Qual é a proposta do BPO Financeiro?

A proposta do BPO Financeiro é a de criar um sistema de terceirização, e tem sido muito usada pelas startups, empreendedores e até mesmo pequenas empresas que estão ainda em fase de crescimento.

Esse tipo de processo ou sistema está muito atrelado à noção de que terceirizar parte da sua empresa pode sim ser algo benéfico e trazer benefícios a curto, médio e longo prazo. Por isso, essa é uma proposta que deve ser analisada.

Neste artigo vamos trabalhar o conceito de BPO, como ele se relaciona com a área financeira de uma empresa e, principalmente, quais são os benefícios que sua proposta traz. Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar. Boa leitura!

proposta do BPO Financeiro

O que é BPO Financeiro?

O BPO, por si só, é uma sigla para Business Process Outsourcing, o que pode ser traduzido livremente como “terceirização de processos empresariais”. Logo, BPO Financeiro significa a terceirização dos processos financeiros de uma empresa.

A proposta do BPO Financeiro é que as atividades desempenhadas pelo Departamento Financeiro de uma empresa – contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e faturamento – passem a ser realizadas por um especialista.

Isso pode acabar aumentando a produtividade da empresa, uma vez que ela não precisa se preocupar com um departamento que, querendo ou não, não é a sua especialidade, e começa a ter mais tempo para dedicar aos seus reais objetivos.

Além disso, ter os processos financeiros terceirizados é uma forma de garantir que as boas práticas de gestão sejam utilizadas, o que é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio.

LEIA  Qual A Proposta Do BPO Financeiro Para Cada Tipo De Cliente?

Quais os benefícios do BPO Financeiro?

Como você pôde ver, a proposta do BPO Financeiro pode trazer uma série de benefícios para uma empresa. Confira, a seguir, o que mais ele pode trazer como vantagem para quem já terceirizou seus processos financeiros:

  • Adoção das boas práticas de gestão desde o início da empresa, o que fortalece seu crescimento;
  • Falta da necessidade de contratar um profissional especializado interno, o que acaba gerando menos custos com vínculos empregatícios;
  • Redução dos custos operacionais de forma geral;
  • Possibilidade de controlar os vencimentos financeiros e recebimentos de vendas, graças às boas práticas, o que permite liberar de forma mais rápida os recursos para giro;
  • Redução da inadimplência, já que existe um processo estabelecido de cobrança;
  • Melhoria do ambiente de controle e de governança, uma vez que existem as áreas executoras e aprovadoras;
  • Redução de custos trabalhistas com áreas não core da empresa, possibilitando o aumento do atendimento de tal área conforme a empresa cresce;
  • Não haverá mais necessidade de preocupação com o processo de contratação e de gestão de pessoas;
  • Aumento da eficiência e do aprimoramento contínuos na execução de cada processo financeiro;
  • Maior flexibilidade para atender às demandas do mercado;
  • Maior flexibilidade interna para a empresa;
  • Aumento de tempo e de oportunidades para realizar as tarefas mais urgentes dentro da empresa, como seus objetivos e especialidades próprios, sem ter que se dedicar à gestão financeira.

Existem inúmeras vantagens em aplicar o BPO Financeiro na sua empresa, mas ao mesmo tempo é preciso ter cuidado, pois o procedimento nem sempre é tão flexível.

E, se não houver uma boa comunicação entre a empresa e o especialista, ele pode acabar não dominando completamente o negócio da empresa e causar alguns desentendimentos graves para o seu funcionamento saudável.

LEIA  BPO Financeiro: O Serviço Contábil Do Momento!

proposta do BPO Financeiro

Conclusão

Podemos concluir que a proposta do BPO Financeiro é extremamente benéfica para diversos ambientes empresariais, no entanto, é preciso também ter cuidado, principalmente com a comunicação.

Portanto, agora que você já conhece a proposta do BPO Financeiro e já sabe como ele funciona, além dos prós e contras, poderá avaliar melhor a sua aplicação.

Acompanhe nossas redes sociais:Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em BPOTagged , , , ,