Globalização e seu advento: a interligação de tudo e todos.

Falaremos no post de hoje sobre o advento da globalização, que por essência consiste no desencadeamento da interligação de tudo e entre todos.

Para tanto, foi denominado o termo de “Aldeia Global”, devido ao fato das conexões mundiais estarem cada vez mais encurtadas e, por conta das mais variadas formas de se entreligar com o mundo.

A expressão “globalização” só foi designada nos anos 80, porém cientistas e historiadores defendem que esse processo tenha se iniciado anteriormente, nos séculos XV e XVI.

O fenômeno trás certa complexidade ao ser estudado e compreendido, pois é fundamental que se entenda todo o conjunto de variáveis que o configuram.

Podemos dizer que se divide em um total de 3 variáveis e são elas: A globalização social, a política e a econômica.

Detalharemos um pouco melhor todas elas, para que possamos nos aprofundar mais no assunto.

Confira mais sobre a globalização.

 

Globalização Social         

globalização_massificacao

Antes, já pós a Revolução Industrial, a capacidade competitiva das empresas era baseada unicamente na performance dos produtos e serviços da empresa.

Nessa época, tudo era padronizado. Tanto os serviços, quantos aos bens, não possuíam diferenciação na produção, menos ainda para as vendas.

Hoje, o processo se volta quase que exclusivamente para o relacionamento com o consumidor.

Assim, é possível que o consumidor se sinta mais valorizado e atraído por determinado bem ou serviço, por haver a personificação de praticamente tudo, nos dias atuais.

A globalização social faz com que o progresso da sociedade, em grande parte, seja estimulado, devido ao fato da facilitação do acesso às informações.

Vemos, a cultura como base indispensável das estruturas deste tipo de globalização.

A linguagem, por exemplo, é uma das maiores influenciadoras do desenvolvimento social, bem como a troca de experiências religiosas, gastronômicas e outras vertentes, causando a aculturação (ou, de forma resumida, a fusão de culturas).

LEIA  Mercado Fornecedor: O que é e como aproveitá-lo?

Tal fator coopera para maior integração social, principalmente devido ao fato da escolha da língua inglesa como principal idioma mundial, já que se trata da língua mais falada em nosso globo.

Os avanços tecnológicos também contribuem veementemente para a aproximação das pessoas, com os adventos do computador pessoal, da internet, e dos meios comunicacionais trazendo sempre mais mobilidade.

Com a evolução das formas e meios de se comunicar, ocorreu a facilitação em realizar negócios; o que favoreceu o fluxo mercadológico mundial.

 

Globalização Econômica

globalização Economica

O fator econômico também sofre com as constantes mudanças e comportamentos pelos quais a sociedade passa.

Hoje em dia, qualquer comportamento que seja mal ou bem interpretado pelas pessoas, pode influenciar o mercado financeiro mundial diretamente.

A integração econômica do mundo auxiliou na difusão de capital, levando à ampliação de possibilidades de negócios.

Para os empreendedores, por exemplo, a conjuntura desse fenômeno é tratada como principal influenciadora do fluxo mercadológico.

Novas modalidades de trabalho foram criadas a partir desta evolução do mercado, como na área tecnológica.

Apesar de que ainda é bastante destoante a distribuição de renda entre regiões e países, o que ocasiona em monopólios de alguns mercados.

As multinacionais são as empresas que mais se beneficiam da integração mundial, pois têm a possibilidade de se expandirem, enfrentando menos dificuldades.

Outro importante agente influenciador da economia que deve receber atenção, não só pelo alto e constante crescimento, mas pelas variáveis que contribuem para tal, é o setor do micro empreendedorismo individual (MEI) ou dos pequenos negócios.

O Micro empreendedor, de uma forma geral, pode ser visto com um dos executores essenciais no progresso econômico atual do mundo.

LEIA  Como conseguir investimento para seu negócio? - Parte III

Várias melhorias foram provocadas pelos micro e pequenos empresários, no setor financeiro do mercado global, por gerarem empregos, possibilitarem investimentos externos e internos, dentre outras variantes.

A taxa de inflação também enfrenta constantes oscilações, entre altas e baixas de mercado, em razão de incessantes impeditivos para a prosperidade dos negócios, como fatores políticos, burocráticos e até mesmo sociológicos.

Todo este processo de oscilação na taxa de inflação ocasiona ininterruptas mudanças no cenário econômico mundial, gerando também incertezas para investimentos, o que pode ser considerado um dos lados negativos da globalização econômica.

Já pensando nos consumidores, a ideia de fomentar a competição entre empresas, deve ajudar não só no estímulo à diversificação de produtos e serviços, como na ampliação e melhoria de determinados setores, assim também no encorajando a competição profissional.

 

Globalização política

No âmbito político, a globalização é menos harmônica, já que é basicamente focada no Neoliberalismo.

Resumindo, o Neoliberalismo caracteriza-se por um composto de princípios que defendem a não integração do Estado junto à economia.

A política influencia diretamente as formas de gerir o Estado. Assim, em sua maioria, o Estado garante domínio sobre as transações financeiras, impedindo até certo ponto, a evolução econômica nacional de países subdesenvolvidos.

Por outro lado, os países desenvolvidos viabilizam que as transações financeiras sejam realizadas sem maiores empecilhos, facilitando a execução de manobras para estimular o crescimento econômico.

Um dos principais motivos para a falta do envolvimento da política com a globalização, em um contexto geral, se deve ao fato dos Estados enxergarem que a própria política não deve ser contextuada globalmente, e sim regionalmente.

Contudo, é possível afirmar que existe a preocupação com a cooperação positiva do Estado entre si, para que seja estimulada não só a economia, como as questões voltadas para os direitos humanos.

LEIA  Concorrência: como enfrentá-la? - Parte 2

assinatura-pedro

 

 

 

Postado em EstratégiaTagged , , ,