Pontos importantes que você deve avaliar no contrato de franquia

O contrato é o acordo legal que cria uma relação estabelecendo deveres entre um franqueador e um franqueado e há alguns pontos importantes que você deve avaliar no contrato de franquia se quiser garantir um bom negócio.

Dentro de um contrato de franquia, o franqueado recebe o direito legal de ter um estabelecimento operando sob a marca registrada do franqueador e realizar a oferta e venda dos produtos e / ou serviços designados.

Em contrapartida o franqueador recebe uma comissão inicial e normalmente uma porcentagem sobre as vendas anuais ou mensais. Assim, o contrato é benéfico para ambas as partes.

contrato de franquia

Pontos importantes que você deve avaliar no contrato de franquia para fechar um bom negócio

Como franqueador, o contrato de franquia servirá como o principal e mais importante documento legal que governará e definirá o relacionamento legal com seus franqueados.

Dentro do seu contrato de franquia, você estará concedendo a seus franqueados o direito legal de estabelecer e desenvolver seus empreendimentos.

Os franqueados assumirão a obrigação de estabelecer e manter suas operações franqueadas de acordo com os mandatos de seu sistema e pagarão para você certas taxas em curso.

O que observar no contrato

Dentro do seu documento, há alguns pontos importantes que você deve avaliar. Algumas das etapas importantes para identificar um bom contrato são:

1. A concessão de direitos de franquia e prazo

Os direitos de franquia concedidos incluem a licença para utilizar as marcas registradas, a identidade visual e os sistemas de negócios do franqueador.

LEIA  Por Que A VERS É Considerada Uma Rede De Franquias Fora Da Caixa?

Normalmente, os direitos de franquia são concedidos por um período de 10 anos, mas o prazo pode variar dependendo do tipo de negócio, do investimento inicial do franqueado e do tempo para gerar um retorno sobre seu investimento.

1. Treinamento inicial e contínuo.

O treinamento inicial que o franqueador fornecerá ao franqueado antes da abertura e qualquer treinamento contínuo que possa ser oferecido ou exigido pelo Franqueador deve ser bem estabelecido.

E este é um dos pontos importantes que você deve avaliar no contrato de franquia se não quiser se ver desamparado futuramente.

1. Direitos territoriais.

Se o franqueado recebe ou não uma forma de proteção territorial em que, por exemplo, o franqueador não concede franquias concorrentes.

Normalmente, os franqueados receberão um território operacional dentro do qual são requeridos e restritos para conduzir as operações de seus negócios de franquia.

O contrato definirá onde o franqueado pode operar o negócio franqueado, a quem o franqueado pode ou não vender produtos ou serviços e qualquer proteção que possa ser concedida ao franqueado em relação ao seu território.

contrato de franquia

1. Procedimentos operacionais a serem observados no contrato de franquia

O contrato de franquia exigirá que o franqueado siga os sistemas e procedimentos estabelecidos pelo franqueador.

O franqueado será obrigado a oferecer e vender apenas os produtos e serviços autorizados pelo franqueador e obrigará o franqueado a seguir os mandatos e procedimentos operacionais contidos no manual de operações.

1. Taxas iniciais no contrato de franquia

O contrato de franquia definirá as taxas iniciais a serem pagas pelo franqueado ao franqueador, esse é um dos pontos importantes que você deve avaliar no contrato de franquia.

A taxa inicial mais comum é a taxa inicial de franquia, que é a taxa principal paga pelo franqueado no momento da assinatura do contrato de franquia.

LEIA  Checklist para Escolher uma Franquia

Outras taxas iniciais podem incluir taxas iniciais de licença de software e requisitos de inventário inicial e compras.

A taxa mais comum sobre operações é a taxa de royalties, que normalmente é cobrada como uma taxa mensal ou semanal paga pelo franqueado ao franqueador.

As taxas de royalties são mais comumente calculadas com base em uma porcentagem fixa das vendas brutas mensais ou semanais em curso do franqueado.

Se você estiver atento a estes pontos importantes que você deve avaliar no contrato de franquia, com certeza conseguirá um bom negócio.

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Empreendedorismo, FranquiaTagged , , , , , , , , ,