Por que empreender no Brasil é uma boa opção?

A ideia de que empreender no Brasil é uma boa opção pode soar maluca para algumas pessoas, que enxergam mais dificuldades do que benefícios na iniciativa de ter o seu próprio negócio no nosso país.

De fato, são várias as problemáticas que os empreendedores enfrentam por aqui, mas nem por isso eles desistem de tentar, e isso provavelmente significa que de alguma forma a prática é benéfica.

Assim sendo, a seguir comentaremos mais sobre a certeza de que empreender no Brasil é uma boa opção, te dando motivos para você não deixar de apostar nesse caminho, se esse é o seu sonho. Também daremos orientações e dicas bastante funcionais para esse tipo de propósito! Vem conferir!

Entenda porque empreender no Brasil é uma boa opção

Recentemente a Global Entrepreneurship Monitor desenvolveu uma pesquisa, contando com o apoio de órgãos como o Sebrae, o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios e a Universidade Federal do Paraná. Juntas essas instituições chegaram em 2016 a uma conclusão bastante interessante: poucos momentos foram tão favoráveis quanto o presente para apostar em um novo negócio!

Não por acaso descobriu-se em outro estudo que atualmente 36% da população brasileira conta com o próprio empreendimento, ou no mínimo está caminhando dessa direção.

Mas por que tanta gente quer apostar na criação da própria empresa dentro do nosso território? Por qual razão empreender no Brasil é uma boa opção?

A necessidade e a oportunidade

  • A necessidade – Ela se torna recorrente em tempos de crise econômica, onde o desemprego é altíssimo. É paradoxal pensar em investir (e um empreendimento pede sempre investimento) quando a economia não está favorável e quando não se tem emprego, mas não havendo oportunidades no mercado, o brasileiro se habituou a criar o seu próprio meio para lucrar.
LEIA  7 erros graves de finanças que você deve evitar na sua empresa

É claro que esse é um empreendedorismo que pode falhar em uma série de momentos, justamente pela pequena margem de erro que existe quando não se tem grana suficiente. Ainda assim, há quem, nesse cenário adverso, consiga crescer e muitas vezes criar verdadeiros impérios;

  • A oportunidade – Normalmente o empreendedorismo de oportunidade tende mais ao sucesso, já que fatores como planejamento, inovação e divulgação são melhor pensados e recebem mais investimento.

Ele acaba sendo um meio de alavancar a economia do país, porque gera mais empregos, mais oportunidades de estudo e claro, permite que se desenvolvam produtos e serviços diferenciados.

É possível encontrar empreendedores de oportunidade dentro da ascensão da classe média, nas instituições de ensino e motivados também por políticas públicas voltadas para ajudar esse nicho;

empreender no Brasil

Compreenda o que é preciso para empreender com sucesso

Agora que você já sabe porque empreender no Brasil é uma boa opção é importante compreender o que é necessário para ser bem-sucedido nessa empreitada. Abaixo citamos alguns pontos, então vale a pena dar uma olhada:

  1. Pense em um objetivo – Empreender não pode ser apenas sobre ganhar dinheiro. Tem que ser sobre ofertar algo para as pessoas e mudar o mundo de alguma forma. Ter um objetivo é fundamental;
  2. Se atualize constantemente – Informação é primordial para que você ofereça mais aos seus clientes e ao seu negócio. Tenha isso sempre em mente;
  3. Tenha um planejamento financeiro – Também é super necessário para que sua empresa sobreviva às adversidades e desafios;

Se você também acha que empreender no Brasil é uma boa opção vale a pena conhecer a VERS Contabilidade, aproveitando nossos serviços para abrir gratuitamente uma empresa! Clique aqui!

Postado em Abertura de empresa, Empreendedorismo, NegóciosTagged , , , , , , ,