Como se preparar para abrir uma unidade de franquia?

Abrir um negócio não é um processo tão simples quanto parece e sem os preparativos necessários para abrir uma unidade de franquia, é possível que se sinta um pouco perdido.

Por isso, separamos estas instruções para iniciar seu negócio e garantir que suas chances de insucessos sejam minimizadas.

O primeiro passo é entender o que você espera desse processo e onde quer chegar. O que te atrai na abertura de um negócio como franqueado? Por que esse setor? Você se adapta bem a um sistema de negócios pré-estabelecido?

Como se preparar para abrir uma Unidade de Franquia?

Dicas de como se preparar para abrir uma unidade de franquia

Saber como se preparar para abrir uma franquia envolve muitos aspectos a serem considerados. Podemos destacar:

  • Ajuda profissional

Escolha um consultor de franquia para auxiliá-lo: apesar de todas as informações disponíveis online, ainda é uma boa ideia pedir a ajuda de um consultor de franquias para orientá-lo no processo.

Assim como um agente imobiliário é um bom aliado na compra de uma casa, um consultor de franquia tem conhecimento específico do setor e pode relacionar tópicos possivelmente complicados de uma maneira mais compreensível.

Um consultor de franquia também pode potencialmente evitar que você enfrente armadilhas que podem acontecer sem o conhecimento deles.

Isso é muito importante para quem quer se preparar para abrir uma unidade de franquia.

  • Pesquisa

Que tipo de negócios sua área pode sustentar e quais são os tipos de empresas que você deseja abrir? Os governos federal e estadual fornecem acesso gratuito a estatísticas e outros dados.

LEIA  Feira de Franquias Franchise4U Fortaleza - Vers Contabilidade

Use as informações coletadas para corresponder à sua situação pessoal e ao ambiente de negócios da sua área com um sistema de franquia adequado.

Depois de restringir sua pesquisa a alguns concorrentes fortes, solicite o plano de franquia dessas empresas.

Depois que a franquia decidir que você pode ser uma boa opção para o sistema deles, eles enviarão uma cópia do documento de divulgação de franquia (FDD). O FDD dará uma visão ainda mais profunda de seu sistema de negócios.

Muitas vezes, os franqueados podem assistir a apresentações sobre o franqueador e ele pode fazer perguntas.

Se feito no escritório corporativo, um tour pelos diferentes departamentos e apresentações ao pessoal de treinamento e suporte do franqueado são comuns.

  • Fale com outros franqueados

Se você quer saber como se preparar para abrir uma unidade de franquia, esse tópico é muito importante.

Dentro do FDD fornecido pelo franqueador provavelmente haverá uma lista de todos os franqueados atuais em seu sistema. Encontre alguns que estão perto de você e faça-lhes uma visita.

Eles estão satisfeitos com o suporte do franqueador? A realidade do negócio está de acordo com as expectativas anteriores (financeiras e outras)?

Depois de ter decidido, você terá todas as informações necessárias para concluir um plano de negócios e apresentá-lo a possíveis financiadores. Existem inúmeras opções de financiamento para você considerar.

Lembre-se, você precisará de reservas de caixa suficientes para cobrir as despesas até o início da atividade para ter algum um lucro, pode levar semanas ou meses.

Se o franqueador estiver disposto a negociar determinados termos (como os parâmetros de aluguel), é aconselhável procurar um advogado com experiência específica em franquias para encontrar as melhores soluções para sua situação.

LEIA  Empreendedor: Como alcançar seu Propósito (segundo post)

Se o franqueador tiver um contrato de franquia rígido, isso não é motivo de preocupação. Lembre-se, as franquias são baseadas em um sistema comprovado e consistência da marca.

E se não segui-lo pode acabar tendo o contrato rescindido. Saber como se preparar para abrir uma unidade franquia é algo fundamental para quem deseja alcançar o máximo do potencial e sucesso de seu negócio!

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Abertura de empresa, Empreendedorismo, FranquiaTagged , , , , , , , , , ,