Como uma franquia funciona?

Você já pensou em abrir uma franquia e tem curiosidade sobre como esse processo funciona? Muita gente vive cansada do próprio emprego, de responder sempre aos superiores e não ter muita liberdade no trabalho.

Então, algumas dessas pessoas começam a buscar novas alternativas e fontes de renda, como as franquias ou até mesmo o próprio negócio. Afinal, essa é uma das maneiras de se ver livre da própria rotina e aumentar sua receita.

No Brasil, o número de franquias abertas cresceu significativamente nos últimos 15 anos e, hoje, cerca de duas unidades são abertas por hora, ao menos no estado de São Paulo. Se você deseja ser parte desses números, não deixe de aprender aqui como fazer isso.

Como uma franquia funciona

O que é uma franquia?

Uma franquia pode ser definida como uma unidade de determinada marca. Ela é uma empresa como qualquer outra, mas o empresário que a possui precisa responder à marca e exercer a sua atividade de acordo com os seus serviços.

Por exemplo, O Boticário é uma marca de cosméticos e afins. Para se inserir no mercado, a marca precisa de diversas empresas – que nesse caso são lojas – para espalhar suas atividades e produtos em uma determinada cidade.

O mesmo pode acontecer com uma marca de roupas, fast-food e até mesmo uma academia fitness. E, para abrir essas empresas, a marca precisa dos franqueados, ou seja, empresários para gerir o seu negócio em cada unidade.

Como funciona uma franquia e quais os benefícios?

Se você deseja saber como, afinal, uma franquia funciona, vamos explicar tópico por tópico, para  que você possa entender e se familiarizar com esse processo.

  • O passo inicial

Para abrir uma franquia, o franqueado precisará pagar uma taxa de aquisição, além de outra taxa mensal, que funciona como um “aluguel” da unidade.

LEIA  Quais são os documentos indispensáveis no processo de abertura de empresa?

A taxa de aquisição pode variar e chegar até a um milhão de reais se a marca escolhida for muito grande. As grandes redes de fast-food, como o McDonald’s, chegam a esse valor.

A aquisição paga a estrutura do espaço físico, os equipamentos necessários, o treinamento dos funcionários e o abastecimento do primeiro estoque. Já a mensalidade é para o aluguel do imóvel, água, luz, salário dos funcionários e outras contas.

  • Cláusulas restritivas

As cláusulas restritivas são aquelas presentes no contrato entre o franqueador e o franqueado, e que determinam algumas restrições para o empresário que vai adquirir a unidade.

Elas podem incluir diversas condições, mas, normalmente, elas obrigam o franqueado a manter sigilo sobre os segredos de operação da marca, por causa da concorrência, ou até mesmo impedem o franqueado de abrir outras franquias.

  • Escolhendo a localização da unidade

Geralmente, quem escolhe a localização da unidade é a própria marca, pois as grandes redes do mercado possuem diversos estudos sobre esse assunto, e sabem qual o local com maior rendimento.

Já as marcas pequenas podem deixar que o franqueado traga sugestões e negociam melhor a localização, desde que sejam seguidas algumas regras.

  • Como funciona uma franquia e quais suas vantagens

A maior vantagem de uma franquia é dirigir um negócio que já está aberto. Ou seja, já é uma empresa estável, com um público-alvo definido e lucros. Por isso, o retorno financeiro costuma ser rápido.

Assim, o franqueado ganha de 1% a 30% dos lucros da marca, dependendo do contrato, e, como o acordo costuma durar até 10 anos, logo nos primeiros meses esse dinheiro gasto já começa a ser equilibrado com os ganhos.

Como uma franquia funciona

Como gerir uma franquia

Se você for abrir a sua franquia de fato, precisará ter noções claras de como gerir esse novo negócio, pois, como já vimos, pode ser uma tarefa complicada, especialmente para quem não possui experiência.

LEIA  Franchising e franquias: uma forma de abrir uma empresa

E, se preferir, você pode contratar uma consultoria para te ajudar nos seus primeiros passos! A Vers Contabilidade é a maior empresa de serviços contábeis e de consultoria.

Com ela, você poderá estruturar a sua empresa da melhor forma possível e iniciar os seus negócios com todo o planejamento tributário e fiscal em dia, obter a legalização empresarial e ainda contar com uma consultoria assertiva.

Se quer ver a sua franquia crescer e ter sucesso, não deixe de acessar o site e fazer um orçamento!

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Empreendedorismo, FranquiaTagged , , , , , , ,