Franchising e franquias: uma forma de abrir uma empresa

Hoje iremos falar sobre uma forma cada vez mais crescente de abrir uma empresa: as franquias ou a franchising.

Apesar de na maioria das vezes os empresários buscarem o desenvolvimento de produtos ou serviços a partir do zero, a prática de abrir um negócio franqueado vem ganhando forças, pois claramente há mais facilidade em vender uma marca já estabelecida no mercado, do que arriscar no desenvolvimento de uma nova.

As franquias

franchising consiste em uma estratégia de mercado na qual um investidor pode aplicar seus recursos de forma mais segura, pois o negócio franqueado já estará instituído, padronizado e, oportunizará o menor – ou nulo – esforço quanto ao desenvolvimento de marca, produto ou serviço, por parte do empresário que deseja realizar a abertura de franquia.

franchising Mc Donald's e Burguer King
Duas das franquias mais bem sucedidas do mundo: Mc Donald’s e Burguer King.

A franchising é regida pela nomeada “Lei das Franquias”, a lei nº 8.955/1994.

Apesar de não haver definição única para franquia, podemos dizer que basicamente é um sistema no qual uma empresa já desenvolvida e estabelecida cede o direito de uso da marca ou patente à outro, por meio de remuneração direta ou indireta, assim, não caracterizando o vínculo empregatício.

Assim, podemos dividir o sistema de franquias entre dois participantes: O franqueador e o franqueado.

franqueador é a pessoa jurídica que cede o direito do uso de sua marca para outra pessoa (física ou jurídica), o franqueado.

O franqueado, por sua vez, somente terá a possibilidade em usar a marca do franqueador, mediante ao pagamento de alguns valores.

Existem alguns tipos de remuneração que devem ser feitas pelo franqueado ao franqueador e, o primeiro valor é o da Taxa de Franquia (franchising fee ou taxa inicial), que se trata de um valor único, referente a adesão ao sistema de franquia e, em segundo temos os Royalties, que são remunerações periódicas pagas ao franqueador pelo uso da marca.

LEIA  Abrir um negócio: Veja algumas dicas

A Taxa de Franquia é a primeira taxa paga ao franqueador, para que o franqueado ingresse na rede. E os Royalties correspondem, em sua maioria, a um percentual sobre o faturamento bruto da unidade franqueada, que pode girar em torno de 5% a 10% desse valor.

Outro valor a ser pago aos franqueadores é referente ao Fundo de Propaganda, que é a quantia pertencente às ações de Publicidade e Marketing de toda a rede da franquia. Neste caso, o franqueador é quem realiza a administração do referido fundo, mas periodicamente tem de prestar contas ao franqueado e este valor deverá ser repassado ao franqueador mensalmente.

A concessão do direito de uso da marca ou patente, por parte do franqueado, limita ao franqueador em utilizar da marca, todo o sistema de distribuição, tecnologia e administração de negócio, determinando um padrão.

Mesmo limitado ao padrão de determinada franquia, não há impedimento para que o franqueador possa expor e até mesmo implantar novas ideias que agreguem valor ao negócio, a não ser que tais processos sejam previamente restritos pelo franqueado e que se aplique a toda rede franqueada.

Confira algumas franquias de baixo custo para investir.

Um fator determinante para abertura de franquia é a formatação do COF (Circular de Oferta de Franquias) pelo franqueador ao franqueado.

Nesta documentação são formatadas todas as obrigações, tanto do franqueado, quanto do franqueador.

O franqueador tem o período de até 10 dias para enviar ao futuro franqueado a Circular de Oferta de Franquias (COF), antes da assinatura do pré-contrato, do contrato ou do pagamento de qualquer tipo de taxa, pois o descumprimento do prazo para a entrega do documento pode levar à anulabilidade do contrato de franquia e a devolução das taxas pagas e royalties.

ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Associação Brasileira de Franchising promove a defesa de todo o sistema de franquias junto aos órgãos públicos, além de auxiliar no estabelecimento de padrões facilitadores para a prática da franchising e incentivar o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas dos franqueadores e franqueados.

LEIA  Empreender com franquias vale à pena?

Atuante desde 1987, a Associação conta com mais 1.000 associados e está presente nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Além da ABF, o setor de franquias ainda conta com o auxílio da FIAF (Federación Iberoamericana de Franquicias), da Word Franchising Council e da IFA (International Franchising Associoation). 

O mercado das franquias

O Estado de São Paulo é hoje o local mais visionado pelos franqueadores, possuindo mais da metade das franquias fixadas em território nacional, com a quota de 53,3%.

No ano de 2015 o setor de franquias teve o aumento de 4,5% em relação ao ano de 2014. E em 2015, o faturamento do setor de Franshising cresceu 8,3% em relação a 2014.

As redes franqueadoras se concentram mais pela região do Sudeste, que detém 71.4% das franquias, em seguida na região do Sul com 16.7%, depois o Nordeste com 7.4%, Centro-Oeste com 3.7% e o com apenas 0.8%, o Norte.

Recomendamos o acesso ao Portal do Franchising, para mais informações específicas sobre o tema.

assinatura-pedro

 

 

 

Postado em EmpreendedorismoTagged ,