Marketing Digital – Uma visão geral – primeira parte

Separamos uma série de três matérias sobre marketing digital para que vocês compreendam tudo acerca do assunto, desde sua definição, técnicas, exemplos e aplicação e melhoramento dessa ferramenta utilizada para elevar a participação das empresas no mercado através da internet. Então, vamos lá!

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Use o marketing digital a seu favor

O que é marketing digital

Segundo o dicionário, marketing, nada mais é, que: “estratégia de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.”

Portanto, partindo desse pressuposto, podemos dizer que marketing digital são as estratégias de otimização de lucros de mercadorias e serviços feitas através do meio digital, ou seja, principalmente, por meio da internet.

Contudo, também pode ser caracterizado como marketing digital a utilização de ações comunicativas feitas através da telefonia celular (tecnologias móveis).

Com o intuito de melhorar as vendas, ou então, atrair novos clientes ou divulgar e comercializar produtos e até melhorar a rede de relacionamentos, o marketing digital tornou-se uma das ferramentas mais válidas e relevantes para chegar aos consumidores mais rapidamente, de forma personalizada e muito mais eficiente através de canais de distribuição.

Entretanto, apesar de adotado o nome de marketing digital, muitos especialistas afirmam que o termo não existe, somente a aplicação de marketing (estratégico, econômico e operacional) adaptada aos meios digitais. Por isso, muitos não o utilizam, preferem apenas chamar de e-marketing ou marketing eletrônico.

Por sua vez, o e-marketing baseia-se nas mesmas especificações do marketing digital. O conceito é o mesmo, apenas se varia o nome. Não se assuste caso chegue a ouvir esses dois outros termos para a mesma prática, pois trata-se da mesma coisa.

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O marketing digital é uma extensão do próprio marketing, com diferenciação dos canais utilizados

O marketing digital eleva a participação da empresa no mercado

Hoje em dia, quase tudo pode ser resolvido pela internet. As informações estão disponíveis ao alcance de nossas mãos através de computadores, tabletes e smartphones.

As empresas devem buscar alcançar seus clientes através dessas novas mídias e novas formas de comunicação, pois, caso contrário, podem estagnar ou cair no ostracismo ao não se adequarem às modernidades.

Por isso, podemos dizer, que além de trazer os benefícios de otimização de lucros e de um melhor e mais amplo relacionamento entre empresa e clientes, o marketing digital eleva a participação das empresas no mercado.

Toda ação de marketing necessita planejamento para que sua execução se adeque às ferramentas mais utilizadas por aqueles que se quer alcançar. O marketing digital veio para ficar e cresce a cada dia mais, pois, proporciona uma comunicação direta entre empresas e seus clientes.

A importância do marketing digital

As mídias sócias é o exemplo mais claro para a importância e o sucesso do marketing digital.

Empresas que estão presentes nas redes sociais e as utilizam para esclarecer dúvidas dos seus clientes ou até para passar informações sobre seus produtos, mostram-se bem mais sucedidas que empresas que não se apresentam tão atuantes assim nas redes.

O Facebook, por exemplo, proporciona as empresas a atuarem no dia a dia dos usuários. Dessa forma, muitas delas entram e mantem um contato direto com seus cliente e clientes em potencial, destacando-se mais do que as demais mídias sócias.

Contudo, outras redes como o Twitter e LinkedIn também proporcionam um estreitamento nas relações entre empresa e cliente, sendo também outras duas redes que se destacam no marketing digital das empresas nos dias de hoje.

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A palavra chave quando nos referimos a um bom marketing digital é estratégia

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Saiba seus objetivos e obtenha sucesso com o marketing digital

As estratégias mais comuns são links patrocinados (principalmente através dos anúncios do Google), otimização de páginas (técnicas de SEO, confira mais aqui), o e-mail marketing, as mídias sócias e o marketing de conteúdo (informações válidas para criar um elo de confiança entre empresas e clientes no ato de compra).

Contudo, sabemos que o mercado digital é extremamente competitivo. Por isso, é necessário que as empresas invistam pesado no marketing digital para suprir às necessidades dos clientes e auxiliá-los no relacionamento do usuário em sua plataforma virtual seja na compra de produtos ou ao adquirir seus serviços.

Algumas definições

Agora, apesar de dar destaque ao já termos citado as redes sociais como fontes importantes e plausíveis de marketing social, destacaremos abaixo todas as estratégias de divulgação utilizadas nesse meio:

  • Redes Sociais

Quase todos que conhecemos possuem um perfil em alguma rede social, disso, todos nós sabemos. Também sabemos que muitas dessas pessoas passam seu tempo na internet navegando nas redes. Por isso, as estratégias de marketing digital nas redes sociais são as mais válidas e importantes, pois além de proporcionarem um elo direto aos seus clientes, também estão onde se mais se navega na internet.

  • E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia utilizada por diversos sites de compras e similares para enviar atualizações, ofertas de produtos e novidades para os clientes que se interessarem ou se inscreverem nos sites para receberem tais informações.

  • Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo foca na estratégia de proporcionar e entregar conteúdos relevantes e de qualidade ao público alvo de cada empresa. Assim, tal estratégia possibilita uma confiabilidade e fideliza seus clientes. É umas das técnicas de mais relevância no meio do marketing digital, pois resume-se a isso: fidelizar seus clientes.

  • Publicidade paga
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A publicidade paga é uma estratégia de divulgação tão eficiente quando se consegue localizar e estabilizar o seu público alvo. Assim, seus anúncios e propagandas passam a serem mais facilmente localizados e expostos nas páginas de busca on-line.

Bom, encerraremos aqui a primeira parte dessa matéria de três parte sobre marketing digital.

Esperamos que vocês tenham entendido o seu conceito suas estratégias, e, logo, postaremos a segunda parte que se caracteriza nas linguagens e ferramentas principais do marketing digital.

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