É valido utilizar essa técnica em caso de uma palavra completamente nova;
  6. Tendências: se você busca por identificar sua empresa através de um nome que seja tendência, é preciso tomar o cuidado para que esse nome esteja em alta também futuro. Além disso é importante identificar se o nome escolhido está disponível como domínio na internet;
  7. Seja único: quando você escolhe o nome da sua empresa e ela entra no mercado, estará competindo com outras marcas. Escolher um nome que te faça único, fará com que as pessoas se lembrem com mais facilidade da sua empresa na hora de realizar suas compras. Se você falhar na captação de clientes, isso pode trazer maiores problemas no futuro.

 

LEIA  Qual é a Rotina de Serviços de BPO Financeiro?

Importância da escolha de um bom nome 

Escolher o nome da sua empresa está relacionado com o desenvolvimento de uma marca. Isso permite que essa empresa em um prazo de anos cresça mais que o esperado.

Por isso é tão importante que o nome escolhido esteja dentro do contexto dos produtos e serviços que a empresa ofereça aos seus consumidores.

Identificar sua empresa através de um nome é colocar sua personalidade juntamente com o que você deseja oferecer aos seus clientes. Isso que fará a diferença da sua empresa na concorrência.

A VersContabilidade é uma sociedade empresária que presta serviços diferenciados aos empreendedores. Esses serviços vão desde consultoria de como escolher o nome da sua empresa, até a contabilidade do dia a dia.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em Abertura de empresa, Empreendedorismo, Marketing, NegóciosTagged , , , , , , ,