Saiba quais são os impostos que sua empresa é obrigada a pagar!

Descubra quais são os impostos que a sua empresa é obrigada a pagar e veja qual a importância de ter um bom planejamento financeiro dos seu negócio.

Na hora de planejar a parte financeira de um negócio para poder fazê-lo funcionar, é preciso levar em consideração todos os impostos que sua empresa é obrigada a pagar, uma vez que o projeto tenha saído do papel.

E, para isso, a Vers Contabilidade pode te ajudar. A Vers é uma empresa especializada em ajudar outras empresas, e um de seus serviços inclui, justamente, o planejamento tributário e fiscal.

Por isso, se você precisa de ajuda, continue acompanhando este artigo e conheça as dicas que preparamos para que você comece a criar uma noção financeira sólida sobre o seu negócio.

Quais são os impostos que sua empresa é obrigada a pagar?

É muito importante saber sobre os impostos que sua empresa é obrigada a pagar, já que isso não apenas faz parte do planejamento, como serve de programação para o futuro.

Afinal, são tantos impostos e letrinhas que conseguem nos confundir, e, no final, muitos empresários se perguntam quais impostos pagar, quando pagar, por que pagar e quantos são.

A vantagem é que, para os micro e pequenos empresários, existe o Simples Nacional, um regime que unificou todas essas cobranças. Mesmo assim, ainda é preciso ter muito cuidado e conhecer todos os tributos antes de começar a gerir o seu negócio.

Pensando nisso, a Vers Contabilidade separou os principais impostos obrigatórios para que você possa começar a conhecer:

  1. PIS/ Pasep

O PIS é o Programa de Integração Social, e diz respeito ao pagamento dos trabalhadores e funcionários de empresas privadas.

LEIA  Conheça O Código De Ética Da Contabilidade

Já o Pasep, conhecido como Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, diz respeito aos benefícios pagos aos trabalhadores do setor público.

Então, eles representam o mesmo imposto e fazem parte da esfera federal. O valor da cobrança irá depender diretamente do faturamento da empresa em questão e também da folha de pagamento.

Além disso, todos os empresários que contratarem ao menos um funcionário – ou mais – deveram pagar o PIS ou Pasep.

  1. ICMS

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e faz parte da esfera estadual. Sua cobrança, feita pelo Governo, se refere às movimentações de um determinado produto.

Ou seja, ele já é debitado automaticamente em qualquer nota fiscal, a partir de qualquer comércio ou serviço prestado.

  1. ISS

Já o ISS é o Imposto Sobre Serviços e, como o próprio nome diz, ele será cobrado a cada serviço que você prestar. Nesse caso, ele se torna diretamente proporcional ao valor do seu serviço.

Ele faz parte da esfera municipal e, assim como o ICMS, ele será debitado na nota fiscal, o que significa que você já está pagando automaticamente ao cobrar o seu serviço.

  1. IPI

O Imposto sobre Produtos Industrializados é federal e cobrado para cada produto industrial que seja produzido aqui ou importado.

Para as microempresas que fazem parte do Simples Nacional, o mais comum é ter produtos importados, e existe uma taxa de 5%.

  1. IRPJ

Esse é o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, e faz parte dos impostos que a sua empresa é obrigada a pagar, pelo simples fato de ser pessoa jurídica. Afinal, tanto as pessoas jurídicas quantos as físicas pagam impostos.

  1. CSLL

Essa é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, cobrada sempre que a sua empresa obtiver lucro. Esse dinheiro irá para a previdência social.

  1. CPP
LEIA  Como Gerar Valor Com A Contabilidade Gerencial?

A Contribuição Previdenciária Patronal também vai para a previdência nacional e é cobrada a partir da folha de pagamento dos seus funcionários, ou, ainda, de pessoas que prestaram serviços a você, independente do vínculo empregatício.

Viu como o Simples Nacional pode ajudar a sua microempresa a se organizar com todos esses impostos que a sua empresa é obrigada a pagar? Agora, não deixe de pedir ajuda para a Vers Contabilidade, afim de melhorar o seu planejamento. Conheça nosso site e realize um orçamento:

http://www.verscontabilidade.com.br

Postado em Cliente Final