Vers explica: Como fazer a Mudança de empresa MEI para ME?

Se o seu empreendimento cresceu, e ganhou proporções maiores do que aquelas esperadas, talvez seja hora de fazer a Mudança de empresa MEI para ME, ou seja, de Micro Empreendedor Individual para Micro Empresa.  

É normal que você comece seus negócios como MEI, e com o tempo sinta a necessidade de migrar para outro formato de formalização. Mas quando isso acontece, surgem várias dúvidas.  

Por onde começar? Como fazer? Quais documentos eu devo reunir? Posso ser um ME? Se você está passando por todo esse processo, e está em desespero, se acalme. Nós vamos ajudar a entender como fazer a mudança de empresa MEI para ME, e você verá que é mais simples do que parece. 

Mudança de empresa MEI para ME_00002

Veja aqui como fazer a mudança de empresa MEI para ME, e amplie o seu negócio

Você começou com um negócio modesto, sem muita pretensão, e quando se viu, o crescimento de sua empresa aumentou em faturamento, clientes e reconhecimento de mercado.  

Agora é hora de administrar esse sucesso, e uma das coisas mais importantes é saber como fazer a mudança de empresa MEI para ME 

  • O que é um ME? 

ME é a sigla que significa Micro Empresa, e é uma espécie de evolução do MEI. Enquanto uma empresa aberta como MEI tem o limite de faturamento de 60 mil reais ao ano em 2017 (com previsão de aumento para 81 mil em 2018), uma Micro Empresa pode faturar até 360 mil reais ao ano.  

A maior vantagem do ME, no entanto, é que ele é elegível para se enquadrar no Simples Nacional. Para que isso aconteça, é importante primeiro fazer as contas referentes ao Lucro Real ou Lucro Presumido para saber se os impostos pagos são elegíveis para o Simples Nacional. 

Além disso, uma Micro Empresa também tem mais facilidade para obter créditos financeiros, antecipando o recebimento para conseguir fazer investimentos no negócio. Essa empresa também poderá contratar mais funcionários, enquanto o MEI se limita a apenas 1. Mas não para por aí: 

  • Direito de exportar produtos e serviços; 
  • Participar de editar públicos de compra de serviços ou produtos; 
  • Menor burocracia.

Mas afinal, como acontece a mudança de MEI para ME?

Então o seu negócio faturou mais do que 602 mil reais ao ano, que era o valor estipulado para se enquadrar em MEI. Portanto, é hora de fazer a mudança de MEI para ME.  

Existem duas situações em que você poderá migrar para Microempresa: uma quando o faturamento extrapola mais de 20% do estipulado (chegando a 72 mil reais) ou quando ele supera 60 mil, mas não chega a 20% a mais.  

  • Casos em que não extrapolou os 20%: 

Se apesar de seu faturamento ter sido maior que 60 mil reais ao ano, você ainda não extrapolou os 20% a mais, então o procedimento se dará da seguinte forma: 

Você efetuará o pagamento normal de sua DAS até o mês de dezembro, e então pagará uma DAS apenas referente à diferença de faturamento que extrapolou os 60 mil. O vencimento dessa segunda será estipulado conforme normas do Supersimples, em janeiro do ano seguinte. 

Então, a partir de janeiro você passará a ser tarifado conforme valor do ME, e não mais do MEI.  

  • Caso em que o MEI extrapolou os 20%: 

Se o faturamento foi maior do que 72 mil ao ano, mas menor do que 360 mil, então você se enquadra no programa Simples Nacional, e poderá migrar para o formato de uma Micro Empresa. Se isso acontece no mesmo ano em que você formalizou a sua empresa, então o valor cobrado será retroativo desde a sua formalização. 

Caso o valor extrapole nos anos posteriores a sua formalização, então o retrativo será cobrado a partir de janeiro do ano vigente. 

  • Passo a Passo: 

Para solicitar a alteração, você deverá acessar o site da Receita federal do Brasil, e acessar o portal do Simples Nacional. Então, ainda como MEI, você gerará um código de acesso, e com ele poderá solicitar o desenquadramento.  

Será necessário preencher informações como “motivo” e “data” em que o desenquadramento na colocação de MEI aconteceu. 

Mudança de empresa MEI para ME 00001

Posso fazer a mudança de maneira voluntária?

Outra questão referente à mudança de MEI para ME é que você pode solicitar o desenquadramento (conforme passo a passo descrito acima) de maneira voluntária.  

O novo enquadramento passará a valer sempre no mês de janeiro do ano subsequente. Caso você faça essa solicitação em janeiro, então o início será imediato.  

Como você pode ver, esse processo é bem menos complicado do que parece. Ainda assim, para que tudo seja feito de maneira correta e segura, você pode solicitar ajuda de um contador, que saberá lhe orientar devidamente.  

A Mudança de empresa MEI para ME representa um grande passo em sua vida profissional, e no sucesso de sua empresa. Preste atenção as suas finanças para saber a hora certa de migrar.  

Confira nossa paginas nas redes sociais:

LEIA  Como abrir a empresa de forma mais rápida?

Facebook

LinkedIn

Postado em Empreendedorismo