Gestão de Redes de Franquias

Falaremos hoje sobre a gestão de franquias. Um segmento do mercado que apresenta um crescimento exponencial, porém, requer muito tato para saber lidar.

As empresas buscam a todo momento aumentar seu faturamento, via crescimento de vendas, de aumento de território e aumento de clientes da sua base. São vários os canais para que uma empresa possa aumentar suas vendas como por exemplo: lojas próprias, representantes, venda multinível, franquias, dentre outros.

Vamos tratar aqui sobre Franquias. Quando falamos em Franquias temos que pensar em crescimento, aliás quando falamos de empresa, de empreender a premissa básica é que seu produto ou serviço irá resolver um problema específico e gerar valor para seu cliente, logo, você quer levar para mais e mais clientes.

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Quando você toma a decisão de expandir seu negócio via franquias, você passa para um novo patamar. O patamar de trabalhar em rede. E o trabalho em rede, te da múltiplas possibilidades de crescimento, pois você terá mais escala, mais marketing, mais aprendizado, mais compras, mais economia e mais vendas! Mas o trabalho em rede requer uma gestão muito mais detalhada e específica! E como seria essa gestão de franquias?

gestão de franquias

Vou responder essa pergunta em com três itens importantes: Pessoas, comunicação e resultado.

1) Pessoas: Gestão de redes, requer muita habilidade em saber ouvir e saber falar na hora certa, saber sentir o que está por trás de cada atitude e também saber motivar as pessoas, principalmente os franqueados. O propósito aqui, conta muito!

2) Comunicação: A comunicação em gestão de franquias deve ser forte, por todos os meios e mídias e ao mesmo tempo, deve ser individualizada, cada franqueado aprende de uma forma, cada franqueado assimila de uma forma diferente. Aqui entra também os diferentes formatos de treinamentos e maneiras de transmissão de conhecimento. O benchmarking como por exemplo visitas e trocas entre franqueados também é excelente.

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3) Resultado: A gestão do resultado deve ser diária, por hora, por minuto! O resultado tem que ser sentido na rede, em cada franquia e no franqueador. Afinal todos só sobrevivem com crescimento. E em redes de franquias o foco tem que ser ir além das metas, gerando motivação e engajamento.

Para quem quer entrar neste mundo extraordinário do franchising ou já está nele, tem que gostar de gerir redes e dar foco total a este ponto.

 

Texto por: Diógenes Nunes – Diretor de Franquias Vers Contabilidade | Linkedin 

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