O que é e como elaborar o Plano de Negócio?

Quando eu preciso fazer um plano de negócio? Quando você vai comprar um carro, geralmente faz várias pesquisas e traça um planejamento para efetivar a aquisição, certo?

Você precisa pesquisar sobre o consumo de combustível do veículo, o custo médio de suas manutenções preventivas e corretivas, além de verificar quais acessórios vêm de fábrica.

Ainda há que se preocupar com a desvalorização do automóvel, a facilidade para vende-lo, dentre outras diversas variáveis que vão influenciar diretamente na escolha final. Plano de negócio 001

Para montar uma empresa não é tão diferente, também é necessário criar o Plano de Negócio.

Será através dele que a empresa irá se basear para se estruturar, assim evitando qualquer risco que haja para prejudica-la.

E é justamente por ser um sistema complexo, que uma empresa precisa tanto de um plano, para assim desenvolver seus processos objetivamente e, com isso, garantir maior estabilidade durante o percurso empresarial.

Pensando em ajudar o empreendedor, vamos explicar neste artigo sobre o que é um Plano de Negócio e como elaborá-lo de forma mais proveitosa para a empresa.

Vamos em frente!

 

O que é o Plano de Negócio?

Toda empresa precisa de um caminho para se direcionar e o Plano de Negócio será o responsável por isso. Será através dele que informações pertinentes do negócio irão ser apresentadas.

Ou seja, ele é um mapeamento de todos os percursos estratégicos, táticos e operacionais da empresa.

 

Mas como elaborar um Plano de Negócio?

Antes de tudo é importante lembrar que o plano de negócio é um direcionamento para que a empresa não falhe no mercado.

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Então atenção ao elaborá-lo e pesquise bastante antes de começar!

Sumário Executivo.

Ele será um resumo do negócio e deverá constar, segundo este e-book do Sebrae:

Resumo dos principais pontos do plano de negócio;

  • Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
  • Dados do empreendimento;
  • Missão da empresa;
  • Setores de atividades;
  • Forma jurídica;
  • Enquadramento tributário;
  • Capital social;
  • Fonte de recursos.

 

Análise de Mercado

  • 1º passo: identificando as características gerais dos clientes, que será uma pesquisa onde conta, por exemplo, a faixa etária, onde moram, quanto ganham, etc…
  • 2º passo: identificando os interesses e comportamentos dos clientes, que será a pesquisa que revela onde os clientes costumam comprar, quanto costumam pagar e outros…
  • 3º passo: identificando o que leva essas pessoas a comprar, que será questionar se o cliente compra por causa do preço, ou da qualidade, ou do prazo ou pelas formas de pagamento.
  • 4º passo: identificando onde estão os seus clientes, que será saber definir o tamanho do mercado de atuação, onde deve vender, etc…

 

Plano de Marketing

Faça aqui uma descrição dos principais produtos e serviços, depois defina o preço, relacionando custo e venda, e, em seguida, defina como e quais estratégias promocionais o negócio terá.

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Também será aqui que a empresa fara sua estrutura de comercialização, para saber como irá distribuir e vender seus produtos.

Nesse momento é onde os locais de distribuição e venda são identificados. Aqui deve-se verificar a frequência e concorrência nas proximidades, o acesso ao local, a segurança do mesmo, dentre outros fatores.

 

Plano Financeiro

Todo negócio precisa de estar seguro quanto ao seu financeiro e nada melhor que um planejamento para isso.

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Nesse plano a empresa irá observar qual será o investimento total necessário e todo tipo de investimento que passará pelo processo, como:

  • A estimativa dos investimentos fixos;
  • Os investimentos pré-operacionais;
  • O capital de giro;
  • Estimativa do faturamento mensal
  • Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações;
  • Estimativas dos custos de comercialização;
  • Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas;
  • Estimativas do custo com a mão de obra;
  • Estimativa do custo com depreciação;
  • Demonstrativos de resultados;
  • Indicadores de Viabilidade;
  • Um resumo do investimento total;
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Plano Operacional

O primeiro passo para um plano operacional é estudar as possibilidades de layout e organização do espaço físico que será destinado ao negócio.

Fazer uma boa leitura do ponto de vendas, a empresa irá ofertar melhor experiência de compra aos seus clientes.

Se é uma loja de calçados, por exemplo, é importante ficar de olho na moda e nas peças mais procuradas/vendidas para expô-las melhor.

Como a marca de chinelos Havaianas, que depois de uma bela renovada na marca e em seus produtos, agora conta com pontos de venda muito bem organizados, separando os produtos por tipo e cor, assim facilitando a vida do cliente, como pode ser visto na imagem abaixo.

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Ou no caso de ser uma loja de joias, você deve expor aquelas que chamam mais atenção, seja pela beleza, até mesmo pelo custo-benefício ou produtos em promoção.

Depois é importante definir a capacidade produtiva da empresa como um todo, para então entender sobre o volume a ser produzido e também como será feita a comercialização inicial.

E ao final, o empresário deve definir os processos operacionais para as principais atividades do negócio, não esquecendo de determinar a necessidade de pessoal que os processos irão necessitar.

 

Por fim, é indispensável analisar todo o plano e verificar seus pontos, para corrigi-lo, se necessário.Com o Plano de Negócio a empresa terá maior capacidade de se organizar em busca de seus objetivos.

E aí, o que acharam do artigo? A informação foi útil? Escreva para a gente!

 

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