Checklist para abertura de empresa

Abrir uma empresa não é tarefa fácil e você irá descobrir isso antes mesmo de iniciar todo o processo. É essencial que se tenha muita organização nesse momento, pois, caso o contrário, terá muitas dores de cabeça. Fazer um Checklist para abertura de empresa é uma forma interessante para guiar todos os seus passos e não se perder no meio de tanta papelada e afazeres.

Checklist para abertura de empresa: público-alvo e estudo do mercado

Como já foi dito, fazer um checklist para abertura de empresa é essencial para que você consiga, de fato, abrir o seu próprio negócio dentro de todas as legalidades.

Antes de qualquer coisa o mais interessante a ser feito é um estudo de mercado e qual é o público alvo que seu produto ou serviço irá atingir.

Faça perguntas simples para direcionar a sua estratégia, como “Há espaço no mercado para o meu produto ou sérvio?”, “Qual vai ser o meu diferencial em relação aos outros?”, “A oferta vai ser local, região ou nacional?”, etc.

Perguntas do tipo vão te ajudar a perceber e ter uma vaga ideia se as pessoas vão, de fato, querer adquirir o que você está oferecendo.

Antes da abertura da sua empresa você pode fazer uma pesquisa com o seu público-alvo, podendo esta ser feita por uma simples enquete na internet.

Estratégia de Marketing

Se depois de se questionar e fazer uma breve pesquisa com o público-alvo sobre a abertura da empresa você chegar a conclusão de que o produto ou serviço é realmente viável, então é preciso pensar na estratégia de marketing.

O marketing é o primeiro contato entre o cliente e o produto, sendo extremamente importante para chamar a atenção do seu público-alvo.

LEIA  7 erros graves de finanças que você deve evitar na sua empresa

Hoje em dia estar antenado às redes sociais e apostar em um marketing digital é a maneira mais rápida, fácil e barata de divulgar a sua marca, além da possibilidade de um contato direto com algum possível comprador.

Há diversos mecanismos de marketing, principalmente o digital, então se você tiver a possibilidade de investir em uma equipe qualificada para fazer o serviço é algo mais interessante.

Equipe qualificada

Na hora de montar o checklist para abertura de empresa é essencial que você separe um tempo para montar o perfil das pessoas que combinam com seu projeto.

Uma equipe qualificada é o que irá garantir que o seu produto final saia da maneira que você e os consumidores esperam.

Plano de Negócios

O plano de negócios é uma síntese de tudo o que será feito para que a abertura da sua empresa chegue à realidade.

Há diversas plataformas online que disponibilizam tutoriais de como elaborar esse projeto, mas a ajuda de um profissional ou alguém já experiente no mercado pode ajudá-lo a fazer isso.

checklist para abertura de empresa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Documentos necessários

A parte burocrática é muito cansativa e aqui seria preciso fazer um checklist para abertura de empresa apenas nesse tema.

Em resumo, os documentos necessários para a abertura do seu próprio negócio são:

  • Registro na Junta Comercial
  • Emissão do CNPJ
  • Inscrição Municipal
  • Alvará de Funcionamento
  • Inscrição Estadual
  • Cadastro na Previdência Social
  • Questões fiscais – emitir notas fiscais e autenticação de livros fiscais.

Dentro dessas etapas há vários passos a serem seguidos e eles não são tão simples assim, pois exigem diversos documentos, alvarás e coisas do gênero.

Fazer o checklist para abertura de empresa é apenas o primeiro passo, há muitas outras coisas envolvidas e nem tudo é tão simples quanto parece. Você pode tentar resolver tudo sozinho, mas o mais recomendado é buscar por ajuda profissional, como a VERS Contabilidade, vale a pena nos conhecer.

LEIA  O que analisar em uma franqueadora na hora de escolher qual franquia abrir

Acompanhe novidades também em nossas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Empreendedorismo, Estratégia, Negócios, SocietárioTagged , ,