Recrutamento de funcionários – Você está fazendo corretamente?    

O recrutamento de funcionários, é algo extremamente importante para o bom funcionamento e crescimento de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Porém, muitas empresas fazem este recrutamento da maneira errada, perdendo assim vários talentos e habilidades.

O que é o recrutamento de funcionários

O processo de recrutamento de funcionários, se inicia no momento que surge uma vaga que precisa ser preenchida em uma empresa. O setor responsável, que é o de recursos humanos da empresa, começa então, o processo para recrutar candidatos para ocupar a vaga ofertada.

recrutamento de funcionários

Quais empresas precisam fazer o recrutamento de funcionários?

Independentemente do tamanho ou do segmento da empresa, é muito importante que ela possua um perfil pré-estabelecido do tipo de candidato que ela deseja para ocupar a vaga.

Isso é importante para que a empresa possa realmente fazer a contratação ideal, de um perfil que tem condições de contribuir para a empresa, evitando assim a grande rotatividade de funcionários, que gera custos e é desgastante para a empresa.

Para que possa ter um bom processo de recrutamento de funcionários, é importante contar com um alto número de candidatos para ocupar a vaga. Porém, estes candidatos precisam ter o perfil ideal para esta vaga.

Então, quanto maior for o número de candidatos, mais rico poderá ser o processo, e mais fácil será encontrar um bom funcionário, que seja ideal para o cargo.

Veja como funciona?

O recrutamento de funcionários, pode acontecer de três maneiras, recrutamento interno, recrutamento externo ou recrutamento misto. Veja como cada um deles funciona.

  • Recrutamento interno

    o recrutamento interno, acontece com a divulgação de uma determinada vaga, para os próprios funcionários da empresa. Ela visa contemplar os próprios funcionários da empresa que tenham o interesse e o perfil ideal para ocupar outro cargo.

Esta divulgação acontece dentro da própria empresa, então ela pode ser feita através de e-mails internos, através de cartazes localizados em locais de grande circulação na empresa, através de jornais internos, entre outros.

Uma grande vantagem em fazer um recrutamento interno, é que ao mesmo tempo que a empresa dá novas oportunidades para os seus funcionários, ela também pode economizar, sem precisar fazer uma nova contratação.

Este método funciona bem para estimular o desenvolvimento dos funcionários, uma vez que eles buscarão sempre estar se aprimorando em busca de promoções.

  • Recrutamento externo

    já o recrutamento externo, é baseado em fazer a divulgação de vagas externas, para as pessoas que não fazem parte do quadro de funcionários da empresa.

Está é a modalidade mais utilizada pela grande parte das empresas. Para isso, podem ser usados diversos meios de divulgação, como a publicação da vaga em sites de empregos, em jornais, com cartazes, anúncios em revistas e TV, empresas de rh, entre outros.

A grande vantagem de fazer o recrutamento externo, é a possibilidade de encontrar novos talentos. A desvantagem, são os custos que envolve, as divulgações e a contratação de um novo funcionário.

  • Recrutamento misto

    o recrutamento misto, consiste em buscar funcionários dentro e fora da empresa, dando oportunidade para os que já fazem parte da empresa, assim, como para os que não fazem.

recrutamento de funcionários A grande vantagem neste caso, é a maior gama de opções para a contratação, o que aumenta as chances de encontrar o funcionário perfeito para ocupara a vaga ofertada.

Como podemos ver, o processo de recrutamento de funcionários, não pode ser feito de qualquer maneira. Sendo assim, agora você já sabe a maneira correta para fazer o recrutamento de funcionários da sua empresa, podendo então encontrar os perfis ideais para ocupar cada vaga ofertada.

LEIA  Como funciona o aviso prévio dado pela empresa?
Postado em Endomarketing, Recursos HumanosTagged , , , , , ,