Saiba sobre o Preenchimento correto da NF-e

Em busca de crescimento e novas possibilidades, muitos empreendedores resolveram se formalizar através das ferramentas disponíveis, como o MEI e o ME. E depois disso, naturalmente, surgem várias dúvidas, dentre elas aquela que diz respeito ao Preenchimento correto da NF-e. 

A nota fiscal eletrônica é uma exigência cada vez mais recorrente para qualquer serviço solicitado. Seja para prestar contas, quando o próprio cliente exige, ou para contabilizar no imposto de renda, quando o profissional é quem faz questão de emitir, ela já está passando de “opcional” para “fundamental”. 

E se você criou um CNPJ recentemente e buscou autorização para emitir nota fiscal, com certeza se deparou com dúvidas relacionadas ao preenchimento correto da NF-e 

Por isso vamos lhe dar todas as orientações, e explicar como você fará isso, além de outras questões sobre esse mesmo assunto. 

Preenchimento correto da NF-e _00000

Saiba tudo sobre o Preenchimento correto da NF-e 

Depois que você se formaliza, parece que finalmente está tudo resolvido, e agora você pode aproveitar os benefícios de ser um Micro Empreendedor. Mas aí surge a primeira solicitação de Nota Fiscal Eletrônico, e você, literalmente, empalidece. 

Se você realmente já passou ou está passando por essa situação desagradável, não se preocupe, pois vamos lhe orientar sobre como deve acontecer o preenchimento correto da NF-e 

  1. Campos de preenchimento: 

Nem todos os campos da Nota Fiscal serão preenchidos por você. Alguns deles o próprio sistema de emissão é quem se encarregará, como acontece com o “Número da Nota Fiscal Eletrônica”. 

Depois que você acessar o sistema para emissão da Nota Fiscal, existirá um campo com a solicitação de dados do “Tomador de Serviços”. Você deve escolher apenas um dos campos para preencher, sendo eles “Apelido” ou “CNPJ/CPF”.  

Nesse local você deve inserir os dados de seu cliente, ou seja, a pessoa que vai receber a nota fiscal. Ela deve te fornecer dados como CNPJ, Razão Social, endereço e e-mail para recebimento de nota fiscal.  

  1. Prossiga com a emissão: 

Quando você preencher um dos campos com os dados de seu cliente, e clicar em prosseguir, ele mostrará uma simulação da nota, onde você verá os seus dados como “Prestador de Serviços” e os dados de seu cliente como “Tomador de Serviços”.  

A seguir, haverá um capo referente a sua atividade prestada. Como você pode ter uma atividade principal e outras secundárias, é possível selecionar qual é a atividade que foi prestada no caso dessa nota fiscal.  

  1. Valor: 

Por último, você deverá preencher o valor de sua nota fiscal, colocando inclusive quais são os centavos referentes ao pagamento que será recebido. E pronto, clique em emitir. 

Mas qual é a importância de emitir nota fiscal?

Agora que você já sabe sobre o Preenchimento correto da NF-e, vem a dúvida sobre a real importância dessa prática. A sua empresa emite nota fiscal eletrônica para os clientes? 

Fazer isso é uma prova de que você trabalha dentro da legalidade, e está em dia com as obrigações relacionadas ao governo.  

A partir do momento que você se formaliza, emitir nota fiscal deve passar a ser uma de suas prioridades. Quem é Micro Empreendedor Individual (MEI) não tem obrigação de emitir para pessoas físicas, a menos que o cliente solicite. Mas quando o serviço é prestado para outro CNPJ, ou seja, uma pessoa jurídica, aí a obrigatoriedade se faz. 

  • Confiança: 

A empresa que emite a nota fiscal cresce no conceito de seus clientes, pois demonstra seriedade e profissionalismo. A credibilidade é sem dúvidas a questão mais importante, pois prova que essa empresa está trabalhando dentro da legislação.  

  • Controle: 

Além disso, as notas ficam arquivadas em seu sistema, e por isso você tem um controle a respeito daquilo que foi emitido, o que também ajuda no controle contábil de sua empresa.  

  • IRPF: 

As notas geram uma retensão e com isso engordam a sua declaração de imposto de Renda, que deve ser feita anualmente em data estipulada. 

Preenchimento correto da NF-e _00001

Quem pode me ajudar com o Preenchimento correto da NF-e? 

Se você não sentir segurança em emitir uma nota fiscal, então poderá buscar ajuda em uma subprefeitura de sua região, ou mesmo contratar um contador para lhe dar a devida orientação.  

De qualquer forma, o preenchimento não é difícil, e ele praticamente te orienta qual o caminho que deve ser percorrido para a emissão da nota.  

O segredo é apensa ler os campos com atenção, e sempre confirmar os dados tanto do prestador de serviços (que seriam os seus dados, no caso) quanto o do tomador de serviços (o cliente que está recebendo essa nota).  

Com essas dicas você já está preparado para fazer o preenchimento correto da NF-e, e poderá emitir sem grandes problemas. Faça isso sempre que houver um serviço prestado, ou um produto vendido.  

 

LEIA  Qual franquia investir? Franquia Vers Contabilidade!

Veja mais conteudos em nossas redes sociais:

Facebook

Linkedin

Postado em Sem categoria