Como trabalhar a inteligência emocional?

Se você leu recentemente alguma coisa sobre progredir no trabalho, pode ter lido que pessoas com alta inteligência emocional (IE) têm maior probabilidade de ser contratadas, promovidas e receber melhores salários.

Mas, afinal, o que é inteligência emocional e por que ela é tão importante para que um indivíduo se desenvolva emocionalmente e profissionalmente?

Inteligência emocional é a capacidade de identificar, regular as emoções e entender as emoções de outros. Uma IE alta ajuda você a construir melhores relacionamentos, reduzir o estresse da sua equipe, neutralizar conflitos e melhorar a satisfação no trabalho.

Em última análise, uma inteligência emocional alta significa ter o potencial de aumentar a produtividade da sua equipe e investir na retenção de seu pessoal. Entenda mais.

inteligência emocional

Entenda a importância de se trabalhar a inteligência emocional

Quando se trata de recrutar para funções gerenciais, os empregadores procuram contratar e promover candidatos com uma “QE” alta (quociente emocional) – em vez de um QI alto (quociente de inteligência).

A inteligência emocional é importante para todos que querem estar preparados para uma carreira.

Com base no trabalho de especialistas, abaixo estão cinco pilares da inteligência emocional e como ela lhe oferece uma vantagem na chamada “força de trabalho”.

Para adquirir inteligência emocional, trabalhe sua autoconsciência

A autoconsciência é a capacidade de reconhecer as emoções, os desencadeadores emocionais, as forças, as fraquezas, as motivações, os valores e os objetivos emocionais e entender como isso afeta os pensamentos e o comportamento de uma pessoa.

  • Se você está se sentindo estressado, irritado, sem inspiração ou desinflado em sua função, por exemplo, é importante reservar um tempo com você mesmo e investigar o porquê de você estar se sentindo assim;
LEIA  Saiba porque a Vers Contabilidade acredita cada vez mais no potencial dos seus colaboradores

 

  • Quando você se tornar capaz de rotular uma emoção e entender sua causa, você estará em um lugar privilegiado para resolver um problema com a ação apropriada;

 

  • Isso treinará você para assumir um trabalho adicional que pode inspirá-lo ou encontrar formas produtivas lidar com um colega difícil, por exemplo.

Trabalhe seu autogerenciamento

Com base na autoconsciência, o autogerenciamento necessário na inteligência emocional é a capacidade de regular emoções.

Todos – incluindo aqueles com um QE alto – experimentam mau humor, impulsos e emoções negativas como raiva e estresse.

Porém, o autogerenciamento é a capacidade de controlar essas emoções em vez de deixa-las controlá-lo.

– Isso pode significar atrasar a resposta a situações altamente estressantes ou agressivas.

  • Decidir-se a dormir pensando em um e-mail ou telefonema – e irritado – significa que você pode reagir pensativamente e com uma mente clara, em vez de impulsivamente.

As emoções negativas e o comportamento impulsivo não só afetam negativamente os que estão à sua volta, mas também podem prejudicar seu bem-estar.

inteligência emocional

Trabalhe sua motivação

Motivação é essencialmente o que nos move a agir. Quando enfrentamos contratempos e obstáculos, verificar nossos motivos é o que nos inspira a continuar avançando.

– Aqueles com baixa motivação são mais propensos a ter aversão ao risco (em vez de se tornarem solucionadores de problemas), se tornam ansiosos e tendem a desistir rápido.

Sua falta de motivação também pode levá-los a expressar sentimentos negativos sobre os objetivos e deveres do projeto, o que pode afetar o moral da equipe.

  • Os motivados pela “realização” e pelo trabalho de que têm orgulho, por outro lado, são mais propensos a pedir feedback, monitorar seu progresso, impulsionar a si mesmos e se esforçar para melhorar continuamente suas habilidades, conhecimentos e resultados.
  • É fácil entender por que as pessoas com alta motivação são uma vantagem para qualquer equipe – elas trabalham sua inteligência emocional.
LEIA  Almoço com a Diretoria Vers Contabilidade - Bruna Furtado

Trabalhando os pontos acima, como é possível perceber, você pode se tornar o profissional dos seus próprios sonhos.

Para dar início a seus projetos e colocar em prática sua inteligência emocional, conheça a Vers Contabilidade! Todas nossas informações de contato podem ser encontradas aqui.

Nos acompanhe também em nossas redes sociais:  Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em EndomarketingTagged , , ,