Saiba porque investir nas franquias brasileiras é melhor

Em 1994, as franquias brasileiras foram regulamentadas, por meio da chamada Lei de Franquia. Desde o início, a concessão do direito de uso de uma marca, pelo franqueador ao franqueado, está em constante crescimento.

A crise econômica pode representar um motivo de preocupação para quem deseja empreender. No entanto, na contramão de diversos setores da economia, o mercado de franchising brasileiro é um campo fértil e representa um índice significativo para investimento, com faturamento de R$ 44 bilhões e crescimento de 5,1% no 3º trimestre de 2018.

cta-educação e franchise

Crescimento do franchising brasileiro

 O setor de franquias segue mostrando seu potencial de crescimento. De acordo com relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2014 e 2018 o setor de franquias teve melhora de 7,1% nos índices de confiança, retomada da expansão e investimento em inovação, que alavancaram o faturamento do setor.

Em relação a números, as franquias brasileiras tiveram o faturamento de R$163 bilhões em 2017. Os dados representam crescimento de 8% a mais do que no ano anterior, de acordo com a ABF. Ao final de 2017, eram 146.132 unidades, de 2845 redes de franquias atuando no país, entre empresas nacionais e multinacionais.

O desempenho do mercado de franquias brasileiras manteve o crescimento no primeiro semestre de 2018, com percentual superior a 6,8% registrado no mesmo período do ano anterior. Apenas nos primeiros seis meses de 2018, as franquias que atuam no Brasil faturaram R$ 79,5 bilhões, contra os R$ 74,4 bilhões faturados no primeiro semestre de 2017. A grande maioria desse número, entretanto, representa franquias brasileiras, dos mais diversos segmentos.

LEIA  O diferencial do selo da ABF em uma Franquia. E a Vers Contabilidade possui!

franquias brasileiras

Investimento no Brasil com as franquias brasileiras

O potencial do mercado de franquias brasileiras é validado pela segurança no potencial de sucesso do empreendimento, onde o franqueado é treinado previamente para realizar a gestão da franquia o que aumenta as chances de êxito do negócio. No mercado brasileiro, muitas franquias nacionais surgiram de startups que oferecem serviços bastante diferenciados, os quais conquistam nichos específicos de mercado.

O Brasil tem hoje cerca de 2,8 mil marcas de franquias espalhadas em todo o território nacional, com mais de 140 mil unidades instaladas. As possibilidades de empreender no país são diversas. De acordo com a ABF, há marcas em 11 segmentos de franquias no país. São eles:

  • Alimentação
  • Casa e Construção
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos
  • Entretenimento e Lazer
  • Hotelaria e Turismo
  • Limpeza e Conservação
  • Moda
  • Saúde, Beleza e Bem Estar
  • Serviços Automotivos
  • Serviços e Outros Negócios
  • Serviços Educacionais

O mercado de franquias também contribui para o aumento do número de vagas de empregos diretos para contratos intermitentes e temporários. A expectativa para 2019 se mantém positiva para franqueadores, e a previsão é que o crescimento do faturamento fique entre 8 e 10% e com geração de cerca de 5% de novos empregos.

Há espaço para os mais variados tipos de empreendimentos e o prazo de retorno do investimento varia de acordo com o seguimento, quanto menor o aporte inicial, menor o prazo para recuperá-lo. Mas é importante considerar qual a vocação do investidor antes de escolher o tipo franquia que irá investir.

Em 2019, a tendência é que as pessoas continuem empreendendo para driblar a crise. Nos últimos anos o Brasil tem estado na lista dos países mais empreendedores do mundo, inclusive, ficando à frete de países como Argentina, México e do agrupamento econômico BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

LEIA  5 Ferramentas para garantir o Controle de Qualidade da sua Franquia

Este artigo foi escrito por:  Sâmara Silva

Postado em FranquiaTagged , , , , ,