Os segredos e inúmeros benefícios que a Análise SWOT pode trazer para sua empresa

A Análise SWOT, é conhecida no Brasil como Análise FOFA. Ela consiste em uma ferramenta utilizada para avaliar as suas estratégias em uma empresa, e projetar um futuro com melhores resultados.

Ou seja, é uma ferramenta de gestão, que pode avaliar a competitividade de uma determinada empresa, com relação aos seus concorrentes.

A Análise FOFA, tem como tradução a força, a oportunidade, a fraqueza, e ameaças. Sendo que são estas características, as utilizadas para a análise desta matriz.

Por isso, ela pode ser usada para a criação, ou para ajustar um planejamento estratégico para as empresas. A Análise SWOT, está entre as ferramentas mais fáceis de aplicar, e que obtém um resultado mais efetivo.

Com ela, uma empresa consegue tomar as decisões mais assertivas para que tenha um destaque no mercado, passando na frente dos seus concorrentes.

Porém, para que isso aconteça, é extremamente importante que o empresário, tenha total conhecimento sobre o seu negócio, incluindo os seus clientes, os seus fornecedores, os seus concorrentes e sobre o ramo em que ele atua.

Para que serve a Análise SWOT?

A Análise SWOT, ou Matriz SWOT, serve para os momentos que você precisa tomar decisões importantes sobre o futuro da sua empresa.

Isso acontece, porque com esta ferramenta, você conseguirá identificar os pontos positivos, e também os pontos negativos da sua empresa, e como isso pode estar relacionado com a sua concorrência.

Ela é como uma investigação, onde você vai saber quais são os melhores rumos para a sua empresa, e como ela pode estar sempre à frente da concorrência.

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Um dos pontos positivos da Análise SWOT, é que ela ode ser aplicada para praticamente todos os tipos de cenários empresariais.

Conheça as características da Análise SWOT, e seus benefícios

Para poder aplicar a Análise SWOT, é importante entender como cada letra compreende em português, como Análise FOFA.

  • Forças (Strengths);

Para que a força da empresa possa ser identificada, é preciso estar atendo sobre os pontos fortes do seu negócio. Ou seja, é necessário identificar qual é a vantagem que a sua empresa tem, com relação aos seus concorrentes.

A vantagem pode ser com relação ao preço do seu produto, a sua qualidade, a sua forma de atender, entre outros.

Para isso, é importante que você faça uma análise real do momento, sem pensar no seu futuro.

  • Fraquezas (Weakness);

Após ter identificado a realidade atual da sua empresa, é o momento de identificar as suas fraquezas diante dos seus concorrentes. Para isso, é necessário pensar em tudo o que te deixa em desvantagem, e que faz com que você possa perder os seus clientes, além também de fazer com que você tenha gastos maiores.

Análise SWOT

  • Oportunidades (opportunities);

Para poder fazer a análise das oportunidades, é necessário que o seu olhar esteja voltado para o futuro da sua empresa. Para isso, é importante traçar metas que sejam bem detalhadas.

Desta forma, você poderá criar planos de ação para que elas possam ser atingidas.

  • Ameaças (Threats);

Para identificar as ameaças, é preciso olhar também para o futuro, e ver como a sua concorrência pode usar a vulnerabilidade da sua empresa, afim de afetas os seus resultados.

Tendo esta percepção, você consegue estar à frente dos cenários de risco, evitando assim que ele venha a te deixar em desvantagem.

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Como podemos ver, a Análise SWOT, é fundamental para que uma empresa possa ter um planejamento de gestão estando sempre à frente dos seus concorrentes.

Para levar a Análise SWOT para a sua empresa, não deixe de conhecer os serviços ofertados pela Vers Contabilidade. Assim, você poderá ter um lugar de destaque no mercado.

 

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