Passo a passo para abrir uma empresa

Você já teve a curiosidade de saber como abrir uma empresa? Todos aqueles que desejam de alguma forma montar seu próprio negócio procuram orientações sobre como fazê-lo. Ainda que você não tenha esse desejo, é interessante conhecer o mundo real do empreendedor. Hoje, o blog da Vers mostrará um pouco do passo a passo para abrir uma empresa.

Segundo a empresária Clara Menezes, que, hoje, é dona de uma empresa do ramo alimentício, há inúmeros desafios que, de certa forma, valem a pena. “É difícil, mas vale o esforço”, afirma.

Abrir uma empresa pode ser o diferencial para você conseguir ter uma carreira empreendedora.

Caso você seja de Belo Horizonte, ainda temos uma opção incrível para você, pois podemos fazer todo o processo de abertura gratuitamente. Basta clicar no botão abaixo para conferir:

Passo a passo para abrir uma empresa
Passo a passo para abrir uma empresa

Primeiros passos para abrir uma empresa

Após o momento de decisão de abertura de uma empresa, o passo zero, antes mesmo do início propriamente, é realizar um planejamento do que deve ser feito.

O que tem que ser feito. O quanto vai ser gasto. Quanto tempo vai demorar.

De um modo geral, é importante que você saiba antes de mais nada o que esperar do processo como um todo. É válido nessas horas ler conteúdos como esse e até consultar pessoas que já passaram pela abertura.

Uma vez que você tenha se planejado, já pode começar.

O primeiro passo é realizar o registro na Junta Comercial da sua cidade.

O que é isso?

Uma Junta Comercial é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas nos estados da federação. Será necessário obter um número de identificação do registro da empresa, o chamado NIRE.

LEIA  Abertura de uma empresa: Entenda como a contabilidade é importante

Em seguida, com o NIRE nas mãos, o empreendedor deverá realizar a inscrição do CNPJ da empresa. Ao realizar a inscrição do CNPJ, ele estará inscrevendo sua empresa na Receita Federal.

Para realizar esses processos, será necessário ao empresário já ter totalmente estruturado o contrato social da empresa, que é o documento base de qualquer negócio. Esse documento será a alma da sua empresa, é nele que consta o capital social, por exemplo. Ele é ainda mais importante quando o negócio possuir sócios, pois determinará as responsabilidades, deveres e direitos de cada um.

Por sua vez, após a inscrição do CNPJ, que significa Certificado Nacional para Pessoa Jurídica, o empreendedor deverá ir até a Prefeitura para obter a liberação de funcionamento da empresa.

O passo seguinte é a inscrição estadual da empresa na Secretaria de Fazenda Estadual, onde será realizado o registro fiscal.

Outro registro deverá ser feito, mas, desta vez, na Previdência Social. O cadastro na Previdência incluirá o nome de todos os responsáveis. Finalizado o procedimento, deve-se retornar à Prefeitura para que seja solicitada a autorização de impressão de notas fiscais.

Ufa! Não é fácil, concorda? Uma vez realizados todos esses procedimentos burocráticos, sua empresa estará pronta crescer.

Apesar da burocracia, é, sem dúvida, mais confortável operar dentro da legalidade e sem dor de cabeça tanto para empresários quanto para funcionários. Todos ficam mais seguros e as garantias trabalhistas são asseguradas da mesma forma.

Supere os desafios!
Supere os desafios!

Vamos revisar o passo a passo?

  1. NIRE
    • Na Junta Comercial do seu estado, obtenha o Número de Identificação do Registro (NIRE).
  2. CNPJ
    • Com o NIRE em mãos, retire o CNPJ na Receita Federal.
  3. Liberação
    • Com o CNPJ EM mãos, vá à Prefeitura obter a liberação de funcionamento.
  4. Registro Fiscal
    • Na Secretaria Estadual, faça o seu Registro Fiscal.
  5. Cadastro na Previdência
  6. Cadastro da empresa e dos responsáveis na Previdência Social.
  7. Aparato Fiscal
  8. Na Prefeitura solicite autorização para impressão de notas fiscais.
LEIA  Quais as vantagens de receber balancetes mensais?

De um modo geral, esse é o passo a passo para abrir uma empresa. Logicamente, cada um desses processos exigem documentos diferentes. Alguns podem ser bem complicados e é importante que preste bastante atenção nisso.

Caso você tenha alguma dúvida no processo, é válido baixar e ler o nosso e-book completo sobre o processo de abertura de uma empresa.

No eBook, além de revisar os passos descritos aqui, vamos além e mostramos todos os documentos envolvidos no processo.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre assunto? Comente abaixo ou nos mande uma mensagem pelo contato!

Postado em Contabilidade