Núcleo de Negócio ou Core Business: O que é e como utilizá-lo.

A postagem de hoje será dedicada a informar sobre o Core Business ou Núcleo de Negócio e de como essa importantíssima informação pode influenciar na prosperidade de seu negócio, principalmente no que tange a abertura de empresa.

Na tradução livre podemos dizer que o core business se trata do “núcleo do negócio” e é uma das informações mais pertinentes que se deve ter, para que seja possível gerir uma empresa focando em seus objetivos e metas reais.

Será através dessa informação que a empresa poderá melhorar a tomada de decisões e obter maior vantagem competitiva.

núcleo de negócio

O sucesso de sua empresa depende do Core Business

Perceber, analisar e determinar o núcleo do negócio da instituição é de extrema seriedade, pois será através desse processo que a organização terá a compreensão de seus principais objetivos dentro do mercado atuante.

Segundo Chris Zook – autor de livros e artigos sobre estratégias de negócio -, a maioria das empresas que fracassam deve o seu colapso exatamente ao fato de não focalizarem os esforços em seu núcleo de negócio de forma correta.

Neste sentido é correto dizer que as empresas não devem ampliar muito o núcleo de seu negócio, pois têm grande possibilidade de se enrolarem em problemas relacionados às estratégias e, principalmente nos resultados.

Ao mesmo tempo é possível que a empresa consiga encontrar mais de um núcleo de negócio, porém é indicado que tal informação seja muito bem estudada e estruturada, pois tendo a ciência de absolutamente tudo o que move a empresa, o lucro se torna mais garantido.

Confira mais informações sobre o Núcleo de Negócio ou Core Business.

É importante destacarmos que a função principal da empresa não deve ser terceirizada, pois assim, bem provavelmente a empresa perderá a base de sua essência funcional perante seus públicos e, consequentemente também perderá força dentro do mercado.

LEIA  Como definir as metas de vendas da sua PME?

 

Analisando e aplicando o Core Business da organização

Basicamente é possível afirmar que o core business é um conjunto de estratégias que servem para direcionar melhor seu negócio. É a determinação da essência da empresa, ou seja, é o produto ou serviço que move a estabilidade e o crescimento da organização.

As empresas terceirizadas também possuem funções determinantes para o êxito do negócio e, por esse motivo devem receber atenção suficiente quanto à fortificação de um relacionamento, fazendo com que seja criada a proximidade entre empresa e terceirizadas.

Para determinar o núcleo do negócio de uma empresa, há a necessidade de analisar profundamente tanto o ambiente externo (macroambiente) quanto o ambiente interno (microambiente).

Após isso, organizar-se com algumas outras informações:

  • Quais os clientes com potencial lucrativo?
  • Qual a oferta fundamental de produto?
  • Quais canais têm mais importância em serem utilizados?
  • Quais os melhores recursos e estratégias?
  • Quais são as fronteiras da empresa?

Para ilustrar melhor: Utilizando o outsourcing contábil e fiscal, ou seja, terceirizando os serviços contábeis, sua empresa poderá e deverá direcionar todos os esforços para as suas principais atividades.

Conheça mais sobre o outsourcing contábil e fiscal.

Assim, caso a atividade de uma empresa seja a locação de veículos, por exemplo,determinando corretamente o núcleo de negocios, a mesma poderá concentrar-se em desenvolver melhor alguma outra área que seja indispensável para a execução do objeto social da locadora, como a área comercial e, desta forma abre a possibilidade de promover a redução da carga tributária, além de reduzir custos com pessoal especializado.

Outro case indispensável para elucidar o assunto é o da famosa Nike: a marca pratica a terceirização em boa parte do processo de fabricação de seus produtos, focando seus esforços somente na criação de novas tecnologias e designs inovadores, ou seja, a empresa decidiu que seu núcleo de negócio é o desenvolvimento de novos produtos, deixando a fabricação e distribuição nas mãos de empresas terceirizadas.

LEIA  Negócios escaláveis: como criar um?

 

A terceirização do departamento contábil

Com as constantes mudanças no cenário contábil, tributário e fiscal de uma empresa, garantir o atendimento de um bom contador é fundamental.

Desse modo, existe a oportunidade de reduzir os gastos, por exemplo, realizando um cuidadoso planejamento tributário, além de que um profissional de contabilidade pode contribuir diretamente para controlar as finanças de forma mais proveitosa para a instituição.

Para a empresa que pretende de fato focar em suas estratégias e ações, nada mais prático do que terceirizar a contabilidade. Com isso, a organização tende a se desenvolver com a sua essência mais enriquecida.

E nós, do grupo VERS, nos apresentamos para ajudar a sua empresa.

A VERS Contabilidade é destinada a quem pretende realizar a abertura de empresa ou simplesmente a empresa que possui a necessidade de implantar ou melhorar o seu departamento contábil.

Postado em NegóciosTagged ,