Qual a melhor contabilidade para escolas?

A contabilidade para escolas é tão importante e necessária como para as empresas comerciais. Com a ajuda de uma boa contabilidade, as escolas ficam mais organizadas e mantêm sua receita sempre no azul.

Embora as escolas prestem serviços essenciais e quase sempre estão relacionadas a um bem público, elas não fogem à regra como qualquer outra empresa ou negócio.

contabilidade para escolas

Quando se trata de empreendimentos, sabe-se que quando eles não são bem geridos e não contam com suporte de uma boa empresa de contabilidade, terão sempre problemas com o fisco.

O profissional que gerencia todos os processos administrativos de uma escola, está cada dia mais enfrentando desafios. Eles são responsáveis pelo controle de inadimplências, organização, fluxo de caixa e as finanças de um modo geral.

A escolha por uma contabilidade responsável e que tem compromisso com seus clientes faz a diferença na hora de enfrentar esses desafios diários e manter a instituição de ensino sempre alinhada com as leis, por isso a contabilidade escolar, é fundamental.

contabilidade para escolas

Quais são os principais impostos recolhidos pelas escolas?

As escolas não são exceções quando o assunto é o pagamento de imposto. Veja abaixo quais são os principais impostos e tributos, que devem ser recolhidos e contabilizados no setor financeiro, quando se trata de contabilidade para escolas:

  • Imposto de renda pessoa jurídica (IRPJ): por se tratar de pessoa jurídica, as escolas também são obrigadas a recolher o imposto sobre os rendimentos de prestação de serviços educacionais. O cálculo depende do regime tributário adotado pela instituição. Mas as alíquotas partem de 15% sobre o lucro real, o que nunca serão inferiores a essa porcentagem;
  • Contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL): esse imposto é destinado a cobrir seguridade social e uma parte dos benefícios pagos aquela pessoa que trabalha. Na contabilidade de escolas a alíquota base desse imposto é de 9% sobre o lucro apurado;
  • Contribuição para financiamento de seguridade social (COFINS): se a escola faz parte do regime tributário lucro real ou lucro presumido, o recolhimento do COFINS é obrigatório. Pela lei o regime de apuração cumulativo a alíquota será de 3%. Para o regime não cumulativo, o percentual sobe um pouco e vai para 7%;
  • Impostos sobre serviço de qualquer natureza (ISS): como são prestadoras de serviços, as escolas estão sujeitas ao recolhimento do ISS. Esse é um imposto municipal, pago a prefeitura, e as alíquotas variam de acordo com cada cidade e região, respeitando a taxa mínima de 2%;
  •   Programa de integração social (PIS): o PIS é o financiamento do abono anual pago aos trabalhadores e também o seguro desemprego. O valor dessa tributação é de acordo com o faturamento do mês e as alíquotas variam de 0,65% a 1,65%;
  • Cota patronal do INSS: esse imposto é destinado a cobrir seguridade social brasileira. Ele é considerado a folha de pagamento da escola. A empresa responsável pela contabilidade para escolas calculará os valores em cima do valor total registrado na folha. A incidência da alíquota é de 20%.
LEIA  Qual a melhor contabilidade Online?

contabilidade para escolas

Em quais regimes tributários as escolas podem se encaixar?

Assim como em qualquer empreendimento, o pagamento de impostos e tributos pela contabilidade para escolas depende do regime tributário em que a instituição foi enquadrada.

Os principais regimes tributários hoje em dia são o simples nacional, lucro real e o lucro presumido.

Para saber o que são cada um desses regimes e o que melhor se encaixa para fazer a sua contabilidade para escolas, você pode contar com os serviços da Vers Contabilidade.

A Vers Contabilidade, é uma sociedade empresária especializada em Gestão Contábil. Uma empresa séria e responsável, que conta com um time de profissionais treinados para atendimento e esclarecimento de qualquer dúvida sobre contabilidade para escolas.

Tendo um planejamento tributário bem feito, você pode poupar dinheiros com tributos como o DCTF! Saiba se sua empresa está no regime tributário correto baixando a nossa planilha de comparativo tributário!

Planilha COMPARATIVO TRIBUTÁRIO

Postado em Cliente Final, ContabilidadeTagged , , , , , , , ,