Como gerar processos eficientes [Parte 4]

Hoje chegamos ao último post sobre como gerar processos eficientes. Caso você tenha perdido algum dos posts, confira cada um deles:

Como criar processos eficientes [Parte 3]

Como criar processos eficientes [Parte 2]

Como criar processos eficientes [Parte 1]

Nesse último post, encerramos com a importância das pessoas para a eficácia do processo.

A importância das pessoas para processos eficientes

A importância das pessoas na criação de processos eficientes
A importância das pessoas na criação de processos eficientes

As pessoas são o princípio ativo, o cerne de qualquer empresa, grupo ou organização, portanto, precisam ser trabalhadas, treinadas, ensinadas, atualizadas e informadas da importância de seu papel no decorrer do processo e no todo.

Elas necessitam ter ferramentas e condições para conquistar os frutos – para isso, devem conhecer e aprender a atuar sobre o novo processo e cumprir seu papel satisfatoriamente.

A parte mais importante de todas: controle seu processo.

De que adianta criar e entender uma estratégia, estudar, mapear, buscar processos críticos, sincronizar com a administração e com a tecnologia de informação, definir e praticar as ações de melhoria para não controlar depois?

O controle é o ponto mais valorizado pelas empresas.

Controle não só dos processos, mas do desempenho, da eficácia – interdependentes. Quando o processo acontece corretamente, ele é eficaz, pois está acontecendo na prática exatamente como foi planejado.

E você sabe que ele está seguindo os desenhos porque os indicadores estão em um bom nível, positivos tanto no quesito financeiro quanto de risco.

Os indicadores são necessidade de primeira viagem para garantir todo o processo desde o começo, do planejamento ao fim, e os resultados.

É através deles que você, empreendedor, vai saber se está cumprindo as expectativas do cliente entregando-lhe o produto (neste caso, valor) que ele desejava para continuar a sustentar seu negócio da forma que deseja.

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Vamos dar uma retomada para concluir? 

3-2

Esse tema é muito discutido nos tempos atuais, pois é uma necessidade dos mercados administrar e melhorar de forma contínua seus processos.

Eles são uma ferramenta necessária para o sucesso (ou fracasso) das empresas que visam reduzir custos, melhorar a mão de obra, atualizar os funcionários e aumentar seu conhecimento para entregar a eficiência e a eficácia que prometem aos clientes.

Processos, resumidamente, é um conjunto de atividades que produzem resultado dotado de valor para o consumidor, pois é inútil ter todo um esquema planejado, um passo-a-passo bem definido, se não entrega valor.

Podem ser explicados também como uma sequência organizada de atividades, com começo, meio e fim – uma estrutura bem definida de ações.

Eles precisam ser muito bem desenhados, precisam fazer sentido tanto para a organização quanto para o cliente.

Identifique o mais rápido possível suas perdas de valor para administrá-las antes de maiores danos. Para isso, defina muito bem sua estratégia.

Entenda seu negócio como um desafio e tenha claro: o processo do negócio entrega valor. É sua principal característica.

Se seu mercado não oferece valor, não está cumprindo sua função primordial.

E esse valor não é definido pela empresa, mas pelo cliente. Você precisa ter o olhar do cliente para saber se o que está entregando é realmente importante para ele.

Para criar e gerenciar processos eficazes, que garantam resultados positivos para sua empresa, você antes precisa conhecê-los.

Não só as processos, mas também a sua empresa.

Saber o que são, como funcionam, onde podem ser melhorados, o que pode ser eliminado, sua importância e seu papel na empresa como um todo.

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E entenda também que eles não funcionam isoladamente; eles fazem parte do contexto, são membros do organismo, que é o negócio.

Crie processos padronizados: o mesmo estilo, o mesmo “esquema” para todos garantindo uma coerência, enfim, a compreensão de todos os envolvidos.

O trabalho conjunto entre os processos e a tecnologia de informação é essencial para o bom funcionamento do corpo todo da empresa.

É através da informática, das suas funções e da sua praticidade, que o empreendedor vai verificar as pendências, os progressos e as conclusões das atividades e, para que isso aconteça, a informática deve ter acesso aos dados do processo.

Seja flexível e não tenha medo de fazer ajustes.

As pessoas são o núcleo de qualquer grupo e para desempenharem bem onde entram precisam aprender seus respectivos papeis – o conhecimento é sua ferramenta de trabalho.

Você, como empreendedor, precisa ter controle da administração para medir o andamento dos processos e as mudanças que eles geram.

É assim que encerramos essa série, leitores! O que acharam?

Deixem seus comentários e dúvidas abaixo e continuem ligados para as próximas postagens!

 

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