O que é uma rede de Franquias?

A Lei 8.955, de Dezembro de 1994, estabelece em seu artigo 2º que uma rede de franquias é: “o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”

Na prática, uma rede de Franquias é um modelo de negócios e também uma estratégia de expansão.  Existem vários outros modelos, como por exemplo: crescimento próprio através de filiais, sociedades joint ventures com sócios, etc.

cta-microfranquias

Uma rede de franquias é uma forma de crescimento para uma marca através de “clones”. Ou seja, tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido para um estabelecimento “gêmeo”.

O sistema de franquias demanda visão de longo prazo, com constante monitoramento e pensamento na inovação para adequação da sua estratégia aos desafios do mercado.

Os objetivos com uma rede de Franquias:

objetivos de uma rede de franquias

Com objetivos tão claros e um sistema real de “ganha, ganha”, a operação de Franchising deve estar bem estruturada, implantada e gerida de forma adequada. Assim, as chances de sucesso serão sem dúvida, questão de tempo.

Investir em uma rede de franquias

De acordo com o Sebrae, 3 em cada 4 brasileiros gostariam de ter o próprio negócio. O modelo de franquia, que possui negócio testado  no mercado, é uma excelente opção para empresários de primeira viagem. Quer saber mais sobre rede de franquias e como investir em uma?

LEIA  Saiba quais são os Custos na prestação de serviços

As empresas franqueadoras entregam modelos de negócio com alguns diferenciais, como por exemplo: alta rentabilidade, baixo custo de operação, treinamento, além de suporte constante. Falamos disso nesse post aqui!

Acompanhe novidades também em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em Empreendedorismo, Franquia, NegóciosTagged , , , ,