Qual é a documentação para abrir uma empresa?

De uns anos para cá o brasileiro se viu na necessidade de apostar em seu próprio negócio, pois o mercado de trabalho estava passando por um período difícil e limitado. Quando se opta por ser dono do seu empreendimento é comum se deparar com uma série de exigências, a começar pela documentação para abrir uma empresa. 

Conheça toda a documentação necessária para abrir uma empresa e saiba a quem recorrer quando chegar essa hora.documentação para abrir uma empresa

Documentação para abrir uma empresa: primeiro passo

O primeiro passo para conseguir a documentação necessária para abrir uma empresa é adquirir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da sua firma. Este documento é como seu fosse a identidade do negócio.

Para conseguir esse documento você deve:

  • Levar o RG dos futuros donos da empresa (cópia e original), comprovante de residência, CPF, endereço de onde a empresa irá se estabelecer e contrato social (este último explicaremos no tópico seguinte).
  • Fazer o cadastro do seu negócio através do Ministério da Fazenda e Receita Federal.

A partir disso o Ministério irá estabelecer qual é o setor e quais os impostos envolvidos para o caso em específico.

Contrato Social e Registro na Junta Comercial

O contrato social faz parte da documentação para abrir uma empresa e é basicamente o contrato entre os futuros dono da empresa, especificando capital inicial, poder de ação de cada dono, nome de registro, etc.

Para elaborar o contrato social é necessário um advogado para registrá-lo no cartório e todos os envolvidos devem assinar o documento, além de duas testemunhas.

O registro na junta comercial também é preciso para abrir uma empresa, mas ele é simples de ser obtido. Esse registro é o controle que o município tem de que você é um comerciante de produto e/ou serviços.

LEIA  Conte com a Vers para abrir sua Cafeteria!

Você deve ir até a Junta Comercial com os documentos dos donos do novo negócio (além de xerox autenticado), comprovante de endereço da nova empresa e, claro, o contrato social.

Lembrando que a empresa paga taxas anuais por fazer parte da Junta Comercial.

É também preciso realizar a Inscrição Estadual para que não somente o município tenha controle da quantidade de comércios ativos, mas, também, o estado.

documentação para abrir uma empresa

Alvará de funcionamento

Uma série de documentação para abrir uma empresa é necessária para conseguir o Alvará de funcionamento.

Este documento irá dizer que o local no qual o seu empreendimento está estabelecido é legal e está dentro de todos os pré-requisitos necessários.

Primeiro será preciso conseguir o Alvará da Prefeitura, mas seus requisitos dependem de cada município e estado, então o mais recomendado é verificar quais são as particularidades da região da empresa.

Também será preciso buscar dois alvarás nessa etapa, o Alvará dos Bombeiros e o Alvará da fiscalização sanitária.

Eles são emitidos por esses próprios órgãos e garantem que a nova empresa seja segura para quem trabalha no local e para quem irá consumir os produtos ou serviços ofertados.

Os bombeiros irão verificar condições de segurança como avisos, placas, se as instalações estão devidamente feitas, enfim, se não há nenhum perigo físico.

A vigilância sanitária se atentará principalmente a higiene do local. Caso a empresa seja no setor alimentício, a fiscalização sanitária é um órgão importantíssimo e exigirá muitos requisitos.

Enumerando todos essa documentação para abrir uma empresa parece que esse processo é simples e rápido, mas é preciso ter em mente que o procedimento é demorado e depende dos órgãos públicos.

Se você quer saber mais sobre a documentação para abrir uma empresa peça ajuda para a VERS Consultoria e seu serviço de abertura de empresa. Tudo será mais fácil e seguro.

LEIA  Tudo que você precisa saber para abrir uma empresa em Cotia!

Nos acompanhe também em nossas redes sociais:  Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Abertura de empresa, Empreendedorismo, NegóciosTagged , , , , ,