O que é Gestão Estratégica e como praticá-la?

Gestão estratégica

Planejar sua locadora de veículos minuciosamente é um ato precedente do sucesso. Aquela pessoa que faz a gestão estratégica da sua vida tem um controle maior sobre suas ações e sabe prever melhor as situações mais adversas, para enfrenta-las com menos obstáculos.

Se na vida pessoal precisamos de gestão estratégica, na vida profissional não é diferente. Toda e qualquer empresa deve se arquitetar de determinadas formas que a faça ser projetada positivamente aos seus públicos.

Toda a locadora deve ser desenhada de um modo que seus produtos e serviços sejam bem vistos pelo público-alvo, satisfazendo suas necessidades e desejos, suplantando seus anseios.

A contabilidade, as vendas, o ambiente físico e os colaboradores devem receber atenção redobrada, pois são aspectos decisivos e competitivos dentro do mercado.

A gestão estratégica, em toda a sua amplitude prática, torna possível o estudo e as aplicações detalhadas de tudo o que envolve a empresa, desde o espaço a ser utilizado, até a forma de abordar o público.

Atentar-se aos detalhes processuais e manter o foco nas métricas é indispensável, já que o sucesso das estratégias implantadas depende de como será gerido seu próprio planejamento e seu respectivo desempenho.

Confira como realizar um planejamento logístico eficiente: Parte 1 e Parte 2.

A gestão estratégica pode ser dividida em várias partes como, por exemplo, o planejamento estratégico, o planejamento de Marketing, o planejamento tático, planejamento operacional, planejamento financeiro e o planejamento tributário, dentre outros.

Hoje falaremos mais sobre o planejamento estratégico, o tático e o operacional.

Planejamento Estratégico

Planejar estrategicamente é basicamente poder prever as possíveis situações, negativas e positivas, que podem envolver a empresa e, por isso, é importante que haja atenção redobrada ao estabelecimento das métricas que serão utilizadas.

LEIA  Como preencher o livro caixa? A Vers é sua solução!

O ideal, em primeiro lugar, é compreender a empresa como um todo, para em seguida desenvolver todo o planejamento.

Veja algumas dicas de gestão financeira para quem está começando um negócio.

As métricas nada mais são do que dados específicos a serem coletados, a fim de servir de base para as futuras atividades a serem realizadas pela entidade empresarial, ou seja, as métricas servem para nortear a aplicação de determinadas ações.

As estratégias devem ser planejadas no início do negócio e anualmente, ou quando há a necessidade de mudança no que tange os processos, por exemplo.

Prevenir as “pedras no caminho” e ter a chance de antecipar as tendências são as principais finalidades de um planejamento estratégico, por isso, é indispensável que haja um bom conhecimento da empresa, bem como do mercado para que seja garantido o maior número de acertos possível.

É preciso então que sejam encontrados indicadores-chave de performance ou KPI (Key Performance Indicator), que tratam-se de métricas de desempenho para mesurar alguns tipos de processos como o tempo ocioso, relação de funcionários admitidos e demitidos, giro de estoque, rentabilidade, entre outros.

Importante mencionar que toda a análise dos indicadores de desempenho seja feita dos ambientes internos e externos, os quais podem ser explorados com a ajuda da Matriz SWOT ou FOFA [Strenghs (Força), Weakness (Fraqueza ), Opportunities  (Oportunidade), Threats ( Ameaça)]

Com as métricas definidas e mensuradas, é hora de começar a agir e promover as mudanças necessárias, apresentadas pelo planejamento.

O planejamento estratégico é geralmente realizado pela alta administração da empresa e em longo prazo.

 

Planejamento Tático

Já mais aprofundado do que o planejamento estratégico, o planejamento tático tende a ser mais incisivo e focado na esfera departamental da organização, ou seja, o planejamento estratégico amplia o campo para enxergar a empresa num contexto geral, e o planejamento tático já se posiciona entre os departamentos, exclusivamente.

LEIA 

Executado em médio prazo, o planejamento tático da empresa estabelece o detalhamento voltado para os próprios departamentos para atingir os objetivos e metas propostos.

Cada unidade da empresa irá sustentar-se através da identificação do objetivo tático. É nele que a empresa será desvendada e cada setor receberá a atenção devida de suas atividades e metas estabelecidas.

O objetivo aqui é atender todos os departamentos de forma que estejam interligados no processo do planejamento.

 

Planejamento Operacional

No planejamento operacional, cada área será tratada isoladamente. Aqui, os colaboradores – principalmente da baixa gestão – serão os executores do plano.

Todas as questões do plano devem ser bem aprofundadas e desenvolvidas, individualmente, não deixando de observar o contexto geral, além da composição interligada de todas as unidades estratégicas. Neste plano, é necessário ter em posse os objetivos finais e os processos a serem utilizados.

O planejamento operacional é realizado em curto prazo e é um planejamento que vislumbra atender as demandas mais urgentes e práticas do dia-a-dia do negócio e, para isso, utiliza da metodologia da sigla 5W2H:

5W:

  • What (o que será feito?)gestão estratégica
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (por quem será feito?)

2H:    

  • How (como será feito?)
  • How much(quanto vai custar?)

Este método se baseia em uma sequência de questionamentos pertinentes que auxiliarão os envolvidos na tomada de decisões.

 

Para concluir…

Não é segredo a ideia de que toda gestão estretégica é indispensável a qualquer negócio, mesmo com todos os riscos. É da gestão que se mensura resultados das métricas propostas.

Sem planejar as atividades pretendidas, a margem de erros tende a aumentar consideravelmente, ocasionando a não geração dos recursos necessários para fomentar o crescimento da organização.

LEIA  Por que vale a pena terceirizar a contabilidade com a Vers?

E aproveite para contar com a VERS para lhe auxiliar em sua contabilidade e fale agora mesmo com um consultor!

 

Postado em EstratégiaTagged , , , ,