Como o departamento pessoal é estruturado?

Entender exatamente como o departamento pessoal de uma empresa é estruturado é muito importante. Isso porque esse setor cumpre um papel importantíssimo na rotina empresarial, e é crucial que a sua função seja compreendida por todos os funcionários independentemente do setor e cargo hierárquico.

De modo geral, existem 3 cargos que precisam ser preenchidos: o de admissão, o de desligamento e o de compensação. No entanto, o contador, muitas vezes, se faz necessário para compor o time, ou mesmo atua sozinho nesse departamento.

É importante compreender que é papel do departamento pessoal cuidar de toda a administração de pessoal. E esse é o maior bem de sua empresa: os seus funcionários. Sem eles, as coisas simplesmente não acontecem, a produção não caminha e seus clientes não recebem atendimento.

Por isso mesmo negligenciar os cuidados com o departamento pessoal pode ser um famoso “tiro no pé”. Esse departamento deve estar sempre bem estruturado, e muito bem cuidado.

Entenda como funciona um departamento pessoal!

É importante saber para que, exatamente, esse setor existe. Qual é a sua função mais intrínseca? Em poucas palavras, podemos dizer que esse é o departamento das burocracias!

Ele será responsável por manusear toda a papelada referente a contratação e dispensa de funcionários, bem como a manutenção dessa mão de obra, esclarecendo dúvidas sobre benefícios, salários, valores, acidentes de trabalho, e qualquer outra coisa desse tipo.

  • Manutenção de papelada:

A grande questão é que, falando assim desse setor, parece até que administrar os funcionários de uma empresa é uma tarefa simples. Mas não é, não! E manter esse departamento funcionando perfeitamente bem pode ser um baita desafio!

LEIA  O que é a Conectividade Social ICP?

Uma falha nesse processo, um funcionário mal treinado, uma informação que não ficou clara…e pronto! Você tem um grande problema prestes a explodir. Mas como manter tudo sempre em ordem diante de uma rotina tão agitada?

Terceirizar os serviços é a melhor solução!

Uma opção que sempre aparece como solução é terceirizar o seu departamento pessoal, entregando as obrigações nas mãos de um contador! Muitos empresários, sobretudo os de empresas de pequenas e médio porte, fazem isso.

  • Por que essa é uma boa opção?

Contratar uma empresa de contabilidade para cuidar do seu departamento pessoal é uma boa ideia, pois, você poderá contar com uma equipe altamente profissional, capaz de compreender todas as funções, organizar a papelada e cuidar de cada atividade fiscal e tributária que envolva a contratação ou dispensa de funcionários.

Na prática, isso funciona: mais organização, mais sucesso, muito menos dor de cabeça e zero riscos de ser multado ou notificado por qualquer irregularidade nas suas atividades profissionais.

Será que a minha empresa precisa de um departamento pessoal?

Talvez você esteja se perguntando: será que a minha empresa precisa realmente ter um departamento pessoal? Saiba que esse setor é indispensável para qualquer negócio, independentemente do porte.

É claro que quanto maior o empreendimento, mais estruturado será o departamento pessoa, e maior será a necessidade de uma equipe grande. Mas mesmo para empresas de pequeno porte, é crucial contar com um funcionário que cuide de toda a documentação.

E isso pode ser feito com a contratação e um bom contador! Na Vers Contabilidade você encontra diversos serviços de contabilidade, e pode entregar o departamento pessoal de sua empresa nas mãos de um profissional altamente qualificado.

LEIA  Quais os benefícios do outsourcing da folha de pagamento?

Acesse o site, e deixe que a Vers Contabilidade cuide de tudo e assim, terá um  departamento pessoal estruturado, para que você consiga ter tranquilidade e tempo para se dedicar ao que mais importa: as criações de novas ideias, e a satisfação de seus clientes!

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em Cliente Final, Departamento Pessoal, Recursos HumanosTagged , , , , , , ,