Entusiasmo: Alternativas de como tirar proveito do fracasso

Olá, o post de hoje fará o encerramento do tema “ Entusiasmo: Como tirar proveito do fracasso ”. Se você ainda não leu os textos anteriores, clique aqui e confira.

Como criar alternativas possíveis para os momentos que não proporcionam entusiasmo? Um caminho que mais possibilita o entusiasmo é fazer uma tarefa possível.A pior coisa que existe é precisar fazer alguma tarefa impossível.

Como ter entusiasmo fazendo algo teoricamente impossível? Trabalhando com passos, dividindo o impossível em passos tangíveis. Para isso, é importante saber trabalhar com metas, entender que as tarefas possíveis proporcionam o bom caminhar. Se o indivíduo encontra-se no trilho certo, há uma atitude mental positiva: dá para saber que está sendo feita a coisa correta no momento em que a vida que a vida o colocou.

Portanto, defina bem o seu objetivo principal. Na vida, as pessoas com objetivo têm o foco. Se não há um objetivo bem definido, na primeira adversidade é possível haver estagnação.

Como se esforçar ao máximo para vencer uma adversidade se não há objetivos? Não tem como vencer, pois também não se sabe, nem ao menos, aonde se quer chegar. É necessário incluir uma declaração do que se pretende dar em troca de uma realização.

É importante entender que todo objetivo da vida custa um determinado preço perante várias situações: um desprendimento às pessoas, às suas métricas, ao seu foco, ao que vai deixar de ser feito em prol do que vai começar a ser feito.

Ou seja, tudo na vida são escolhas. Não existe só ônus ou só bônus: existem os dois lados. Portanto, se é colocada uma nova trajetória na vida, também há um ônus nessa trajetória. Deve haver clareza nisso, pois, na hora que se sabe o que vem com esse ônus, há uma preparação para ultrapassá-lo.

O desejo ardente na aquisição de aproveitamento 

Olhe para seu objetivo com desejo ardente. Inflame esse desejo. Convença-o. Faça-o SE transformar no pensamento dominante em sua mente. “Plano B” não é objetivo principal bem definido. Objetivo principal bem definido é quando se tem certeza de que esse algo será atingido.

LEIA  Como se destacar perante a outros candidatos ao participar de processos seletivos da Vers Contabilidade?

A determinação funciona como a fé: ou se tem ou não se tem. E o Desejo ardente quer dizer: “É lá que eu vou chegar”. Mas o que fazer para isso acontecer?

A alternativa é enfrentar todos os caminhos de maneira positiva. Pois se sabe que é só questão de tempo para chegar aonde realmente se planejou. Isso é o desejo ardente. Cada um deve ter dentro de si e deve, diariamente, vivê-lo ardentemente.

Se diariamente você tem um desejo ardente em prol dos seus resultados, diariamente você ultrapassará desafios, ultrapassará adversidades e potencializará seus resultados. Comece a trabalhar imediatamente na realização do seu plano. A partir do momento que você determinar algo, inicie, faça, aja. Siga seu plano com precisão e persistência.

entusiasmo - progresso

A partir do momento em que você impõe o foco e traça um objetivo, você precisa ter persistência, pois ventos externos podem aparecer. Mas, se estiver redirecionado, você consegue se reposicionar em prol do seu objetivo principal, de aonde você realmente quer chegar através dos seus resultados.

Se você é surpreendido pela derrota, estude o seu plano com cuidado e altere-o se necessário. Não mude simplesmente porque você conheceu a derrota. Ou seja, se você tem um  objetivo principal bem definido, não mude o objetivo, mude a trajetória. Você pode mudar a  estratégia, mas jamais mudar o foco do que determinou.

Porém se você passa a acreditar que é impossível atingir seu foco, não deveria tê-lo determinado. Contudo, se você já impôs esse objetivo para a sua vida, é porque ele é possível: basta você criar as alternativas, as trajetórias em prol desse resultado.

Alie-se a outros de cuja ajuda você necessita. Se você é uma pessoa “deixa comigo que sozinho eu faço melhor”, infelizmente, você tem um grande problema. Todos precisam uns dos outros. Até porque ninguém detém todo conhecimento do mundo. Ninguém detém toda a atitude, toda a habilidade do mundo.

LEIA  Como conseguir emprego com o Linkedin?

A atitude que não há em você, há na Maria; a habilidade que você não possui, o João tem; o conhecimento que você não sabe, o Francisco sabe. E todas as pessoas juntas em prol de um objetivo fazem com que o caminho seja muito mais leve e muito mais rápido.

entusiasmo - motivação

Portanto, alie-se a pessoas, tenha pessoas à sua volta. Entenda que a vida é muito mais tranquila, muito mais feliz e é muito mais sensata com pessoas a sua volta. Mantenha-se afastado dos estraga-prazeres e negativistas. Fique só com os otimistas.

Quantas pessoas às vezes falam: “Estamos em crise. Isso não vai dar certo. Ó, céus. Olha o que está acontecendo.”? Pare. Essa pessoas estão te atrapalhando. Fique só com as pessoas que acreditam que as coisas são possíveis.

Se as pessoas acreditam que é possível, elas estão criando alternativas para isso se torne uma realidade. Saiba selecionar as pessoas que estão cultivando os seus pensamentos. Pessoas que são sempre negativas fazem com que você comece a enxergar a sua própria vida de maneira negativa. Então, aprenda a conviver com pessoas que têm pensamentos positivos.

Nunca deixe passar um dia sem dedicar algum tempo para levar seu plano adiante. O entusiasmo é desenvolvido pelo hábito, e hábitos exigem reforços.

Suponhamos que alguém tenha um hábito de ir três vezes por semana à academia. Um dia esse indivíduo começa um curso, começa outra atividade e não tem mais tempo para ir à academia. Esse hábito que ele tinha, acaba sendo neutralizado.

Por isso, é muito importante ter esforço diário para que esses hábitos possam ser perpetuados, e continuados dentro da sua própria trajetória.

LEIA  Recursos Humanos: boas práticas para desenvolver suas atividades

Bons hábitos geram entusiasmo

Mantenha sua mente positiva em todos os momentos. O entusiasmo não vai prosperar em um ambiente cheio de medo, cobiça, inveja, dúvida, vingança, ódio, intolerância e procrastinação.

É necessário pensamento positivo e ação, ou seja, é preciso contornar toda negatividade para poder se reposicionar.

Como já foi dito, a vida é feita de reposicionamento. No entanto, só se pode reposicionar-se  quando se tem a consciência de quem é e para aonde vai. Culpar-se é querer se castigar. Responsabilizar-se é querer mudar. E a mudança é necessária.

É uma mentira dizer que em time que está ganhando não se mexe, pois o time que está perdendo se mexe e supera. Mudanças são necessárias.

entusiasmo - zona de conforto

É fato que, se quiser permanecer na nossa zona de conforto e não  mudar, a consequência disso é desenvolver sérios problemas. O que a vida faz? Coloca adversidades, coloca desafios para ajudar a sair da zona de conforto, para proporcionar a mudança interna e externa em busca da melhoria contínua.

É para isso que uma empresa existe: para cada ano melhorar. O ser humano nasceu para  evoluir. E, se há interesse em evoluir, é necessário aprender. E onde se aprende? Fora da zona de conforto, com as mudanças.

E aí, volta a seguinte premissa: nada pode ser chamado de fracasso até que esse seja aceito como tal. Ou seja, não existem pessoas que fracassam, existem pessoas que desistem. Se você pensa que é um derrotado, você será um derrotado.

Se acha que não vai conseguir, então não adianta pensar que quer com toda a força, pois a vitória não sorrirá para você. Mas, se você é uma pessoa que acredita no seu sucesso, então o seu objetivo está ao seu alcance.

Gostou do post? Curtiu o assunto? Deixe seu comentário para que possamos saber a sua opinião.

Acompanhe novidade também em nosso Linkedin

Postado em Recursos Humanos