O que são royalties em uma rede de franquias?

De acordo com a Lei que regulamenta o sistema de franchising no Brasil, Royalties são: “a remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”. Mas sabia que nem sempre foi bem estruturado assim?

O modelo de sistema franchising começou a ser utilizado no Brasil na década de 1960, com escolas de idiomas como Yazigi e CCAA. E, claro, que não era nem de perto, tão bem organizado quanto hoje e se limitava à transferência de know how através do material didático fornecido pela franqueadora e nem se falava sobre Royalties.

Porém, claro, como no mundo dos negócios a evolução é uma variável constante e crescente logo nas próximas décadas o modelo foi se popularizando e outros segmentos iniciaram sua jornada no Franchising. Marcas nacionais e internacionais. Inclusive o movimento de shopping centers foi muito alavancado pela organização das redes de franquias.

cta-microfranquias

Com um novo setor em plena expansão é natural que surjam instituições para organizar suas atividades. Surge então em 1987 a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e, com ela um enorme amadurecimento do setor, o que encaminhou a criação e publicação da lei nº 8.955/1994, que dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências.

Royalties

Como o sistema de Royalties funciona

As funções dos Royalties vão desde pesquisa de mercado até o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Como prova de boa fé, a franqueadora deve sugerir aos seus candidatos checar junto a sua rede de Franqueados a satisfação destes quanto as taxas cobradas, sobretudo no momento da avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF) que, por lei, deve ser apresentada até dez dias antes do fechamento do negócio.

LEIA  Por que empreender no Brasil é uma boa opção?

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre o nosso modelo de franquia e como funciona nossos royalties?  Fale com um de nossos Executivos de Expansão. Ele poderá lhe ajudar durante essa jornada para o empreendedorismo!

Acompanhe mais notícias, também em nossas redes sociais Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em Empreendedorismo, FranquiaTagged , , , , , , , ,