Abrir um negócio: Veja algumas dicas

Abrir um negócio

Você já deve, em algum momento, ter percebido alguma ótima oportunidade de empreendimento e não tinha ninguém para te ajudar a abrir um negócio?

Para abrir um negócio é preciso sim ter boas ideias, mas isso basta?

abrir um negócio

Você sabe como funciona a estrutura societária de uma empresa?

A sinergia dos sócios é fundamental para a maioria das organizações, pois são eles os investidores, os principais idealistas e visionários de tudo.

Serão os sócios os responsáveis por integralizar o capital da empresa, por planejar e executar sua expansão, além de observar suas incumbências.

Começar um negócio é algo que demanda bastante pesquisa e análise de dados pertinentes.

Num post anterior falamos sobre o que é preciso para abrir um negócio, explicamos um pouco sobre os primeiros passos para começar bem estruturado com a coisa toda.  Aproveite para conferir!

E nesse artigo daremos algumas dicas de quais são as opções mais assertivas para o empresário na hora de realizar a abertura de empresa.

Divisão igualitária nem sempre será a mais justa.

Obviamente todo mundo que entra numa sociedade empresarial espera por lucro.

Ocorre que tudo da empresa é divido, porém justamente. O contrato Social, que falaremos mais a frente, é que será o condutor de tudo.

Será através dele que os sócios saberão exatamente quais as suas funções, seus investimentos perante a empresa, além de várias outras informações determinantes para a condução da empresa.

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Atenção para elaborar Contrato Social! 

O Contrato Social é o documento que irá formalizar a sociedade e é de onde constam as principais informações: A quota de participação de cada sócio e a distribuição de lucros – ou pró-labore.

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Os empresários devem elaborar minuciosamente este documento, pois nele deverão estar informações para direcionar a administração como um todo e depois registrá-lo na Junta Comercial de seu Estado.

No documento também serão detalhadas as funções de cada sócio, em quais atividades e locais a empresa irá atuar.

Mas devem atentar-se as atividades que serão inseridas, para não sofrer com a obrigatoriedade de licenças a mais e com aumento da carga tributária.

 

Conheça o seu mercado e a sua atividade

O empreendedor já corre riscos por natureza, mas não precisa ser sempre assim.

O estudo das oportunidades de negócios, do próprio mercado em geral, será importante para identificar melhor as ocasiões para sair à frente da concorrência.

Coletar dados pertinentes do público e do local onde irá atuar fará com que a empresa tenha eficácia para definir seus produtos e serviços.

Entendendo as necessidades e desejos do público – conhecendo-o profundamente -, garante que os resultados sejam mais satisfatórios.

 

Equipe especializada gera melhores resultados!

Contar com pessoas que conhecem o ramo ou pelo menos que tenham a grande capacidade de conduzir corretamente a empresa é indispensável.

Uma equipe bem estruturada – principalmente desde o início – vai fazer com a o crescimento seja mais certo.

A empresa deve buscar por colaboradores que sejam Intraempreendedores, ou seja, deve ir atrás daqueles funcionários que investem esforços e conseguem auxiliar novos e melhores caminhos dentro do negócio.

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Os sócios também devem ser muito bem avaliados, ainda mais que os colaboradores, pois é alguém com quem você vai dividir os dias, decisões importantes e o lucro.

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BOOTSTRAPPING

Em boa parte dos casos, o empreendedor precisa acumular ou despender bastante do seu recurso financeiro para começar uma empresa do zero.

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O empreendedor, por muitas vezes não tem nada além de uma boa ideia.

Além disso, abrir um negócio não é nada barato e mesmo assim sempre tem quem consiga “transformar a água em vinho”.

Bootstrapping é um termo que surgiu de uma metáfora: “Puxar-se para cima com suas próprias alças das botas.”.

No empreendedorismo, o termo “Bootstrapping” remete ao fato do empreendedor não utilizar de recursos externos para o negócio, ou seja, significa que o empresário dar início a tudo com seus próprios recursos.

 

Invista no Marketing e saia na frente!

Toda empresa deve ser administrada com cuidado perante os seus públicos.

O Marketing é a parte estratégica e operacional da empresa, é responsável por todo o processo de venda, definição de produtos e serviços, além do relacionamento com os clientes, com os fornecedores e, junto ao setor de Recursos Humanos, também é importantíssimo para as relações entre colaboradores/empresa (Marketing Interno).

Com a atuação conjunta ao Marketing, a empresa irá criar, executar, analisar e modificar a sua metodologia de operar, que vão desde a visão, missão e valores, até sua imagem externa.

Outro fator indispensável que parte do setor de Marketing é a Publicidade, meio pelo qual os consumidores são diretamente ou indiretamente afetados – através da persuasão.

A Publicidade é a área que desenvolve o Branding, que em suma é a Gestão de Marca.

As Marcas precisam de fato ser propagadas para, posteriormente, serem reconhecidas. Sem ser vista, uma Marca dificilmente será lembrada.

 

Não se esqueça de criar Parcerias

Parcerias são cruciais para qualquer negócio. Mais ainda quando em meio à crise econômica e política atual.

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As parcerias podem ser uma ótima saída para quem deseja abrir um negócio, mas não possui recursos suficientes, assim como mão-de-obra ou até mesmo algum conhecimento importante para o ramo.

Realizar o Networking pode ser uma opção: Nada mais é do que a ampliação da rede de contatos da empresa.

Mas para uma parceria ser eficiente, vai depender dos objetivos de cada um, ou seja, o correto é que o empresário entenda os propósitos essenciais da parceria em si, para verificar se são complementares ao que você procura ou não.

 

Tenha uma Contabilidade de alto nível!

Contar com uma empresa que tenham profissionais bem capacitados é fundamental.

Em relação à Contabilidade, não é diferente. São profissionais que têm a capacidade plena de analisar e direcionar melhor os recursos financeiros da empresa.

O Planejamento Tributário feito corretamente é capaz de gerar redução de custos para a empresa.

A redução de custos é possível quando há uma boa gestão contábil dos processos, como na Declaração do Imposto de Renda e outros Impostos, além do controle contábil.

 

E se você quer abrir uma empresa e poder dispor de uma contabilidade de alto nível, entre em contato com a VERS Contabilidade, pois temos planos adequados para todo tipo de empreendedor!

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