A responsabilidade do contador em ter uma empresa nas mãos e porque você pode confiar na Vers!

Terceirizar a gestão financeira, é uma das melhores formas de aumentar a produtividade da empresa com eficiência e segurança, mas você sabe até onde vai à responsabilidade do contador? Afinal, as possíveis irregularidades de qualquer informação também são um problema seu.

Embora as tarefas operacionais sejam bem mais atrativas do que aquelas relacionadas a contabilidade, a verdade é que, mesmo os empresários que não têm muita afinidade com os números precisam estar atentos, pois, qualquer deslize em relação a documentos e tributos pode trazer grandes prejuízos.

Dessa forma, o profissionalismo e a honestidade devem sempre estar acima de qualquer coisa, assim como uma boa comunicação entre diretor e contador, para manter todas as informações em perfeita ordem, otimizando as funções da empresa com uma equipe qualificada.

responsabilidade do contador

O sucesso financeiro de uma empresa é responsabilidade do contador?

Um empreendedor que vira as costas para a gestão de seu próprio negócio, jamais conseguirá atingir suas metas, pois, desconhece o destino do dinheiro e por isso terá dificuldade em cortar as despesas ou realinhar o orçamento, na tentativa de se fortalecer.

Dessa forma, o primeiro passo para o sucesso da empresa é encontrar um contador responsável e honesto, vinculando-se a uma instituição de contabilidade que disponibilize uma consultoria estruturada, blindando o seu negócio contra fraudes e problemas referentes à atividade econômica.

A partir disso, a relação de confiança entre o empresário e o contador precisa ser mutua e transparente, já que ambos estão ligados de forma direta com a parte legal, portanto à responsabilidade do contador nasce das informações fornecidas pelo gestor.

LEIA  Patrimônio líquido: Entenda de forma definitiva o que é

Limites estabelecidos entre a responsabilidade do contador e do empresário

Quando se fala em responsabilidade do contador, é válido ressaltar que as ações realizadas por ele ajudam o empresário a solidificar as finanças da empresa, através do planejamento fiscal e tributário.

Em todo caso, ajudar não significa fazer tudo sozinho, então o empresário tem obrigação de conhecer os limites estabelecidos entre a responsabilidade do contador e a dele, que estão divididas de uma forma muito distinta:

  • Na área tributária: O empresário é o principal responsável por todas as possíveis falhas na contabilidade fiscal ou ausência das obrigações que a legislação possa exigir.
  • Na área civil: O empresário responde por todo e qualquer prejuízo que a omissão de informações possa causar a terceiros.
  • Na área penal: O empresário é responsabilizado pela sonegação culposa ou dolosa de impostos, tentativa de enganar o Fisco, suspensão do recolhimento de tributos ou impostos retidos de terceiros e também responde por crimes previstos na Lei de Falências.

Sendo assim, é possível perceber que responsabilizar o contador pelo descuido com o controle financeiro ou qualquer outra documentação é uma postura totalmente inconsequente.

Então, para que essa seja uma relação saudável é necessário exigir um bom contrato de prestação de serviço e conhecer o profissional que pretende contratar, para que a responsabilidade do contador seja pautada de forma segura e produtiva com relatórios devidamente escriturados.

responsabilidade do contador

Atinja resultados reais com a Vers Contabilidade

Como o mercado de serviços está cada vez mais competitivo, é necessário que as empresas se mantenham focadas e tenham consciência de seu potencial para evoluir.

Por isso, escolher a Vers Contabilidade como aliada é ter a certeza de que os serviços serão executados com um padrão de excelência elevado, potencializando os lucros de forma muito cuidadosa, para evitar maiores problemas e atingir resultados reais e definitivos.

LEIA  UNIVERS., a Escola de Gestão da Vers Contabilidade

Portanto, já deu para perceber que contabilidade não é brincadeira, então lembre-se que a responsabilidade do contador é grande, mas nunca será maior que a sua, por isso contratar uma equipe diferenciada faz toda diferença.

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Cliente Final, Contabilidade, Time VersTagged , ,