O que é a inovação disruptiva? E por que ela deve estar presente na sua empresa?

Inovação disruptiva é um termo muito usado principalmente por empreendedores, talvez por esse motivo você ainda não tenha ouvido falar sobre ele. Ela consiste na transformação de tecnológicas, de produtos, ou serviços, em algo simples, mais acessível, algo novo e mais conveniente.

Ela esta cada vez mais, inovando o mercado do empreendedorismo, por fornecer nova tecnologia, que oferecem soluções de baixo custo, e eficiência. E o que é melhor, várias empresas já aderiram esse método, devido a estes benefícios.

inovação disruptiva

Como surgiu?     

O conceito de inovação disruptiva foi criado por um professor de Harvard, o Christensen, muito conhecido pelas suas técnicas inovadoras. Uma das suas obras bem conhecidas é o telefone, que foi aprimorado para os famosos celulares, que atualmente ninguém vive sem.

A inovação disruptiva, hoje é usada em muitas empresas devido à alta tecnologia oferecida, quebrando a tradição hierárquica das empresas, evitando riscos e melhorando a qualidade das funções, conseguindo suprir assim as suas mais diversas necessidades.

Caso necessite de um suporte, a empresa Vers Contabilidade, é uma empresa especializada em gestão contábil e financeira, que pode auxiliar a implantação da inovação disruptiva na sua empresa.

Além disso, ela conta com diversos serviços que visam atender com excelência os seus clientes de diversos ramos, a fim de trazer mais crescimento e lucratividade para as suas empresas.

Como fazer?

Para que se possa fazer o processo de inovação disruptiva, é necessário seguir alguns estágios, que facilitaram este processo, e trarão os resultados esperados para a empresa. São eles:

  1. Detecção: no estágio da detecção, o cliente deve ter um bom planejamento de negócios e visão de futuro, que serão necessários para as transformações que ele deseja ter com a implantação da inovação disruptiva.
  2. Experimentação: Após o negócio ser validado, o cliente deve garantir a inovação disruptiva mesmo que no início ele não tenha bons resultados, pois os resultados se dão em longo prazo. Vale lembrar que todo o processo de transformação, pode levar um certo tempo para ser aceito.
  3. Transformação: A transformação é sempre bem-vinda, porém para manter bons resultados é necessário que o cliente saiba distribuir os recursos tradicionais e os inovadores;
  4. Normalização: Após o processo de inovação disruptiva, os negócios começam a deslanchar e aparecer bons resultados após serem estabilizados. Como dissemos acima, isso pode levar um certo tempo, porém, os resultados tendem a ser promissores para o seu negócio.
LEIA  Como definir uma Política de Gestão de Pessoas na sua empresa?

inovação disruptiva

Exemplos de inovação disruptiva

Para entender melhor o assunto retratado, existem vários casos de inovação disruptiva os quais obtiveram sucesso por todo o mundo.

Um exemplo que poderá ser citado e é conhecido por boa parte da população é a Apple, os quais lançaram no mercado vários PCs, o que antigamente eram apenas os computadores comuns, e com pouco tempo de mercado já começaram a ganhar o mundo com várias inovações, se tornando hoje uma das empresas de tecnologia mais ricas e conhecidas do mundo.

Também podem ser citados cartões de crédito, os quais oferecem segurança e comodidade às pessoas. Ele pode ser totalmente controlado por um aplicativo do celular, diminuindo automaticamente os serviços dos bancos.

Quem já ouviu falar do Airbnb? Ele é mais um exemplo que deu muito certo. Ele, é uma plataforma amplamente utilizada por meio de conexões com aplicativos, que permite que turistas do mundo todo, possam se hospedar em hotéis, casas, pensões, barcos, entre outros.

Sendo assim, ao implantar na sua empresa, serviço ou negócio, além de poder diminuir os seus gastos, você poderá também atingir um maior público, através de negócios complexos que se tornam mais simples e acessíveis.

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Endomarketing, NegóciosTagged , ,