Entenda a relação entre empreendedorismo e contabilidade, e porque eles devem andar lado a lado

Empreendedorismo e contabilidade são dois assuntos que estão absolutamente relacionados. Isso porque quem decide abrir uma empresa no Brasil, independente do porte em que ela se enquadra, terá de lidar com diversos processos burocráticos  

E um escritório de contabilidade com certeza é o mais indicado para auxiliar nessa questão, tirar dúvidas, ajudar na reunião dos documentos necessários e nos pagamentos de taxas.  

Por isso, é importante considerar que empreendedorismo e contabilidade fazem parte de um mesmo universo, onde o empreendedor que tem uma ideia genial e deseja formalizar o seu trabalho precisa, antes de tudo, do auxílio de um bom contador. 

A seguir vamos falar mais sobre a relação dessas duas áreas para que você entenda a necessidade de contatar um escritório qualificado de contabilidade para pedir o devido suporte quando necessário.   

Empreendedorismo e contabilidade _00001

Saiba a importância de manter empreendedorismo e contabilidade juntos em sua administração

Quando você abre uma empresa, precisa passar por uma série de procedimentos burocráticos, e uma orientação contábil poderá lhe ajudar muito dede o início e durante o processo de instalação e crescimento de sua empresa.  

Com o devido controle de todas as questões monetárias que envolvem a empresa, você terá muito mais controle a respeito de faturamento, giro, tributos e etc. Com isso, assegura a saúde de seu negócio, e garante que nãos era pego por nenhum imprevisto capaz de te levar a falência.  

Além disso, a orientação com um contador profissional ajudará você a organizar o planejamento fiscal de sua empresa, além de manter em ordem também todo o retorno do capital investido que ocorrer. 

  • Em que momento devo contratar um contador? 

Quando você analisa a relação entre empreendedorismo e contabilidade, deve considerar que todo o processo de criação da empresa envolvem processos fiscais, tributários e financeiros.  

Você não deve pegar suas economias e simplesmente investir em algo completamente às cegas, sem saber nem mesmo qual é a relevância e as chances de seu negócio dar certo no mercado. 

Além disso, você poderá ser pego de surpresa com tributações e cobranças que nem imaginava que o seu tipo de empresa teria. Por isso, o mais aconselhável é que o contador acompanhe todo o processo, desde o esboço até o desenvolvimento e crescimento do negócio. 

Entenda a importância da contabilidade em sua gestão

Gerir uma empresa não é uma tarefa simples. É necessário ter cuidado e atenção a vários detalhes para que não sofra depois com problemas fiscais e perda de dinheiro.  

Por isso, mesmo que você contrate um contador, é de suma importância que como gestor você tenha algumas noções básicas de contabilidade, e não deixe de buscar ajuda sempre que necessário. Afinal, a grande intenção de um empresário é abrir um negócio lucrativo, e um erro contábil pode representar justamente um desfalque financeiro no final do mês, indo contra as suas expectativas. 

O serviço contábil é hoje um dos mais procurados por empreendedores dos mais variados portes. E isso não acontece por coincidência: as grandes empresas reconhecem a importância desse auxílio para manter as portas abertas.  

O descontrole financeiro pode surgir de maneira discreta, e não representar riscos no começo. Mas com o passar do tempo, isso vais e tornar cada vez mais grave, podendo colocar seu negócio em risco.  

Assuntos como a definição de pro labore para sócios, por exemplo, é um assunto sobre o qual o contador também poderá lhe auxiliar, definindo valores e questões justas e que não causem um rombo em sua empresa.  

  • Metas e possibilidades: 

Um profissional de contabilidade também ajudará você a prever e estabelecer metas financeiras. Com o profissionalismo e um profundo raio-x de sua empresa, ele saberá como lhe orientar para alcançar os objetivos referentes a faturamentos e gastos.  

Para uma gestão completa e competente, isso é extremamente importante, afinal, você não conseguirá coordenar o crescimento de sua empresa de maneira correta e assertiva sem a devida orientação.  

Empreendedorismo e contabilidade _00000

  • Os honorários são caros…: 

Um dos argumentos usados por empresários que não contratam escritórios de contabilidade, e continuam correndo riscos dentro de suas empresas, é que os honorários cobrados por esses profissionais são muito altos.  

A verdade é que hoje existe uma boa oferta, e você não deve levar em consideração apenas o preço, mas acima de tudo a qualidade do escritório e do profissional que contratar.  

Considere que a contratação desse serviço não representará um gasto, mas sim um investimento, e que a sua perda poderá ser expressiva caso não conte com a participação de um contador em sua gestão.   

Como você pode ver, empreendedorismo e contabilidade andam lado a lado, e devem sempre ser citados juntos. Um bom empreendedor precisa ser ousado, criativo e, acima de tudo, responsável. Começar a sua empresa de maneira adequada e segura é uma ótima forma de largar com o pé direito. 

Acompanhe-nos também nas redes sociais:

LEIA  Como conseguir investimento para seu negócio? - Parte III

Facebook

Linkedin

Postado em Empreendedorismo