A Contabilidade Ambiental e a Sustentabilidade

O tema que preparamos para a postagem de hoje, para você, será sobre a contabilidade, mais especificamente sobre a Contabilidade Ambiental.

contabilidade ambientalAs empresas precisam criar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para se inserir na onda do momento: a Sustentabilidade.

Ser sustentável é ser socialmente justo, ser economicamente viável e ecologicamente correto, ou seja, são práticas corretas adotadas para formar uma melhor preservação ambiental e uma sociedade economicamente responsável.

Confira mais sobre a Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

O fato é que as empresas estão cada vez mais pressionadas pela sociedade para agregar o desenvolvimento sustentável em suas atividades e processos. Neste contexto, a chamada Contabilidade Ambiental ganha maior aceitação, dentre vários outros motivos, pelo fato da contabilidade ser essencial para qualquer negócio.

Nos dias atuais, por exemplo, caso determinada empresa não realize ou apoie qualquer prática sustentável, principalmente sendo do setor industrial e comercial, terá sua receptividade prejudicada entre seus públicos.

Constantes pesquisas ambientais vêm mostrando a enorme devastação no meio natural, como o desmatamento de florestas, emissão de gases extremamente poluentes, consumo e descarte indevido de produtos, dentre outras.

Baseados nessa informação que é possível afirmar sobre a extrema importância que a implantação da Contabilidade Ambiental possui. Além de que as constantes mudanças da sociedade, de uma forma geral, acabaram fazendo com que a necessidade de tratar o mundo de forma mais bem direcionada e responsável.

 

Implantação do Sistema de Gestão Ambiental e a certificação ISO 14001

A implantação do Sistema de Gestão Ambiental, que tem por base a norma da ABNT ISO 14001, depende de alguns requisitos para que se consiga o referido certificado, como:

  • Política ambiental;
  • Planejamento:

– Aspectos ambientais;

– Requisitos legais e outros;

LEIA  5 maneiras de reduzir custos na sua empresa

– Objetivos, metas e programa(s);

  • Implementação e operação:

– Recursos, funções, responsabilidades e autoridades;

– Competência, treinamento e conscientização;

– Comunicação;

– Documentação;

– Controle de documentos;

– Controle operacional;

– Preparação e resposta à emergências;

  • Verificação:

– Monitoramento e medição;

– Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros;

– Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva;

– Controle de registros;

– Auditoria interna;

  • Análise pela administração;

 

Normalmente o certificado da norma ISO 14001, que por sua vez refere-se ao uso do desenvolvimento socioambiental, por entidades empresariais, faz com que as mesmas busquem reproduzir e propagar condutas ambientais e sociais corretamente.

Esta certificação (ISO 14001) auxilia muito na captação de novos clientes, na melhoria da imagem e identidade da empresa, perante seus públicos, economia de contas a pagar, como as de água e luz, dentre várias outras vantagens.

 

A Contabilidade Ambiental como vantagem competitiva para empresas

Não é segredo a importância da contabilidade para qualquer entidade, até mesmo para pessoas físicas, pois a mesma serve para contabilizar o patrimônio – da empresa, no caso.

É através da contabilidade que a organização saberá de todos os custos e despesas ocorridas, em determinados períodos contabilizados estrategicamente.

Pouco conhecida, a denominada Contabilidade Ambiental trata de como a própria contabilidade, de uma forma geral, pode dar suporte ao Meio Ambiente e para o desenvolvimento sustentavelmente correto da empresa – ou ao chamado Capital Natural, que são todos os recursos naturais.

Há que se fazer a identificação e reconhecimento dos custos ambientais necessários de serem contabilizados, mesmo que seja complexo, pelo fato de haver custos intangíveis e de difícil identificação.

É imprescindível classificar os ativos e passivos ambientais, mas somente depois de estudar o meio ambiente em que se trabalha, para ter ciência de tudo que acerca o desenvolvimento sustentável.

LEIA  A importância da contabilidade consultiva para o empresário

Nesse sentido, na forma de capital circulante ou fixo, os ativos ambientais são todos os bens e direitos destinados ou provenientes do gerenciamento ambiental.

E os passivos ambientais são as obrigações que a empresa possui referentes a problemas ambientais.

Está mais do que provado que quando feita corretamente a junção do serviço contábil tradicional, da contabilidade ambiental e do planejamento tributário, a tendência é que a lucratividade aumente, bem como ajuda – e muito – na vantagem competitiva da empresa perante sua concorrência.

A VERS Contabilidade pratica o serviço contábil de excelência, junto ao planejamento tributário e dispõe de colaboradores especializados em realizar o melhor atendimento para sua empresa. Faça um orçamento conosco e otimize seu negócio!

Postado em Contabilidade, SustentabilidadeTagged