Como emitir uma nota fiscal eletrônica?

Saber como emitir uma nota fiscal eletrônica é uma necessidade e realidade atual de boa parte dos brasileiros.

O Brasil é a sétima maior economia do mundo e a maior da América Latina. Além disso, é importante saber, também, que ele é um dos países que mais está à frente na implantação do sistema de faturamento eletrônico, sem papel.

Juntamente com o México, o Brasil é o mais prolífico emissor de notas fiscais e a maior potência mundial na emissão de documentos fiscais eletrônicos por meio de seus diferentes modelos de faturamento.

Esses modelos envolvem a adoção de sistemas diferenciados para empresas de faturamento e consumidores finais de produtos e serviços, ao mesmo tempo em que operam com diferentes autoridades fiscais.

nota fiscal eletrônica

Documentos eletrônicos obrigatórios no Brasil – como emitir uma nota fiscal eletrônica?

A NF-e, Nota Fiscal Eletrônica, é um documento obrigatório no Brasil para a emissão de notas fiscais relativas à compra e venda de produtos.

A estrutura do documento é baseada em um arquivo no formato XML, que deve ser declarado à autoridade fiscal competente (SEFAZ) para aprovação – antes que as mercadorias sejam enviadas.

Este documento eletrônico também deve ser entregue ao destinatário da fatura. Além dela, existe também a NFS-e, nota fiscal eletrônica de serviços.

Contribuinte x administração

A NF-e está transformando, a cada ano, a relação entre o contribuinte e a administração tributária, além dos processos B2B do Brasil.

Isso se deve principalmente à cooperação tributária das administrações brasileiras e à ousada e inovadora estratégia de gestão do ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais).

LEIA  5 dicas para cortar custos na sua empresa

Desde o seu lançamento, em 2006, empresas têm se concentrado mais em criar algo além do que uma migração “simples” dos conceitos de documentos em papel para formato eletrônico.

Foi buscado tornar permanente a implementação de inovações criativas que possibilitem a evolução exponencial dos processos da Administração Tributária e de todos os demais atores que estejam inter-relacionados com a fatura eletrônica.

Afinal, como emitir uma nota fiscal eletrônica?

Sabendo mais sobre a sua importância para o país, é hora de aprender a emitir uma nota fiscal eletrônica. É muito simples:

– Você deve fazer isso através do Programa Emissor de NF-e – no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Seu site é www.nfe.fazenda.gov.br.

O site é bastante intuitivo e leva você dentre as opções de “conhecer mais sobre a NF-e”, “Serviços mais acessados” e “Avisos”. Vá em “serviços mais acessados” e escolha sua opção!

– As faturas de serviço (NFS-e) são tratadas e processadas de maneira diferente das faturas de mercadorias físicas (NF-e).

  • A NFS-e é usada para a confirmação de faturas de serviços e pode ser muito complexa, pois não há uma entidade com a qual se preocupar, mas mais de 120 cidades que podem afetar as faturas de serviço.

nota fiscal eletrônicaConclusão

A nota fiscal eletrônica é essencial para o momento online vivido atualmente pela sociedade, permitindo que você produza mais de forma legal!

Fazer tudo manualmente é coisa do passado, certo? Por isso, aproveitar o momento de crescimento e desenvolvimento do país é crucial.

Saber como emitir uma nota fiscal eletrônica é algo de extrema importância para um país que tem desenvolvido mais e mais ao longo dos anos sua capacidade tecnológica e facilitadora.

LEIA  5 filmes que ensinam lições sobre finanças

Conte com a Vers Contabilidade para ter serviços específicos como os citados acima – bem como a escolha de nota ideal para seu negócio – de forma simples e direta! Assim, emitir uma nota fiscal eletrônica será muito mais fácil!

Postado em Cliente Final, Financeiro, FiscalTagged , , , , , , , , , , , ,