É melhor ter um sócio investidor?

Ter um sócio investidor para alguns é excelente, mas há quem vá te dizer que é uma péssima aposta, que jamais seria feita por gente consciente e bem preparada.

É claro que cada caso é um caso, e a ideia de contar com a ajuda de um sócio apoiador vai ser mais aprazível à uns do que aos outros. Isso é natural e compreensível. Somos distintos e todos temos vontades e necessidades variadas.

A questão é que a demanda por ter um sócio investidor vem crescendo no meio do empreendedorismo, sem que muitos tenham a noção real do que isso significa e se realmente vale a pena apostar nesse caminho. É sobre isso que falaremos a seguir. Confira, portanto, as nossas dicas e informações!

sócio investidor

Compreenda de uma vez por todas se vale a pena ter um sócio investidor ou não

Ter um sócio investidor pode ser o sonho de alguns, mas talvez soe como um pesadelo para muitos. Abaixo nós vamos elencar alguns pontos que você precisa considerar se estiver pensando nessa aposta, porque eles são muito importantes no seu processo de tomada de decisão. Veja os nossos apontamentos e aproveite-os ao máximo:

  • Você vai ter mais dinheiro para seus projetos – Se você decidir ter um sócio investidor vai ter um aporte monetário que pode ser significativo para o crescimento do seu negócio. Muitas empresas conseguem explodir no mercado depois que contam com esse tipo de apoio. Talvez seja o diferencial que falta para você decolar;
  • Você vai ter mais ajuda na sua gestão – Cuidar do andamento de um empreendimento é muito complicado e desafiador. A boa notícia é que se você tiver um investidor ele não focará apenas em assinar os cheques, mas também em te apontar caminhos para cuidar da empresa da melhor forma possível.
LEIA  Qual é a documentação para abrir uma empresa?

Esse profissional normalmente é mais experiente e preparado, e a sua bagagem pode te oferecer feedbacks fundamentais para ajustar ponteiros e ir em frente como nunca antes;

  • Você vai ter interferência nas decisões da empresa – Uma vez que você decide apostar no apoio de um investidor anjo a tendência é que tenha interferências em decisões sobre o negócio. Nem sempre o acordo virá de cara e você terá que aceitar a opinião dessa pessoa, que não está dando dinheiro de graça e quer ter participação no seu empreendimento;
  • Você vai ter que se reportar sobre o empreendimento – Dizer o que está fazendo na empresa e porque está fazendo são atitudes primordiais quando você decide apostar nesse caminho, que é o caminho de contar com o sócio investidor.

Não é algo que você pode apenas fazer, mas que provavelmente será cobrado se não fizer, e tem muito empresário por aí que odeia apenas pensar nesse tipo de possibilidade, então pode sim ser muito complicado;

sócio investidor

O que é importante pensar antes de apostar nesse investidor?

Uma vez que você já definiu que quer contar com um sócio (mesmo com os ditos contras) é importante pensar em algumas coisas. A principal delas é sobre o planejamento tributário e fiscal do negócio, que precisa estar em dia e dentro das normas legais, se não vai ser ainda mais complicado encontrar um investidor anjo disposto a comprar as suas brigas e os seus sonhos.

Sendo assim, a nossa orientação é que antes de enveredar e ter um sócio investidor você conte com a consultoria da VERS Contabilidade. A nossa empresa cresceu justamente dando aporte para outras brilharem, e vai ser um prazer para a gente estar contigo no desenvolvimento dos seus desenhos e de todos os seus planos, independentemente de quais eles forem! Vamos juntos!

LEIA  Tudo que você precisa saber para abrir empresa em Goiânia!

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Abertura de empresaTagged , , , , , , ,