Mercado Fornecedor: O que é e como aproveitá-lo?

Mercado Fornecedor

Toda marca precisa de matéria-prima e insumos para a produção de seus produtos e serviços que serão vendidos e o mercado fornecedor é o responsável por tais matérias-primas e insumos, se fazendo crucial para qualquer negócio.

Ele é o ponto de partida de qualquer produto ou serviço e por isso têm grande importância em todo o processo empresarial, desde o seu planejamento.

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Ao abrir um negócio, os fornecedores devem ser muito bem estudados e, além disso, devem ser entendidos também como principais parceiros, por serem a base de qualquer negócio, assim evitando qualquer tipo de empecilho.

Então neste artigo iremos explicar mais a fundo quem são os fornecedores, mostrando como os escolher da maneira correta e como otimizar a relação entre empresa/fornecedores.

 

O que são os fornecedores de uma empresa?

Através dos fornecedores é que tudo começa. Todo produto ou serviço precisa de determinadas matérias-primas e insumos para ser produzido.

Como é o caso do papel, que tem a árvore como sua matéria-prima e as máquinas para produzi-lo como insumos.

mercedo fornecedor

E é fundamental que o empresário saiba determinar bem seus fornecedores, pois muitas vezes eles serão os principais custos do negócio, além de serem fundamentais para propiciar a qualidade dos produtos.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, “Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.”

Como escolher os fornecedores?

Não tem jeito! Se tem uma coisa que o empreendedor deve se preocupar na hora de abrir e manter a sua empresa depende do quanto conhece o seu mercado fornecedor.

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É indispensável que a empresa faça um levantamento de todos os possíveis fornecedores do negócio, pois somente assim ela terá um leque de opções para analisar e encontrar os mais convenientes.

Também é bastante aconselhável que haja um maior número de fornecedores disponíveis, pois evitará que ocorra a falta das matérias-primas e insumos

Ou seja, manter parceria com uma quantidade maior de fornecedores faz com que o empresário corra menos riscos quanto a falta de entrega .

É indicado utilizar a internet, ler revistas do ramo, e, principalmente, consultar empresários que já fazem possuem experiência na atividade.

Frequentar eventos do ramo do negócio é também uma ótima oportunidade para conhecer fornecedores, assim como o mercado do ramo de forma mais profunda.

Outro ponto a se atentar é referente aos critérios a serem utilizados para a escolha dos fornecedores:

  • Preço;
  • Forma de pagamento;
  • Prazos e pontualidade na entrega;
  • Qualidade;
  • Reputação;
  • Localização;

Não menos importante, a sustentabilidade e a parte de desenvolvimento social dessas empresas fornecedoras também são importantes estarem dentro dos critérios, em vista da crescente preocupação das pessoas com o meio ambiente.

Uma outra recomendação é cadastrar os fornecedores e manter os cadastros sempre atualizados.

Veja um artigo da VERS sobre erros a serem evitados clicando -> AQUI.

 

Negociando com os fornecedores

Qualidade e competitividade são dois fatores extremamente importantes para seus produtos, por isso é necessário procurar pelo fornecedor certo.

Estudar o mercado antes de procurar e definir os fornecedores é uma ótima dica, pois ao dar início a qualquer negociação, o empresário já terá todo o conhecimento necessário para fechar negócio.

Saber quais são os preço, prazos e qualidades comumente praticados dará mais segurança ao empresário na hora de definir as melhores opções para fechar contrato.

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Fazer compras coletivas com outros empresários também pode fazer efeito no custo, pelo fato de que, dessa forma, é bem mais fácil conseguir uma redução grande no preço.

Ter um bom relacionamento com eles também é outro objetivo primordial, pois aumentará a possibilidade de melhores negociações, e, consequentemente, a redução de custos.

Mantendo o relacionamento justo e positivo para ambos – fornecedor e empresa – abre grandes chances de formar parcerias duradouras e em consequência disso, os negócios tornam-se menos onerosos.

 

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