O que é um Balancete de Verificação e qual a sua importância?

Existem muitos termos da contabilidade que despertam dúvidas, mas que se referem a ações extremamente importantes para os negócios. Por exemplo, você sabe o que é um balancete de verificação e para que ele serve?

Uma empresa precisa de muita organização para conseguir funcionar perfeitamente bem. Mas esse conceito se perde um pouco quando estamos falando da circulação de dinheiro dentro da empresa.

Mas não se preocupe! Vamos lhe explicar o que é um Balancete de Verificação, e ajudar você a entender melhor qual é a relevância disso dentro de sua empresa, bem como as vantagens de manter esse controle.

O que é um Balancete de Verificação e para que serve?

Podemos dizer que um Balancete de Verificação é um demonstrativo de toda a situação contábil de sua empresa. É um relatório que reúne todas as informações financeiras, que vão desde os saldos devedores aos saldos credores.

O Balancete de Verificação serve como um alicerce para a criação de outros demonstrativos, como Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial (BP). Fazer esses dois sem um Balancete de Verificação de qualidade é uma missão quase impossível.

  • Contas patrimoniais:

Um Balancete de Verificação de qualidade deve conter um verdadeiro raio-x a respeito das chamadas contas patrimoniais. Na contabilidade, isso se refere aos bens, direitos e obrigações da empresa.

  • Contas de resultado:

Também são calculadas as contas de resultado, que se referem as receitas e as despesas da empresa. Basicamente essas contas servem para demonstrar se a atuação da empresa tem gerado lucros ou prejuízos – e cá entre nós, é essencial entender isso!

LEIA  Como se destacar no processo seletivo da Vers?

Otimize a sua rotina com um Balancete de Verificação!

Que atire a primeira pedra o gestor que nunca se viu perdido entre milhares de papeis e contas para arcar, e sem saber nem por onde começar. Justamente para organizar essa demanda e otimizar as ações é que o balancete existe.

  • Entradas e saídas:

Um Balancete de Verificação é um relatório que consegue reunir todas as informações sobre a empresa, e cria uma espécie de atestado de saúde financeira. Por isso ele vai relacionar as movimentações referentes a entra a e saída de patrimônios, créditos, débitos e etc.

É essencial acompanhar o Balancete de Verificação frequentemente, pois isso permitirá que o gestor identifique qualquer problema e antecipe as suas soluções.

Uma empresa especializada pode lhe ajudar nessa missão!

Não se assuste! Para a maioria das pessoas é realmente muito confuso ter um primeiro contato com o Balancete de Verificação, bem como com qualquer outro relatório contábil. Mas compreender a importância disso é essencial!

E saiba que você sempre pode contar com empresas especializadas para realizar essa reunião de dados sobre o seu negócio. Embora isso possa ser feito de forma amadora, é incomparável a qualidade de um feito por um profissional.

Na Vers Contabilidade você encontra esse e outros serviços disponíveis para organizar, recuperar e garantir a saúde de sua empresa! Então, não negligencie isso, e procure auxílio de profissionais qualificados para conseguir fazer o seu Balancete de Verificação.

  • Periodicidade:

A periodicidade de entrega varia muito de uma empresa para a outra. Ele é feito pelo departamento contábil, e repassado ao gestor com certa frequência. É essencial cobrar isso, e acompanhar os resultados.

Acesse o site da Vers Contabilidade clicando aqui, e solicite um orçamento para fazer o seu Balancete de Verificação, além de outras análises financeiras. Você rapidamente verá como essa atitude pode lhe ajudar a controlar os gastos, gerar receita e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.

LEIA  Planejamento logístico eficiente. Você sabe como realizar?

 

produção de um balancete de verificação
produção de um balancete de verificação

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Estratégia