Como preencher o livro caixa? A Vers é sua solução!

O livro caixa é um registro cronológico das transações de recebimentos e pagamentos para uma empresa. Ele é atualizado a partir de documentos originais de fonte contábil e, portanto, é um livro de primeira linha e, como tal, pode ser classificado como um diário especial. Continue conosco, iremos ensinar a você como preencher o livro caixa.

Ao contrário de outros periódicos especiais como o diário de compras ou o diário de vendas, o livro contábil de caixa registra entradas de débito e crédito uma conta.

Seu preenchimento correto é extremamente importante para as empresas e está passível de causar sérios problemas se não for feito de forma correta. Saiba mais sobre o assunto.

como preencher o livro caixa

Tipos de livro caixa e seu preenchimento

Livros caixa vêm em muitas formas diferentes, dependendo dos requisitos do negócio. Normalmente, ele terá recibos registrados no lado esquerdo (entrada de débito) e pagamentos registrados no lado direito (entrada de crédito).

– Em um negócio maior, devido ao elevado número de transações e à exigência de segregar as obrigações do pessoal contábil, o livro caixa pode ser subdividido em dois livros ou periódicos chamados de diário de recebimentos de caixa.

  • Independentemente do número de subdivisões, cada página do livro caixa pode ter vários formatos, de coluna única a coluna múltipla.

CTA-livro caixa

Como preencher o livro caixa da maneira correta

Cada página de um livro caixa geralmente cobre um mês de atividade, mas isso depende da quantidade de transações processadas.

– A primeira linha lista o saldo de caixa inicial e, à medida que as transações são registradas, os recebimentos e desembolsos de caixa são listados junto com a entrada do saldo.

LEIA  Contabilidade própria é a melhor opção para a minha empresa?

Recibos em dinheiro

Recibos de caixa são registrados como débitos porque aumentam a conta de caixa, que recai no lado do ativo do balanço.

– Exemplos de recebimentos de caixa são pagamentos de clientes ou juros pagos em contas bancárias.

  • À medida que cada recebimento é registrado e o dinheiro aumenta, uma entrada de crédito para o mesmo valor refletirá a receita recebida, ou capital, para a empresa.

Desembolsos em dinheiro

Os desembolsos diminuem a conta de caixa e, portanto, são registrados como créditos.

– Exemplos de desembolsos são pagamentos de contas, pagamentos de dívidas em empréstimos a empresas ou compras de equipamentos.

  • Por exemplo, se um novo computador for comprado para a empresa, o desembolso de caixa seria registrado como um fluxo de saída ou crédito em dinheiro.
  • A conta de equipamento de escritório seria aumentada, ou debitada, pelo mesmo valor.

Escolha um formato que funcione para você

A melhor maneira de criar um livro caixa infalível é criar um relatório que ajude você a acompanhar facilmente o dinheiro entrando e saindo de seus negócios.

– A criação de uma trilha visual de transações individuais pode envolver tentativa e erro antes de você encontrar o melhor método para o seu negócio.

– Já as transações de agrupamento por fatura ou cliente são métodos alternativos de registro de fluxos de caixa.

Essas entradas registradas também servem como uma trilha de auditoria quando as demonstrações financeiras são preparadas.

Para pequenas empresas, os relatórios de caixa são essenciais para entender a viabilidade financeira geral.

Além de um livro caixa, relatórios personalizados, contabilidade on-line e aplicativos de dispositivos inteligentes também podem ser combinados para ajudar a rastrear fluxos de caixa e reconciliar declarações de atividade mensais de cartões de crédito da empresa, relatórios de despesas de funcionários e contas bancárias.

LEIA  Saiba aqui qual é a relação entre auditoria e gestão empresarial

Agora que você sabe como preencher o livro caixa, mas já deu pra perceber que é complicado, concorda? Que tal contar com a Vers Contabilidade para não correr o risco de errar e apostar em serviços profissionais funcionais? Entre em contato conosco hoje mesmo!como preencher o livro caixa

Nos acompanhe também em nossas redes sociais:  Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Administrativo, Cliente Final, ContabilidadeTagged , , , , , , ,