Como cancelar nota fiscal? Nós temos a solução!

Cancelar nota fiscal é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas, já que existem regras diferentes para cada situação, então é preciso ter cuidado para não tomar nenhuma decisão precipitada e acabar se comprometendo.

Além disso, é essencial estar bem informado e consultar um profissional da área de contabilidade para auxiliá-lo nesse processo e assim evitar maiores problemas, já que muitas vezes essa pode ser uma tarefa bem complexa.

Pensando nisso, priorizar a segurança de suas informações é um fator determinante para o sucesso, o que consequentemente irá gerar resultados mais satisfatórios e definitivos.

Motivos para cancelar nota fiscal

Embora a nota fiscal tenha surgido para trazer agilidade e segurança no processo de compra e venda de produtos, a eficiência de seu sistema de preenchimento automático ainda é um pouco duvidosos, pois, é muito comum que pequenos erros continuem acontecendo.

Dessa forma, os motivos mais comuns que levam ao cancelamento da nota fiscal são:

  • Ausência na prestação do serviço;
  • Erros na digitação do CNPJ ou CPF;
  • Substituição equivocada do nome do fornecedor ou destinatário;
  • Falha no cálculo dos impostos;
  • Valores contraditórios;
  • Ausência de consentimento do cliente ao enviar tal documento;
  • Desistência do negócio;

Em todo caso, independentemente da causa que leva à necessidade de cancelar nota fiscal, o mais importante é saber como fazer isso corretamente, dentro das condições estabelecidas por lei.  

Informações importantes para cancelar nota fiscal

No geral, para que o cancelamento da nota fiscal seja realizado, é preciso que:

  • O Fisco tenha autorizado a emissão;
  • A mercadoria não tenha sido enviada ainda;
  • E o destinatário não tenha realizado a Ciência da Emissão, necessária para o download do arquivo XML da nota fiscal.
LEIA  DCTF - sua empresa precisa cumprir essa obrigação fiscal?

Dadas as circunstâncias, o emitente tem um prazo de 24 horas a partir da autorização da nota para fazer o seu cancelamento, com atenção redobrada, já que cada estado tem uma dinâmica diferente para esse procedimento.

Por isso, ter uma equipe confiável trabalhando a seu favor é a melhor maneira de garantir um controle maior sobre tais burocracias, ajudando-o a atingir suas metas.

Como fazer? 

Cancelar nota fiscal nem sempre é uma tarefa fácil, mas para quem tem a Vers Contabilidade como aliada, tudo flui com maior naturalidade, pois, através do seu sistema de gestão fiscal é possível simplificar o processo e ainda contar com uma assessoria e consultoria especializada para satisfazer o cliente, pois:

  • Já faz o cálculo dos possíveis impostos;
  • Gera os arquivos XML e HTML;
  • Mantém os dados organizados;

Além disso, sua prestação de serviços na área contábil auxilia na escrituração exigida ao cancelar nota fiscal e deve ser feita sem os valores monetários. A partir disso o status da nota pode ser consultado na Sefaz ou no Portal da Nota Fiscal Eletrônica.

Sendo assim, a autenticidade do pedido de cancelamento da nota fiscal fica garantida por um certificado digital emitido através da certificadora da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), que tem vínculo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e é homologado em anexo à Receita Federal.

Considerações finais sobre o cancelamento da nota fiscal

Como pudemos perceber, para otimizar os recursos de gestão e cancelar nota fiscal corretamente, é essencial ter um profissional contabilista de qualidade, para maior agilidade e eficiência dos processos, até porque, a única forma de evitar prejuízos é encaminhando o cancelamento dentro do prazo.

LEIA  Como emitir uma nota fiscal eletrônica?

Partindo desse princípio, recomenda-se procurar por uma empresa que baseie seus recursos num sistema prático, coerente e moderno, assim como a Vers Contabilidade que garante a solução completa das burocracias referentes a esse setor.

Portanto, quem quer ter sucesso ao cancelar nota fiscal e ainda manter as outras questões financeiras em ordem, deve colocar suas informações nas mãos de uma especialista diferenciada como a Vers Contabilidade, a única com planejamento tributário e fiscal amplamente qualificado.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em Cliente Final, FiscalTagged , , , , , ,