Qual a importância da certificação ABF em uma franquia?

O setor de franquias certamente consagrou um setor privado muito importante no Brasil. Ao falar sobre ele, saiba mais sobre a importância da certificação ABF em uma franquia.

A ABF é a Associação Brasileira de Franquias (franchising) e é uma entidade sem fins lucrativos. Além de oferecer cursos que certificam uma franquia, a ABF oferece eventos que atingem milhões de pessoas todos os anos.

A certificação ABF é bastante importante, uma vez que oferece à franquia a chance de qualidade, sucesso e desenvolvimento – baseando-se no “American wy of life” que inspirou a chegada das franquias no Brasil.

Saiba mais sobre o assunto e confira a importância da certificação ABF para sua franquia.

O que saber sobre a certificação ABF?

Ao abrir uma franquia, a ABF é seu ponto de partida. Ela oferece cursos que permitem que as mais diversas pessoas ingressem no setor e obtenham sucesso em suas franquias, baseado em sua história com mais de 30 anos.

– Assim, a franquia obtém credibilidade e maiores chances de sucesso. É aí que mora a importância da certificação ABF.

  • Ainda interessa aos pequenos e médios investidores que enxerguem na franquia uma boa oportunidade de iniciar um negócio com menores riscos de falha.
  • Enquanto isso, os homens de grandes negócios, dispostos a investir uma quantidade significativa de dinheiro no campo, criaram grupos fortes de franqueados que operam não uma ou duas lojas da mesma marca ou grupo, mas dezenas de lojas franqueadas.
  • Isso, às vezes as torna mais relevante para a rede do que o próprio franqueador.
LEIA  O que analisar em uma franqueadora na hora de escolher qual franquia abrir

Assim, o setor de franquias no Brasil é democrático e a expectativa geral é que continue a se desenvolver e crescer, especialmente através de dicas pontuais oferecidas pela certificação ABF.

Dados da ABF e sua função

Em 2016, o faturamento total anual do setor de franquias foi de US $ 50 bilhões em Dólares Americanos, representando um aumento de 8,3% em comparação com os números de 2015, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franquias (ABF).

A atividade de franquia gera 1.192 milhões de empregos diretamente em todo o país. Este é um grande aumento, tendo em conta o cenário econômico global.

– Atualmente, o mercado brasileiro acomoda mais de 145.000 unidades de franquias em 3.100 redes de franquias.

  • Entre estas, apenas 200 (aproximadamente) são operados por franqueadores de origem estrangeira, que são principalmente dedicados ao setor de alimentos (29% das cadeias estrangeiras dedicam-se à área de alimentos).

A participação bastante limitada de franqueadores estrangeiros, cerca de 5% dos franqueadores no mercado, mostra o potencial de desenvolvimento de franquias internacionais no Brasil.

Além disso, a Associação Brasileira de Franquias (ABF), detalha que existe para promover o franchising no país e lançou recentemente um curso de capacitação para potenciais franqueados, que oferece a certificação ABF.

Começando um novo negócio no Brasil

O Brasil ocupa a posição 126 de 183 países no ranking Facilidade de Doing Business Index (iniciar um negócio) do Banco Mundial.

No Brasil, demora até 120 dias para iniciar um negócio e cerca de 4 anos para fechar, principalmente devido aos altos níveis de burocracia.

– Enquanto na China custa cerca de US $ 155 para abrir uma empresa e na Colômbia US $ 670, no Brasil custa US $ 1125. No Canadá e na Nova Zelândia, apenas um documento é solicitado a abrir um novo negócio.

  • Em comparação, no Brasil existem 15 procedimentos legais obrigatórios a serem cumpridos.
LEIA  Por que apostar no mercado de franquias?

Esse é mais um dos pontos que expressa a importância da certificação ABF, que permite a você otimizar esse processo.

Por que os brasileiros estão escolhendo o método de franquias?

O Sebrae, departamento de apoio a pequenas empresas do Brasil, afirma que o risco de fracasso em um negócio de franquia é de 15%, comparado a 80% para empresas que não são franqueadas.

Assim sendo, junto a uma certificação ABF, suas chances de ter sucesso apostando em uma franquia cresce cada vez mais. Aposte nessa ideia!

Postado em Franquia