Como fazer uma pesquisa de mercado?

Você pretende abrir uma empresa. Qual é a primeira coisa a fazer? A pesquisa de mercado?

Muitos pensam que é captar recursos, escolher um nome e encontrar um local para estabelecer a empresa, além de outras coisas.

Mas a primeira coisa a ser feita é a pesquisa de mercado, para que o negócio seja entendido como um todo e não divido em partes.

A pesquisa de mercado pode ser conceituada como o conjunto de informações coletadas pela empresa junto ao seu público.

Neste caso, o público não se restringe aos clientes, mas abrange aos funcionários e a outros grupos.

Definir quais pessoas serão consideradas no processo dependerá diretamente da área de atuação e do objetivo da empresa.

Vale destacar que este tipo de pesquisa é uma ferramenta fundamental na implantação e manutenção de lojas físicas e virtuais, uma vez que os resultados coletados permitem a elaboração do plano de ação e trazem valiosas informações sobre o segmento no qual o empreendedor pretende atuar.

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Sem dúvida alguma, quanto mais for detalhada a pesquisa de mercado, melhor será a performance do negócio.

Não importa se você vai inaugurar sua loja em breve ou se o seu e-commerce já foi lançado.

Para evitar incertezas, o ideal é apostar sempre nestas pesquisas antes de tomar decisões importantes, de modo a avaliar a viabilidade de projetos e confirmar hipóteses.

Que tal elaborar agora a sua pesquisa de mercado? Não sabe como começar? Confira as dicas que preparamos a seguir!

Planeje antes de pesquisar

Lembre-se que o planejamento é essencial para o cumprimento satisfatório de qualquer processo.

Nesta etapa inicial, a empresa deve escolher o tipo de pesquisa que deseja empreender.

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As pesquisas de mercado mais comuns são as de satisfação do cliente, preferência do público-alvo, preço, Mídia, participação de mercado, teste de novos produtos e comportamentos e dados do consumidor.

Identificada a linha da pesquisa, a empresa deve definir qual problema deverá ser resolvido, quais respostas serão buscadas, qual é a finalidade da pesquisa e especialmente qual é o público-alvo.

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Coloque todas essas informações no papel, além de incluir os objetivos primários e secundários.

 

Defina a metodologia da pesquisa de mercado

Pesquisa quantitativa ou qualitativa?

Isso dependerá da intenção da sua pesquisa de mercado.

A quantitativa diz respeito à obtenção de dados numéricos e estatísticos que podem ser mensurados, indicando assim os índices de adesão e satisfação com os produtos e serviços.

Esse tipo de metodologia se baseia nos processos de amostragem, avaliação de percentuais e questionários com respostas fechadas.

A pesquisa qualitativa, por sua vez, busca informações mais subjetivas, com foco na experiência do público alvo em relação à marca, produto ou empresa.

Essa metodologia é baseada em hábitos, observações de uso e opiniões dos entrevistados.

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Normalmente, as pesquisas qualitativas são aplicadas através de questionários com respostas abertas.

Elabore e aplique o questionário

Na etapa de elaboração do questionário, é indispensável que a empresa crie um roteiro lógico para sua aplicação.

É preciso também escolher se a pesquisa será realizada via e-mail, por telefone, chat ou presencialmente.

Para formular um bom questionário, é fundamental usar linguagem clara e objetiva, dividir as perguntas em tópicos, escrever uma breve introdução contendo as razões para o estudo, começar com as questões mais simples e evitar perguntas repetitivas.

Completada esta etapa, é hora de partir para a coleta dos dados.

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A abordagem deve ser respeitosa e educada, fazendo com que o público-alvo não se sinta forçado a responder.

Outro ponto importante é evitar qualquer tipo de indução ou manipulação das respostas. Caso contrário, a pesquisa será ineficaz.

 

Organize, tabule e avalie

Os resultados da pesquisa poderão ser consultados futuramente pela empresa, o que torna tão importante estruturá-la de maneira organizada, registrando todos os dados de forma sistemática.

Nesta fase final da pesquisa, é necessário incluir gráficos, tabulações, imagens e outros recursos que o empreendedor julgar pertinentes.

Caso você não tenha habilidades específicas para fazer a tabulação e a avaliação dos resultados, procure o apoio de profissionais.

Uma boa alternativa é buscar consultoria em empresas e órgãos especializados.

Sem dúvida alguma, a pesquisa de mercado é capaz de identificar problemas, dimensionar oportunidades e minimizar os riscos do seu negócio.

Agora que você tem conhecimento dessas informações, não perca tempo e comece a planejar a sua pesquisa!

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