Inteligência de Negócios: o que é e como implementar na sua empresa?

A inteligência de negócios, também pode ser conhecida por BI (Business Intelligence). É importante conhecer mais sobre ela, para que ela possa ser aplicada na sua empresa, gerando assim os resultados que você almeja para o seu negócio.

Ter sabedoria nos investimentos, pode ser o grande segredo para o empreendedor de sucesso. Diante de um mercado tão competitivo, é preciso se destacar entre os concorrentes, para que se possa ter um negócio em constante desenvolvimento.

Além disso, contar com a inteligência de negócios, pode afetar diretamente todo o andamento de uma empresa, gerando resultados acima do que é esperado.

Inteligência de Negócios

O que é?

A inteligência de negócios, pode ser considerada uma ferramenta de gestão, um software, uma área da administração e uma big data. Tudo isso, faz parte de um pacote.

Resumindo, a inteligência de negócios, é a forma de interpretar dados das transações feitas na empresa, para que estes dados, possam ser usados pelos gestores.

Estas transações, são os registros gerados pelas operações da empresa. Quando uma venda é efetuada por exemplo, com ela, são gerados vários dados, como para qual cliente foi a venda, qual foi o valor, qual o horário e data, por qual vendedor, entre outros.

Assim, ao utilizar todos esses dados que ficam no histórico da empresa, o gestor consegue fazer uma análise para constatar a situação da empresa, para que assim possa identificar se ela está crescendo, se as vendas estão diminuindo, e conseguir identificar o motivo para que medidas possam ser tomadas.

Para que todos estes dados possam ser verificados de forma rápida e fidedigna, usar um software de inteligência de negócios, polpa tempo e dinheiro.

Conheça um exemplo de uso da inteligência de negócios

Diante de uma empresa que vem apresentando quedas nas suas vendas, é necessário identificar qual é o motivo deste cenário, e isso, pode ser um grande desafio, pois as possibilidades são muitas, como:

  • Grandes clientes que estão comprando menos;
  • Redução no número de clientes;
  • Baixo valor nas vendas;
  • Produtos que não estão obtendo muita procura;
  • Descontos em excesso;
  • Entre outros.

Pode estar havendo também, uma junção destes motivos, e se for isso, somente com o uso de um software de inteligência de negócios, poderá identificar de forma rápida o que está acontecendo.

Desta forma, é possível que o gestor consiga corrigir onde está o erro, antes que isso possa afetar ainda mais os negócios da empresa.

Inteligência de negócios

Veja onde a inteligência de negócios pode ser aplicada

Além das situações que foram citadas no exemplo acima, a inteligência de negócios ainda pode ser aplicada em outras diversas áreas de uma empresa. São elas:

  • Para a redução de custos da empresa;
  • No controle de metas, para que elas possam ser atingidas de forma mais eficaz e rápida;
  • Na previsão de faturamento, para que a empresa possa se programar melhor financeiramente;
  • Para melhorar o atendimento aos clientes, mostrando quais são os pontos fracos e quais são os pontos fortes que podem ser potencializados;
  • Aumentando a produtividade da empresa de maneira geral;
  • Para que assim a empresa se possa manter sempre em crescimento, sendo referência no seu nicho de mercado.

Para obter mais informações sobre a inteligência de negócios, e também para uma assistência de gestão completa para a sua empresa, não deixe de conhecer a Vers Contabilidades, que oferece assistência completa desde a abertura da sua empresa, até a gestão completa para o seu negócio.

Sendo assim, foi possível conhecer a importância da inteligência de negócios, e ver como ela pode ser decisiva para que a sua empresa possa estar sempre com alto faturamento.

inteligência de negócios

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

LEIA  Produção vs. Produtividade
Postado em Abertura de empresa, Estratégia, Marketing, NegóciosTagged , , , , , , ,