As diferenças entre os tipos de empresa MEI, ME, EPP, EI e EIRELI

Para quem está pensando em abrir uma empresa, saber as diferenças entre os tipos de empresa MEI, ME, EPP, EI e EIRELI, é fundamental. Pois estas são as categorias na empresa, que poderão ser aplicadas ao seu negócio próprio.

Antes entender o que cada uma destas siglas significava e como a legislação se aplicava para cada uma delas, era algo bem complicado. Porém, atualmente, isso pode ser feito de maneira simples e rápida, ajudando o empresário a entender perfeitamente como cada categoria funciona.

Para isso, o primeiro passo, é conhecer o que cada sigla significa, e quais são as suas principais funções. Após ter feito isso, é o momento de fazer uma análise de mercado, para que se possa definir as suas metas e também as suas expectativas com relação aos custos.

As diferenças entre os tipos de empresa MEI, ME, EPP, EI e EIRELI

Por que é importante saber as diferenças entre os tipos de empresa MEI, ME, EPP, EI e EIRELI?

Ao fazer saber as diferenças entre os tipos de empresa MEI, ME, EPP, EI e EIRELI, e fazer uma análise cada uma delas, é possível definir qual é o tipo de empresa mais adequado para você.

O formato jurídico, corresponde a MEI, EI, EIRELI, já o seu porte pode ser ME, EPP, ou sem enquadramento. Estas diferenças podem parecer básicas, porém, elas fazem total diferença no momento em que você vai pagar os seus impostos, e também para que você não tenha problemas com o fisco.

  • Conheça mais sobre o MEI

Para começar a saber as diferenças entre os tipos de empresa MEI, ME, EPP, EI e EIRELI, vamos começar falando da MEI. MEI, é uma sigla que significa microempreendedor individual, que está na Lei Complementar 123/2006.

Ela foi criada para que para que os autônomos e os profissionais liberais fossem formalizadas no mercado de trabalho. O seu cadastro, pode ser feito através da internet, no Portal do Empreendedor.

Para estar nesta categoria, o faturamento anual deve ser de até 81 mil reais por ano, e o pagamento do imposto tem um valo fixo, que é pago mensalmente através de boletos bancários.

  • Conheça a ME

Já a ME, é uma sigla para a microempresa, que também faz parte da Lei 123/2006. Para estar nesta categoria, o faturamento anual, não deve passar de 360 mil reais. Neste caso, o cadastro é feito pela Junta comercial.

  • Conheça a EPP

A EPP, é a sigla que define a Empresa de Pequeno Porte. Para estar dentro desta categoria, a empresa deve ter um faturamento anual mínimo de 260 mil reais, e máximo de 4,8 milhões de reais.

As empresas EPP, podem participar de licitações públicas, e não são obrigadas a contratar Jovens Aprendizes.

  • Conheça a EI – um dos tipos de empresa

A EI, é a sigla que define o Empresário Individual. Se trata de uma pessoa física, que exerce uma atividade empresarial, e tem a obrigação de se registra na Junta comercial.

Para seu EI, é necessário ter idade mínima de 18 anos, e não estar dentro das hipóteses de incapacidade do Código Civil.

  • Conheça a EIRELI – um dos tipos de empresa

Por fim, para saber as diferenças entre os tipos de empresa MEI, ME, EPP, EI e EIRELI, vamos falar da EIRELI. Esta sigla corresponde a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Para que ela possa existir, é necessário estar registrada na Junta Comercial, adquirindo personalidade jurídica.

Ela precisa ter um capital social mínimo referente a 100 vezes o valor do salário mínimo.

Sendo assim, foi possível saber as diferenças entre os tipos de empresa MEI, ME, EPP, EI e EIRELI. Assim, você já pode analisar cada categoria, para ver qual é a que mais se encaixa ao seu tipo de negócio. Para mais informações, conte com assistência completa da Vers Contabilidade.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

LEIA  Entenda a importância da contabilidade para a tomada de decisões na sua empresa
Postado em Abertura de empresa, Empreendedorismo, EstratégiaTagged , , , , , , , , ,