Como implantar a Avaliação 360º na sua empresa

Quando falamos de Avaliação 360º, estamos falando também de feedback 360 graus, e feedback com múltiplas fontes. Ela consiste em dar retorno para as atividades realizadas por um colaborador, de diferentes maneiras ao seu redor. Ele pode ser avaliado pelos seus companheiros de trabalho, pelos clientes, pelos seus superiores, ou pelos seus subordinados.

A Avaliação 360º, é um método que vem sendo muito utilizado nas empresas, para avaliar os seus colaboradores. O seu principal objetivo, é contribuir para que as habilidades destes colaboradores possam ser desenvolvidas ao máximo.

Para esta avaliação, o colaborador vai receber feedback de várias fontes ao seu redor, incluindo a sua avaliação pessoal.

Como a Avaliação 360º pode ser aplicada na empresa

É preciso seguir alguns passos fundamentais, para que a Avaliação 360º, possa ser aplicada na sua empresa. São eles:

  • O primeiro passo, é definir as principais competências que a empresa deseja perseguir. Feito isso, então é necessário criar um checklist de Avaliação 360º.
  • Feito isso, é o momento de treinar a equipe para que eles saibam avaliar os seus colegas de trabalho, e avaliar a si próprio.

Além disso, é extremamente importante desenvolver um trabalho, para que os gestores saibam aceitas as críticas dos seus subordinados, pois isso, é uma das partes mais delicadas do feedback 360 graus.

  • É importante esclarecer também para os colaboradores, que todas as informações contidas na Avaliação 360º, são confidenciais. Assim, eles poderão avaliar sem medo.
  • Para a elaboração do formulário de avaliação de desempenho, é importante que ele seja feito de forma imparcial e concisa. Ou seja, ele não pode tedenciar o colaborador para dar uma resposta especifica.
  • Feito isso, é preciso avaliar todas as respostas fornecidas, assim como as percepções dos avaliadores.
  • Tendo os resultados em mão, é o momento de dar aos colaboradores o seu feedback assertivo, para que eles possam identificar aonde estão as suas dificuldades, e possam trabalhar para que elas possam ser melhoradas.
LEIA  Invista sem medo em Franquias!

Conheça os modelos de Avaliação 360º

Para que a Avaliação 360º possa ser feita, é importante saber que existem diferentes modelos desta avaliação, e que as suas variações podem ser usadas para que assim se possa obter um melhor resultado.

As suas diferenças, servem para que diferentes características, possam ser detectadas. Os modelos são os seguintes:

  • Modelo enxuto;

Este modelo, como o próprio nome já diz, se trata de um modelo curto e objetivo, contendo apenas 3 alternativas, onde o entrevistado precisa responder entre nunca, às vezes, ou sempre.

  • Modelo direto;

O modelo direto, conta com 3 alternativas de respostas, e a avaliação de desempenho, não utiliza de técnicas, sendo que as suas perguntas são feitas de forma mais vaga.

O principal objetivo deste modelo, é conhecer os aspectos referentes a ética, ao profissionalismo, e ao comprometimento. Para isso, o entrevistado precisa escolher entre as alternativas, nunca, pouco, algumas vezes, muito, ou quase sempre.

Avaliação 360º

  • Modelo complexo;

Este modelo, propõe que sejam feitas duas perguntas por tema, com 3 opções de respostas. Ele, é direcionado para as equipes de alto desempenho, que necessitem de garra e exigência em suas atividades. Serve para mercados competitivos, onde as metas são agressivas.

Neste caso, os entrevistados devem optar por, nunca, algumas vezes, ou sempre.

Como podemos ver, a Avaliação 360º, pode ser uma ótima ferramenta para que os seus funcionários consigam ter as suas habilidades desenvolvidas. Por isso, para que você implantar este sistema na sua empresa, e ter todos os resultados que ele pode oferecer, não deixe de conhecer o modelo ofertado pela Vers Contabilidade.

Seguindo este modelo de Avaliação 360º ou feedback com múltiplas fontes, você verá que o crescimento da sua empresa e o desenvolvimento dos seus colaboradores, vai deslanchar.

LEIA  Atue em uma empresa que valoriza suas pessoas e sua história

Nos acompanhe também em nossas redes sociais:  Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Sem categoriaTagged , , , ,