Como o departamento pessoal complementa o RH?

Dentro de uma empresa existem diversos departamentos que são muito importantes e que devem atuar em conjunto para que consigam ter mais eficiência. O departamento pessoal complementa o RH e ambos devem trabalhar em parceria!

É muito comum que eles sejam confundidos, e para muita gente eles são considerados a mesma coisa. A verdade é que se tratam de dois departamentos diferentes, e que podem atuar em conjunto.

Ambos são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa, e entender a diferença e as obrigações de cada um dos departamentos é importantíssimo. Você perceberá que individualmente eles funcionam, mas juntos conseguem trazer resultados ainda melhores.

Entenda como o departamento pessoal complementa o RH!

Para entender como o departamento pessoal complementa o RH, você precisa primeiro compreender quais são as funções individuais desses setores. Afinal, como dissemos antes, embora eles possuam tarefas em parceria, são dois setores diferentes.

  • Departamento pessoal:

De modo mais prático, podemos dizer que o departamento pessoal trabalha com as questões burocráticas. É função dos profissionais desse setor cuidar de assuntos como contratação de pessoal, pagamentos de salários, férias, abonos, bonificações, benefícios e etc.

departamento pessoal complementa o RH

  • Recursos Humanos:

Já o departamento de Recursos Humanos atua com os cuidados diretamente com a equipe, e com o crescimento e desenvolvimento de cada funcionário. É função desse departamento garantir um bom relacionamento organizacional, e se empenhar para que todos se sintam bem na empresa.

Embora cada uma cumpra um papel crucial e diferente, o departamento pessoal complementa o RH, já que manter as questões burocráticas em ordem, e cumprir com as obrigações, é essencial para que o funcionário se sinta valorizado e, assim, tenha disposição para trabalho.

LEIA  Como se destacar perante a outros candidatos ao participar de processos seletivos da Vers Contabilidade?

RH e Departamento pessoal atuam juntos em diversos momentos!

Uma das situações que ilustra muito bem como esses dois setores podem atuar juntos é a contratação ou demissão de funcionários. Isso porque, a decisão é tomada pelo RH em parceria com a gestão, que aponta pessoas que devem ser contratadas ou desligadas.

No entanto, é no Departamento Pessoal que toda a burocracia relacionada a isso será resolvida. Ou seja: esse setor deverá atuar de maneira organizada e ligeira para que os direitos sejam pagos ou os trâmites de contratação sejam concluídos.

Cuidar de ambos os departamentos é essencial para a saúde de seu negócio!

O departamento pessoal complementa o RH, como você pode notar. Mas, é função do gestor manter os setores funcionando de forma adequada, garantindo assim o bem-estar dos funcionários e contribuindo para a melhoria do processo e trabalho.

Mas, RH e DP dependem também de outros fatores fundamentais. A organização financeira, por exemplo, é um dos assuntos que está intrínseco na rotina de ambos os setores. Por isso, é importante manter a sua empresa sempre muito bem ajustada nessas questões.

Pode ser que você precise do auxílio de uma contabilidade consultiva para lhe orientar nessas questões. Ao contratar esse tipo de serviço, você verá que p Departamento Pessoal e o RH trabalham juntos e de forma muito mais saudável quando estão sob uma gestão mais eficaz.

departamento pessoal complementa o RH

Conheça a Vers Contabilidade, e encontre o que você precisa!

A Vers Contabilidade é uma empresa que atua no mercado de gestão e organização contábil e fiscal há muitos anos. Os profissionais da Vers acreditam que mais do que organizar a papelada, a Contabilidade deve ser prestada de forma consultiva.

LEIA  5 passos para empreender com a ajuda da Vers

Isso significa que você poderá contar com esses profissionais para manter a saúde da sua empresa, e ajustar quaisquer problemas que estejam comprometendo o rendimento dos setores que citamos.

Assim como o departamento pessoal complementa o RH, e um precisa do outro para funcionar, ter um bom suporte contábil é essencial para que tudo isso flua de maneira saudável e rentável na sua empresa.

Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Cliente Final, Departamento Pessoal, Recursos HumanosTagged , , , , , , , ,