Entenda a importância do relacionamento com o cliente

Falaremos sobre a enorme importância do atendimento ao cliente que deve ser prestado pelas empresas, ou seja, sobre o relacionamento com o cliente.

Somos seres sociais por natureza e isso pode nos ajudar muito quanto ao tratamento realizado no atendimento das empresas aos seus clientes.

Podemos afirmar que atender bem os clientes é primeiro passo a ser tomado para conquistar e manter uma boa relação com os mesmos.

É primordial que seus funcionários entendam o processo de atendimento implantado, alinhando ao bom conhecimento do produto/serviço ofertado.

Realizando esse alinhamento sobre as atividades da organização, as informações serão divulgadas de forma mais precisa.

Veja 5 dicas para ter um bom relacionamento com seus clientes.

 

O relacionamento é o alicerce de tudo

É básico saber se relacionar com quem sustenta seu negócio. Hoje em dia, ainda mais!

Com tantas ferramentas disponíveis no mercado, que promovem interconexões entre pessoas, não há motivo para ficar isolado do mundo e deixar de aproveitar essa prática que vem ganhando cada vez mais forças.

Hoje temos as redes sociais online, como E-mailFacebook, WhatsAppLinkedIn e muitas outras que irão auxiliar o estreitamento relacional junto aos consumidores da marca.

Ser capaz de conhecer e até conviver com seus clientes pode se tornar um grande diferencial em todo o processo operacional, até mesmo para que sejam atraídos.

É bastante interessante que os canais de atendimento sejam diversificados, pois, dessa forma, o cliente terá mais possibilidades de contato.

As informações também devem estar alinhadas junto aos seus colaboradores, para atingir maior eficácia, com isso, seus funcionários tendem a transmitir as informações mais completas e corretas, diminuindo a ação das barreiras comunicacionais.

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Existem várias maneiras de se relacionar com o cliente: Call Centers, páginas incorporadas ao site, E-mail Marketing, telegramas via Correios, e, dentre outras, as propagandas institucionais também são bastante utilizadas.

A metodologia mais usada para a efetividade do objetivo de se conectar com o consumidor é chamada de S.C.O.T. (Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência).

Autoexplicativo, esse método tem a finalidade de viabilizar ainda mais a fidelização dos clientes.

 

As Mídias Sociais no desenvolvimento do relacionamento

A Globalização tornou possível uma grande evolução nos processos interativos.

Trouxe a interconexão instantânea entre pessoas, o aumento bastante significativo no fluxo de informações e deu voz ativa às pessoas envolvidas.

As mídias digitais vêm sendo utilizadas pelas marcas para alcançar seus clientes e demais públicos, afinal, a internet e as redes sociais são o novo “boca-a-boca”.

Está mais do que provada a importância das empresas em estimularem seus consumidores para uma interação mais intimista. Inclusive em momentos negativos, como, por exemplo, o Reclame AQUI.

Há quem diga que as empresas que não utilizam as redes sociais para interação com seus públicos, dificilmente terão oportunidade de crescimento, pois pesquisas mostram que os amigos são as maiores influências para a decisão de compra.

Uma boa dica para fomentar a relação de sua marca com seu cliente é o uso do Gamefication, que trata-se de da interação lúdica, o que gera um engajamento mais intenso do público com a empresa.

O fato é que quanto mais uma organização envolve emocionalmente os seus públicos, a chance de sucesso aumenta, visto que a empresa também deve entregar benefícios tangíveis e intangíveis.

 

Todas as informações estão no “Ciberespaço

O autor Pierre Lévy usou o termo “ciberespaço” para definir não só a infraestrutura do ambiente online, como seu uso.

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Pierre Lévy já previa toda esta democratização na transmissão de informações através do World Wide Web (www) e mais um pouco mais, em sua obra intitulada “Cibercultura”, de 1997.

No livro, o autor fala sobre o volume incalculável de informações disponíveis para troca entre os usuários e sobre o poder que cada um deles possui na divulgação das informações e conhecimentos.

Ou seja, assim como as pessoas já o fazem, as empresas precisam – mais do que nunca – buscar interagir assiduamente com essa sociedade em rede online, pois, nos dias atuais, o ciberespaço é o meio mais acessado, no qual está contida toda informação e todo conhecimento.

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