Finalizou o Imposto de Renda 2019? Saiba quando a restituição do Imposto de Renda sai

Normalmente, o contribuinte que apresenta certas inconsistências na declaração do Imposto de Renda 2019, é informado se caiu ou não na malha fina da Receita Federal em menos de um dia. Por isso, se você finalizou o Imposto de Renda 2019, então saiba quando a restituição do Imposto de Renda sai.

Caso não saiba, o prazo do Imposto de Renda 2019 em relação ao pagamento, termina sempre quase na metade do ano. Assim, aqueles que fizeram a declaração com atraso, poderão pagar uma multa de até 1% do imposto por mês.

Mas, aqueles que entregam a declaração de Imposto de Renda com certa antecedência, possuem chances de receber a restituição logo nos primeiros lotes, os quais costumam começar em junho e o restante do pagamento sempre segue até dezembro.

cta-recisão do imposto de renda

Os prazos

Se você finalizou o Imposto de Renda 2019, então provavelmente deve querer saber quando a restituição do Imposto de Renda sai, sendo que os que costumam receber primeiro são sempre os idosos, pessoas com deficiência e com doenças mais graves.

Quanto ao prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano, ela irá acontecer até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de abril de 2019, sendo que aqueles que não declararem o Imposto de Renda 2019, irão ter que pagar uma multa, além de outras penalidades.

Nesse caso, a dica é que mesmo que você tenha perdido o prazo de entrega do Imposto de Renda 2019 e não consiga declarar todos os valores, procurem sempre fazer declaração, mesmo que seja incompleta, somente para não perder o prazo e acabar recebendo uma multa.

LEIA  A Vers te ajuda a Calcular o ISS da sua empresa e avalia se você precisa realmente pagá-lo

Em relação as restituições, elas costumam ser feitas conforme com a ordem de declaração do Imposto de Renda, em que a prioridade de recebimento, como já falado anteriormente, são para idosos e pessoas com necessidades especiais e doenças graves.

Mas, em 2019, o pagamento será feito em sete lotes, onde o primeiro irá ser em junho e o último em dezembro, de acordo com o cronograma que foi divulgado no Diário Oficial da União.

Além disso, é bem possível que diversas pessoas ainda tenham dúvidas de como receber a restituição do Imposto de Renda, onde tal restituição é conhecida como a devolução do valor que você pagou a mais para o Governo.

Sobre a restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda existe para que os ajustes possam ser feitos também por parte da Receita Federal. Assim, o prazo para que você possa requerer a restituição do Imposto pago de forma indevida ou em valor maior que o necessário, será de cinco anos.

Sobre o procedimento para receber a restituição, tudo é bastante simples, onde a consulta pode ser realizada no site da própria Receita Federal, em que apenas em alguns minutos e cliques, você já poderá ficar sabendo se o dinheiro estará disponível para você ou não.

No geral, aqueles que possuem o direito de receber a restituição, são todas as pessoas que contribuíram a mais durante o ano, sendo que com a taxa Selic, é possível determinar qual irá ser o valor que você vai receber.

Vale lembrar que aqueles que tiverem diversas deduções nesse imposto, provavelmente terão o dinheiro a receber, sendo que tais deduções poderão ser descontadas com despesas médicas, gastos com outros dependentes, entre outros.

LEIA  Quais os benefícios do BPO Financeiro?

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Financeiro, Fiscal, Imposto de RendaTagged , , , , , , , ,